CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar)

A organização militar CIABA é uma das principais instituições de ensino relacionada a formação de oficiais da Marinha do Brasil. Por ser tão essencial para o país, o CIABA realiza todos os anos processos seletivos para a convocação de novos alunos para os diversos cursos ministrados. Em resposta, a instituição recebe muitas inscrições para as vagas ofertadas anualmente.

Neste post, falaremos detalhes importantes sobre o CIABA, considerando sua história, principais cursos ministrados pela instituição, pré-requisitos para a admissão de novos alunos nos cursos, processo seletivo e organizações que atuam em conjunto com o CIABA. Confira tudo isso e muito mais.

 

O que é CIABA?

O CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) é uma instituição de ensino com mais de 100 anos de história. Considerada um grande orgulho nacional da Força Naval, a instituição é responsável pela formação de muitos oficiais da Marinha. Atualmente, o CIABA é o órgão que prepara os profissionais que atuarão na Marinha Mercante, considerando todos os padrões e requisitos solicitados para a formação desses militares. Site oficial: https://www.marinha.mil.br/ciaba/Principal

A existência do CIABA é assegurada através do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo e do Orçamento da Marinha do Brasil, que são os órgãos que administram os recursos enviados para o Centro de Instrução. Localizado no Rio Pará, em Belém-PA, o CIABA pode ser considerado um verdadeiro navio-escola, pois ele fica atracado nas margens do Rio Pará.

Como trata-se de um navio, a instituição possui capacidade para atender um número específico de 400 alunos dentro das instalações e 900 alunos fora do navio. Além do navio-escola, a instituição também possui 161 mil metros quadrados de área, onde 25 mil metros quadrados são de área construída. Nesta base física o CIABA oferece o Curso de Formação de Oficial da Marinha Mercante a nível técnico e superior. Além disso, a instituição também conta com cursos para trabalhadores portuários, aquaviários, e várias outras áreas e atividades importantes para a Marinha Mercante.

Sendo assim, podemos resumir que o CIABA possui diversas finalidades, dentre elas estão a formação, aperfeiçoamento, atualização e adestramento de profissionais que atuam na Marinha Mercante, dentro de cada atividade e área de atuação. Nesse caso, também podemos mencionar que o CIABA tem a missão de ministrar cursos e prover a instrução militar adequada e necessária a cada uma das capacitações e funções que serão desenvolvidas para atuação na marinha.

CIABA

 

História do CIABA

Como já mencionamos, o CIABA possui mais de 100 anos desde que foi criado. Na época, a instituição oferecia os cursos de Maquinista e Náutica, que são os cursos mais antigos dentro da área da marinha. Essa instituição de ensino foi criada através de um decreto assinado pelo presidente da República que representava o país em 1892, o marechal Floriano Peixoto. Nesta mesma época, o Almirante Custódio de Melo era o ministro da Marinha.

Através dos Decretos 101 e 102, criados em 13 de outubro de 1892, o CIABA passou a dar continuidade para o ensino educacional e profissional dos combatentes da marinha. Esses mesmos decretos também criaram os cursos de Maquinista e Piloto da marinha, que passou a ser os principais cursos do CIABA naquela época.

 

Cursos ministrados pelo CIABA

O Centro de Instrução possui vários cursos de formação e especialização que são ministrados pela própria instituição e por parceiros que atuam em conjunto no ensino de oficiais da marinha. Sendo assim, há um grande número de cursos relacionados a essa organização, tais como: Curso de Maquinista, Curso de Piloto, Curso de Fluviário, Curso de Radiotelegrafistas e Comissários, Curso de Náutica, dentre outros. Alguns desses cursos são ministrados atualmente por outras instituições de ensino atreladas ao CIABA, mas todos eles passam pelo processo seletivo da organização.

Mas como todas as instituições de ensino militar, o CIABA possui uma lista de pré-requisitos para que os interessados possam se inscrever no concurso público. Por ter vários cursos e áreas de conhecimento diferentes, o CIABA possui requisitos que diferem entre os cursos procurados pelos candidatos. Sendo assim, é fundamental que cada curso seja analisado unicamente para determinar os pré-requisitos necessários para a inscrição no processo seletivo.

Por exemplo, o Curso de Aquaviário, um dos mais conhecidos do CIABA, só recebe inscritos brasileiros, maiores de 18 anos, que tenha conhecimento em nível técnico ou superior em alguma das áreas de interesse, sendo que há vagas também para o nível de ensino fundamental dependendo da área de atuação.

 

Como é o processo seletivo do CIABA?

Por ser bastante concorrido, o CIABA realiza a admissão de novos alunos por meio de concurso público. Todos os anos a organização abre novas vagas e lança um edital com todas as informações necessárias para que os candidatos possam se inscrever no processo seletivo.

Através de várias provas e avaliações os candidatos vão sendo eliminados até que reste apenas os candidatos com maior condicionamento físico e conhecimento teórico sobre as áreas de interesse. Mas em todos os casos, essas provas e avaliações são critérios obrigatórios para a admissão de qualquer aluno nos cursos do CIABA.

Dentre esses processos podemos destacar a prova teórica e o exame de aptidão física como as duas avaliações que mais exigem bom desempenho dos candidatos. A prova teórica é a primeira etapa, sendo a que mais elimina os candidatos de acordo com as áreas que recebem inscrições.

Logo depois dessa etapa, os candidatos aprovados são encaminhados para inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame de aptidão física e validação de documentos. Se todas essas etapas forem concluídas com sucesso, o candidato poderá entrar no curso oferecido pelo CIABA. Agora, se ele for reprovado em qualquer etapa do concurso público isso significa que ele não terá sua vaga reservada no curso do CIABA.

Por isso é indispensável que os candidatos se preparem para as provas e avaliações que ocorrerão ao longo do concurso público. Dependendo da prova é possível se preparar bastante antes, como é o caso da prova teórica e do exame de aptidão física. Sendo assim, dedique-se nos estudos para ter a sua vaga conquistada em algum curso do CIABA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *