CAFAR (Curso de Adaptação de Farmacêuticos na Aeronáutica)

O ingresso de farmacêuticos na aeronáutica é possível através do CAFAR (Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica), que é ministrado pelo CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica). Com este curso, o profissional farmacêutico pode atuar na Força Aérea Brasileira oferecendo seus conhecimentos como farmacêutico.

Neste post, explicaremos em detalhes como é o CAFAR, considerando o processo seletivo, os pré-requisitos para a realização da prova, entre outras informações importantes. Falaremos também como o profissional deve se inscrever nesse tipo de concurso público para entrar no CAFAR. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é CAFAR?

Como já mencionamos, o CAFAR é um tipo de curso que é ministrado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, o CIAAR. O “Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica” é o curso que oferece toda a adaptação do profissional farmacêutico que irá atuar como militar dentro da aeronáutica. Site oficial: http://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/ingresse-na-fab/2-uncategorised/299-cafar2019

Mas para que esses profissionais possam fazer parte da FAB (Força Aérea Brasileira), é necessário passar por uma série de etapas e ainda atender a vários pré-requisitos exigidos antes da realização de cada prova. Além disso, o profissional que deseja se candidatar a uma vaga na CAFAR precisa conferir o edital que corresponde a cada concurso público, pois todos os anos os editais passam por mudanças tanto no número de vagas como no tipo de vagas ofertadas.

Ao todo, o curso é formado por um período aproximado de 18 semanas, onde os candidatos devem passar pela adaptação na forma de internato. Além disso, é importante mencionar que o curso é ministrado em Belo Horizonte, Minas Gerais, na sede correspondente ao CIAAR. Após a aprovação no curso, caso os candidatos tenham um bom desempenho, eles passam a receber um salário líquido de R$ 4.700,00.

banner CAFAR

 

Pré-requisitos necessários para o concurso público

Como já mencionamos, os candidatos só poderão realizar o concurso público se atenderem a todos os pré-requisitos exigidos pelo CIAAR. Nesse caso, é importante que o candidato corresponda aos seguintes pré-requisitos:

  • Ser formado a nível superior no curso de farmácia através de instituição certificada pelo MEC (Ministério da Educação);
  • Ter idade inferior ou igual a 36 anos até a data da matrícula do CAFAR;
  • Ser brasileiro nato de acordo com os termos previstos no inciso I do artigo 12 que corresponde a Constituição da República Federativa do Brasil.

Esses são os pré-requisitos para os candidatos que tentarão vagas sem especialização. Agora, se o profissional quiser uma vaga focada em alguma especialização ele deverá ainda ter Título de Especialista de acordo com os cursos de Stricto Sensu ou Lato Sensu. Nesse caso, a duração mínima de cada especialização deve ser de 360 horas, onde o profissional precisa ter nível de mestrado ou doutorado sobre determinada especialidade.

 

Quais são as etapas do concurso público?

O concurso público para entrar no CAFAR trata-se de uma prova do tipo escrita, onde o candidato deverá testar seus conhecimentos em língua portuguesa, conhecimentos específicos de sua profissão e redação. No entanto, essa é apenas uma das etapas que compõem todo o processo que o candidato irá se submeter para entrar no Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica.

Depois de ser aprovado na prova escrita, o candidato seguirá para várias avaliações, a primeira delas é a INSPSAU (Inspeção de Saúde), que tem como finalidade garantir que o candidato possui saúde para trabalhar no exército. Em seguida, ele deverá ainda fazer o EAP (Exame de Aptidão Psicológica) e o TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico). Por último, o candidato terá que contar com a aprovação no PPO (Prova Prático-Oral) para finalmente chegar ao seu curso de adaptação.

Lembrando ainda que todos esses procedimentos só irão garantir que o candidato chegue até o curso caso todos os documentos sejam validados corretamente. Aliás, essa é uma das partes do processo mais importantes, pois se os documentos não estiverem de acordo com o que foi informado pelo próprio candidato, ele não poderá entrar no CAFAR.

Outro detalhe muito importante sobre a prova escrita do concurso público para o CAFAR é que esse tipo de avaliação é feita apenas em algumas cidades do país. Essas cidades nem sempre são as mesmas, mas comumente, o CIAAR aplica as provas nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Belém, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Manaus, Fortaleza, Recife, Canoas, Parnamirim, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo assim, é importante que você consulte no ato da sua inscrição qual será o local de aplicação da prova.

 

Quais são as vagas disponíveis?

Como cada ano conta com um edital diferente, é importante consultar quais são as vagas disponíveis no momento que você fizer a sua inscrição. No entanto, quase sempre as vagas são as mesmas, o que muda são os números de vagas disponíveis para cada uma das áreas de atuação. Confira as principais vagas disponíveis para quem deseja fazer o CAFAR:

  • Análises clínicas;
  • Farmácia Bioquímica;
  • Farmácia Hospitalar.

 

Como participar do concurso público?

Para tentar uma vaga no CAFAR, o profissional farmacêutico precisa primeiramente atender aos pré-requisitos necessários e realizar a sua inscrição conforme orienta o próprio edital do concurso. Nesse caso, a primeira coisa que o candidato deverá fazer é ficar atento ao lançamento do novo edital. Os editais são lançados de acordo com as necessidades da aeronáutica. Mas é comum que esses lançamentos ocorram todos os anos.

Mas você deve sempre conferir essa informação no site oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), pois cada edital é lançado com bastante antecedência. Por exemplo, para as convocações de 2019, o edital foi lançado ainda no começo de 2018. Sendo assim, o próximo edital será o de 2020, que deverá ser lançado ainda no começo de 2019.

Assim que o edital for lançado, também é importante que você confira todas as informações para que a sua inscrição não seja em vão. Veja se as vagas disponíveis se encaixam no seu perfil, assim como os pré-requisitos e demais informações do conteúdo. Por fim, realize o pagamento da taxa de inscrição e aguarde até o dia da prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *