Concurso EFOMM

[elementor-template id=”1299″]

A EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) realiza todos os anos o processo seletivo para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Com sede em dois endereços diferentes, a EFOMM é uma das melhores oportunidades para os jovens que desejam ingressar na carreira militar através da Marinha do Brasil.

Neste post, falaremos como é o concurso público EFOMM, quais são os requisitos para admissão, como é feito a inscrição e quais são as etapas do concurso. Além disso falaremos sobre a prova objetiva e detalhes do exame de aptidão física. Confira tudo isso a seguir.

banner efomm

Informações sobre o concurso da EFOMM

O processo seletivo destinado a admissão de alunos às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é chamado de concurso EFOMM. Essas escolas administradas pelo CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) e pelo CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) compõem a formação de Oficial Militar oferecida pela Marinha do Brasil.

As escolas ficam localizadas no Rio de Janeiro, RJ, e em Belém, PA. A formação desses oficiais é dada através dos treinamentos e conhecimentos técnicos exigidos para a formação de oficiais que atuaram na Marinha Mercante. Sendo assim, os candidatos aprovados ficam sob regime de internato nas escolas até concluírem o curso de formação. Quanto ganha um aluno da EFOMM?

Os cursos oferecidos pela EFOMM possuem ao todo dois períodos, sendo o primeiro deles o período acadêmico, que é composto por seis semestres letivos, e o segundo deles o período de estágio, que é composto por 12 meses de embarque efetivo. Assim que concluído os dois períodos o aluno poderá escolher a formação de Máquinas ou Náutica. Nesse caso, os alunos formados recebem a declaração de: Praticante de Oficial de Máquinas ou Praticante de Oficial de Náutica.

*Vídeo publicado por Pilota Nômade

[elementor-template id=”1299″]

Como fazer a inscrição

Data de Inscrição01/06/21 a 15/06/21
Editalhttps://www.inscricao.marinha.mil.br/ciaga/EDITAL%20COMPLETO.pdf?id_file=156
Valor da InscriçãoR$ 65,00
Número de Vagas263
Data da Prova14/08/21 e 15/08/21
Como se inscreverhttps://www.marinha.mil.br/ciaga/

A inscrição no concurso EFOMM é realizada dentro de um período específico que é informado no próprio edital do concurso. Atualmente não há nenhum concurso da EFOMM em aberto, mas todos os anos são lançadas novas vagas para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Sendo assim, no momento não há como fazer inscrições. Você precisará aguardar até que um novo concurso seja aberto. Como Ingressar na Marinha

Quando isso ocorrer, você deverá ler o edital do concurso que é um tipo de arquivo PDF disponibilizado pela EFOMM e conferir todos os detalhes do concurso. Isso porque algumas regras, requisitos, vagas e até cidades que aplicam as provas objetivas tendem a mudar com o passar das edições do concurso. Se todas essas características estiverem de acordo com o que você pretende, faça a inscrição no link indicado no edital.

Na página de inscrição, você precisará informar dados pessoais e as demais informações solicitadas pela EFOMM para a realização do concurso público. Depois de preencher todos os dados, você será encaminhado para uma tela com um boleto bancário, que deverá ser impresso e pago por você em qualquer agência bancária. Esse boleto é relativo à taxa de inscrição, uma espécie de oficialização da sua inscrição no concurso.

Se o boleto não for pago, isso significa que a sua inscrição será anulada. Exceto em casos em que se aplica a isenção da taxa de inscrição, mas para isso você precisará solicitar a isenção e possui cadastro no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, você deverá comprovar situação de pobreza para obter a isenção.

Requisitos e exigências

Para fazer parte do time de alunos da EFOMM o candidato precisa apresentar uma série de requisitos. Se o candidato não tiver esses requisitos é recomendado que ele nem mesmo faça a sua inscrição, pois durante a validação de documentos ele será reprovado. Nesse caso, o candidato precisará atender as seguintes necessidades:

  • Ser brasileiro;
  • Ter entre 17 e 23 anos de idade até o dia 1º de fevereiro do ano em que será feito a matrícula;
  • Não ter condenação ou sentença penal;
  • Não ter sido considerado “incapaz definitivamente” durante o alistamento militar;
  • Estar em dia com as obrigações militares e civis;
  • Ter o ensino médio completo realizado em instituição de ensino credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).

Quem pode fazer a prova

Os candidatos mais adequados para este tipo de processo seletivo são aqueles que desejam receber a Formação de Oficial da Marinha Mercante para atuar na área de Máquinas ou Náutica. Nesse caso, o processo seletivo é aberto a ambos os sexos, desde que os candidatos tenham todos os requisitos necessários, como já mencionamos anteriormente.

[elementor-template id=”1299″]

Prova objetiva

A prova objetiva é composta por questões de múltipla escolha onde são abordadas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física. São 20 questões por disciplina, onde cada questão vale 5 pontos. Sendo assim, é possível obter a pontuação final de 100 pontos caso o candidato tenha um excelente desempenho. Provas Anteriores EFOMM

Além das questões, a prova também possui uma Redação que é equivalente a pontuação de 100 pontos. Todas essas etapas da prova são obrigatórias, sendo que o candidato poderá ser eliminado caso deixe de fazer a redação ou não obtenha a pontuação mínima nas disciplinas.

Exame de aptidão física

O TSF (Teste de Suficiência Física) é uma das últimas etapas do processo seletivo EFOMM, mas nem por isso deixa de ser importante. É nesta etapa que os candidatos são testados em relação aos seus limites físicos. Para a prova, a Marinha do Brasil exige o seguinte condicionamento físico:

  • Para homens – corrida de 12 minutos com percurso mínimo de 2.300 metros e natação de 1 minuto e 30 segundos com percurso mínimo de 50 metros;
  • Para mulheres – corrida de 12 minutos com percurso mínimo de 1.900 metros e natação de 1 minuto e 45 segundos com percurso mínimo de 50 metros.

Nos dois casos é admitido todos os tipos de nado básico, menos as modalidades submersas e o tipo “cachorrinho“.

Cidades do concurso

A prova objetiva do concurso EFOMM é realizada nas seguintes cidades brasileiras: Vitória, Brasília, Corumbá, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Porto Alegre, Natal, Recife, Fortaleza, Manaus e Salvador.

[elementor-template id=”1299″]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *