CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica)

O CIAAR é uma das instituições de ensino militar mais procuradas no Brasil por aqueles que desejam ingressar na carreira militar atrelada à Aeronáutica. Essa importante instituição brasileira é responsável por ministrar diversos cursos de formação e adaptação de profissionais que atuaram na aeronáutica dentre as mais variadas carreiras que existem.

Neste post, falaremos mais detalhes da CIAAR, considerando sua história, cursos oferecidos pela instituição, processo seletivo e todas as etapas necessárias para a aprovação em concurso público. Confira também algumas dicas importantes para você passar no CIAAR.

 

O que é CIAAR?

O CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) é um tipo de instituição relacionada ao sistema organizacional do COMAER (Comando da Aeronáutica). Essa instituição fica localizada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, próximo a um dos grandes cartões postais do estado mineiro, que é a Pampulha.simbolo CIAAR

O Centro de Instrução é responsável pela formação militar de diversos oficiais militares. Atualmente, o CIAAR é a instituição que representa a FAB (Força Aérea Brasileira) para mais de 2 milhões de brasileiros. Ou seja, é o Centro de Instrução que fornece todos os cursos e formações necessárias para essa população que busca se tornar parte do quadro de oficiais da aeronáutica. Site oficial: http://www2.fab.mil.br/ciaar/

Os grandes destaques do Centro de Instrução são os estágios e cursos de adaptação. Isso porque o papel principal do CIAAR é adaptar um determinado profissional para atuar em sua área dentro da carreira militar. Sendo assim, o CIAAR possui um tipo de ensino que visa aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais já formados de forma que suas carreiras atendam às necessidades da aeronáutica.

Por ser uma instituição com estágios e cursos adaptativos, o CIAAR possui uma grande cartela de cursos e estágios destinados a esses profissionais. Os principais cursos e estágios com essas características são:

  • CADAR Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica;
  • CAMAR Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica;
  • CAFARCurso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica;
  • EAOApEstágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica;
  • EAOEAR Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica;
  • EIAC Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães.

 

História do CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica foi criado em 1933 juntamente com a criação do 4º Regimento de Aviação do Exército Brasileiro. Logo que foi criada, o objetivo da instituição foi definido como da formação e adaptação de civis e militares para os mais variados campos profissionais que existem na aeronáutica. Até os dias de hoje esse objetivo é mantido pelo CIAAR, que forma todos os anos diversos profissionais militares para ocupar os postos de oficiais da FAB.

Depois de sua criação, o CIAAR passou por diversas mudanças em relação aos cursos e a outras características da instituição. A postura atual do CIAAR é a mesma desde a última mudança registrada em 1983. Atualmente o Centro de Instrução é responsável por auxiliar os civis e os militares matriculados nos cursos para a capacitação profissional, onde eles deverão se tornar oficiais subalternos e intermediários da FAB.

 

Como entrar para o CIAAR?

O processo de admissão do CIAAR ocorre através de concurso público, assim como a maioria das instituições de ensino militar. Essa admissão é feita de acordo com cada curso ofertado pela instituição. Isso significa que para cada curso há um tipo de concurso público específico, com regras e requisitos diferentes.

Sendo assim, o primeiro passo para quem deseja fazer parte do CIAAR é escolher o curso ou estágio de adaptação de acordo com a sua profissão. Considerando essa característica, o candidato deverá ficar atento aos prazos de lançamento de edital e ao período de inscrição do concurso público para não perder nenhuma oportunidade, pois esse tipo de admissão ocorre apenas uma vez por ano.

Mas antes de se inscrever no concurso público, é importante que o candidato avalie se possui todos os requisitos necessários para ser admitido no CIAAR, isso significa ser brasileiro, ter a idade requerida pelo CIAAR e possui o nível de escolaridade exigido para o curso ou estágio escolhido. Como essas características tendem a variar dependendo do curso e do estágio, os candidatos devem sempre ler o edital para conferir quais são os pré-requisitos, as datas da prova assim como o próprio local da prova.

Se todas essas características estiverem de acordo, o candidato poderá continuar a sua inscrição no concurso público, que deverá ser formalizado mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. Lembrando que a inscrição no concurso público não garante que o candidato seja aprovado no processo de admissão.Na verdade, a inscrição é apenas uma das etapas desse processo que consiste em diversos exames e avaliações para admitir apenas os melhores candidatos considerando o condicionamento físico e os conhecimentos intelectuais. Sendo assim, os candidatos precisam se submeterem à prova teórica, que é composta por questões de conhecimentos técnicos de cada profissão, e por exames físicos que determinam as condições físicas e de saúde de cada indivíduo.

Cada etapa possui o caráter eliminatório, por isso, os candidatos precisam dar o máximo de si para serem classificados para a etapa posterior. Por exemplo, se aprovados na prova teórica os candidatos seguem para a inspeção de saúde, e assim por diante até concluir todas as etapas do processo.

A prova teórica é uma das etapas mais comentadas durante o concurso público, mas ela não é a única que possui diversas particularidades. Outro momento de grande preocupação dos candidatos é o exame de aptidão física, que relaciona o condicionamento físico de cada candidato de acordo com as atividades físicas exigidas para a admissão ao CIAAR.

 

Dicas para passar no concurso público

Por ser um concurso público bastante concorrido, você deve prezar por algumas questões que te permitirão passar com maior facilidade no concurso público do CIAAR. Considerando este fato, vamos a algumas dicas:

  • Estude bastante os conteúdos que mais caem nas provas do CIAAR;
  • Faça simulados e provas de edições anteriores do concurso público;
  • Fique atento ao prazo de inscrição e a data da prova;
  • Faça uma preparação física com foco em condicionamento físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *