EsSA (Escola de Sargentos das Armas)

A EsSa (Escola de Sargentos das Armas) é a instituição de ensino superior responsável pela formação de Sargentos Combatentes que poderão seguir carreira militar na Cavalaria, Artilharia, Armas de Infantaria, Comunicações e Engenharia. Bastante conceituada, a instituição é rica em história e em vários conceitos abordados na formação de Sargentos.

O ingresso nessa instituição é feito como na maioria das escolas militares, através de concurso público. Esse ingresso segue ainda diversas regras que explicaremos ao longo deste post. Para ficar por dentro de todos os detalhes do concurso público EsSA e das regras aplicadas pela instituição, confira este post até o final. Quanto Ganha um Sargento do Exército?

entrada e portaria EsSA - ESA

O que é EsSA?

Como já mencionamos, a EsSA é a Escola de Sargentos das Armas, um tipo de instituição de ensino superior dedicada a formação de Sargentos Combatentes, que podem fazer carreira em diversas áreas das Armas, como a Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Infantaria e Comunicações.

Considerando essas finalidades, a escola seleciona todos os anos jovens de todas as regiões do país para compor o time de estudantes da escola. Essa seleção é feita através de concurso público que segue uma série de etapas, como avaliação física, exame de intelectualidade, inspeção de saúde, dentre outras etapas.

Quando aprovados em todas as etapas os alunos são enviados para a EsSa que está localizada em Três Corações, em Minas Gerais. Nessa escola, os alunos recebem instruções para o desenvolvimento de caráter, capacidade física, entre muitos outros conhecimentos técnicos, conceitos morais e éticos para se tornarem Sargentos no futuro.

O aquartelamento da EsSA fica às margens do Rio Verde, onde há uma estrutura composta por refeitórios, alojamentos, laboratório, salas de aula, biblioteca, espaço cultural, auditório, capelania, posto médico, parque e uma grande área dedicada apenas para eventos esportivos, tais como atletismo, futebol, hipismo, corda, entre outros. Como Ingressar no Exército

História da EsSa

A Escola de Sargentos das Armas foi criada em 21 de agosto de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, sendo chamada inicialmente de Escola de Sargentos de Infantaria. Essa criação contou ainda com uma construção da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Só quatro anos depois que a EsSa foi construída definitivamente em Três Corações. Já a primeira turma a receber a graduação de Sargento Combatente na EsSA ocorreu em 1946.

Como ingressar na EsSA?

Para se tornar um aluno da EsSA é necessário ser aprovado no Exame Intelectual do concurso público e nas demais etapas de admissão da EsSA. Todas essas etapas só poderão ser realizadas pelo candidato caso ele se inscreva no concurso público de admissão para a formação de Sargentos das Armas. Nesse caso, é necessário acompanhar todos os anos a abertura de novos concursos com essa finalidade. Informações sobre concurso aberto EsSA

Em média, essas seleções recebem por volta de 60 mil inscritos todos os anos. Por isso, os candidatos já devem ter em mente que esse tipo de concurso público é muito concorrido no Brasil. Sendo assim, vale a pena dedicar-se a alguns conhecimentos e à preparação física para poder passar no concurso público da EsSa.

Site oficial ESA http://esa.eb.mil.br/
Concurso Aberto http://concurso.esa.eb.mil.br/site/
Telefone (35) 3239-4100
E-mail contato@esa.eb.mil.br
Localização Av. Sete de Setembro, 628 – Centro, Três Corações – MG, 37410-155

Como é a formação de sargento das armas?

A EsSA tem como maior finalidade formar sargentos combatentes, que poderão posteriormente optar por alguma das áreas de ensino da instituição. Por isso, as atividades desenvolvidas pela EsSA são voltadas para a capacitação dos alunos para as funções de comandante com diferentes características.

Em se tratando do ensino técnico-profissional, o curso de formação possui uma didática prática, onde o aluno aprende a se portar como um sargento, considerando todas as características de liderança que essa figura militar deve apresentar.

Já a formação completa desses profissionais militares é feita em dois períodos diferentes, sendo um deles o Período Básico (PB) e o outro o Período de Qualificação (PQ). Cada um desses períodos é destinado a um tipo de ensino diferente, onde é aplicado conceitos e tempo que variam conforme os ensinamentos.

  1. Período Básico: neste período de ensino da EsSA os alunos são submetidos ao regime de internato durante 34 semanas, onde eles aprendem sobre unidades de tropa que existem em todo o país e os conceitos de coordenação relacionados ao EsSA. Assim que o aluno completa o período básico com bom aproveitamento, ele pode escolher a área de especialização (Engenharia, Cavalaria, Infantaria, Artilharia ou Comunicações).
  2. Período de Qualificação: já nesse segundo período, o aluno precisa ficar sob o regime de internato militar durante 43 semanas, que é o tempo indicado para o aperfeiçoamento profissional dos sargentos de acordo com a especialidade escolhida.

Por fim, após os dois períodos de formação do sargento combatente, ele recebe o diploma de acordo com a especialidade escolhida e passa a ser chamado de 3º Sargento pelo Exército Brasileiro.

Dicas para passar no concurso público EsSA

O processo seletivo da Escola de Sargentos das Armas é feito através de concurso público, que é um tipo de procedimento muito comum para admissão de candidatos aos cursos de formação militar. Sendo assim, é correto afirmar que esse tipo de processo seletivo exige um certo estudo e dedicação do candidato, considerando que há uma grande concorrência para cada vaga ofertada.

Além dos estudos, quem deseja passar no concurso público EsSA deve ter em mente alguns pontos importantes, como o prazo de inscrição do concurso público, os pré-requisitos exigidos para admissão no EsSA, entre outras características desse tipo. Confira a seguir algumas dicas que irão te permitir passar com sucesso no concurso público da EsSA:

  • Faça um cronograma com todas as datas importantes sobre o concurso público, como o lançamento do edital, o período de inscrição, a data da prova, entre outras informações desse tipo;
  • Não perca a inscrição do concurso público, pois esse tipo de processo seletivo ocorre apenas uma vez por ano. Sendo assim, vale a pena se dedicar a esse prazo para não ter que correr atrás do mesmo concurso no próximo ano;
  • Estude os principais conteúdos exigidos pela EsSA na prova do concurso público. Nesse caso, aposte em provas antigas da escola para ter uma base de como será o exame intelectual para admissão na EsSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *