Escolher uma carreira militar é uma grande decisão que você pode tomar na vida, e ser aluno do CPOR RJ não é para qualquer um. Mas se esse é seu sonho, você não deve desistir dele, muito pelo contrário deve se preparar, pois será uma longa jornada e uma grande seleção pela frente, onde você passará por vários processos.
Aqui neste artigo iremos explicar detalhadamente tudo que o CPOR oferece, como você faz para ingressar nesta escola e sanar todas as suas dúvidas sobre a instituição. Em todo caso, saiba que o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva no Rio de Janeiro é uma grande porta para você entrar para o Exército Brasileiro.
- CPOR Recife: como ingressar, prova, salário e concurso
- CPOR SP: dicas, provas, preparatório e como ingressar
- NPOR: veja como ingressar, exigências, salário e o significado
História do CPOR RJ
Em 22 de abril de 1927 foi criado o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, resultado do esforço e dedicação do Cap Art Luiz de Araújo Correia Lima, o primeiro comandante da instituição.
Correia em 1920 teve a brilhante ideia de convocar alunos de faculdades no período de férias para cursarem em um Centro de Preparação do Exército, mas só 7 anos depois essa ideia se tornou oficialmente um CPOR.
Atualmente a história da instituição é cercada de orgulho em dar continuidade aos trabalhos de Correia Lima considerado fundador, Patrono e Guia dos alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro.
Quais são os cursos do CPOR RJ?
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva oferece 7 modalidades de curso todas voltadas às atividades do Exército Brasileiro, sendo elas:
Comunicação
O curso de Comunicação é considerado uma Arma do Comando, onde se trata de um conjunto de formas destinadas a proporcionar a diversos comandos como coordenação, supervisão e controle.
Seu lema é “Dentro das noites escuras o teu trabalho silente será. E nessa mudez somente a bravura ao teu lado caminhará.”
- Site Oficial: http://www.cporrj.eb.mil.br/pt/
Infantaria
A infantaria é a arma de defesa do Exército onde consiste em realizar o combate a pé mesmo que utilizando transportes terrestres, aquáticos ou aéreos. É uma arma que consiste em um combate em qualquer tipo de terreno em qualquer condição de clima. Seu objetivo é conquistar, ocupar e manter terreno. Sua missão também inclui capturar e destruir o inimigo a fim de tomar seu terreno.
A sua maior luta é pelo campo de batalha a ser dominado nas áreas de pontos vitais do terreno. Seu lema é “Não nos pergunte do que somos capazes”. Dê-nos a missão.”
Cavalaria
O curso de arma de Cavalaria é uma forma de combate que utiliza o cavalo, o carro de combate e o helicóptero. A força e vantagem de posição é sua principal arma na hora de combater o inimigo de uma forma mais fácil. O aluno deste curso irá aprender combates defensivos e ofensivos, irá lidar com o desgaste físico e as emoções de estar em um blindado.
Seu lema é “Se não tiveres o olhar da águia, a coragem do leão e a rapidez do raio, para trás, não és digno de pertencer ao furacão da Cavalaria.”
Artilharia
A artilharia é a arma de fogo do Exército, sendo poderosa e profunda no ataque contra os opositores. Seu ataque ocorre de forma terrestre, aérea e aquática sendo classificado em 3 tipos de Artilharia: Companhia, Costa e Antiaérea.
O lema da Artilharia é “Na batalha sinistra a melodia é mais alta na garganta da pesada Artilharia.”
Engenharia
Um curso mais técnico, a Engenharia forma alunos para construir estradas e pontes utilizando diversos equipamentos e processos de suprimentos de água e construções de projetos. Está ligado diretamente às Armas em combate como os campos minados e construção de fortes.
Seu lema é “Existem aqueles que querem, mas não podem. Existem aqueles que podem, mas não querem. Nós queremos e podemos, por isso damos graças a Deus.”
Intendência
A Intendência é responsável por prestar apoio logístico ao Exército, e os alunos deste curso possuem 6 campos de atividades: que em tempos de paz a Intendência é responsável por:
- Fornecer gêneros de subsistência;
- Fornecer material de Intendência;
- Orientar, fiscalizar e conferir a Administração financeira das OM;
- Realizar transporte de pessoal e material;
- Administrar a Unidade no setor financeiro, de aprovisionamento e de material;
- Fornecer materiais Intendência.
Em tempos de guerra, a Intendência é responsável por:
- Prestar apoio logístico;
- Pelo transporte;
- Pelos suprimentos;
- Prestar serviços.
Material Bélico
O curso de quadro de Material Bélico é o principal apoio ao operacional de combate com foco na potencialização das forças de fogo e das missões de combate, apoio e logística. No curso os alunos recebem diversas instruções sobre como manter uma viatura, os instrumentos, armamentos e também sobre o funcionamento mecânico das principais máquinas e equipamentos onde aprendem a coordenar seu trabalho com mais rendimento.
O lema deles é “Noite e dia sem cessar, cumpriremos nosso dever. Pouco importa a vida ou morte, nosso intuito é vencer.”
Como ingressar no CPOR RJ?
Para ingressar na instituição não é nada tão simples assim, pois além de passar na prova o candidato deve estar nas seguintes exigências:
- Ser brasileiro nascido no país;
- Ter o ensino médio completo, ou estar cursando o seu último ano;
- Ter altura mínima de 1,60 metros e estar com o peso e perímetro torácico exigidos pelo CPOR;
- Residir em município tributário de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva;
- Concorrer à Seleção Geral para o Serviço Militar Obrigatório após o alistamento realizado no ano em que completou 18 anos;
- Concorrer à Seleção Especial e Complementar no CPOR.
- Como Ingressar no Exército
As etapas para ingressar no Centro de Formação de Oficiais da Reserva do Rio Janeiro são as seguintes:
- Alistamento;
- Seleção Geral;
- Seleção Especial que inclui exames médicos e testes de aptidão;
- Seleção Complementar que conta com revisão de exames, entrevistas e teste de aptidão física e exame intelectual;
- Dicas para a prova do CPOR: Veja como ser aprovado!
Provas anteriores CPOR RJ e O que deve cair na prova
Quanto ganha um aluno do CPOR RJ?
No geral o aluno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva recebe um salário tabelado que varia entre R$ 1.100,00 a R$ 1.624,00 por mês. Os alunos ainda contam com plano de saúde, odontológico e vale transporte. Quanto ganha um soldado do exército?
Quanto tempo dura o CPOR RJ?
Os cursos do CPOR RJ tem uma duração média de 39 semanas sendo que em 17 semanas os alunos estão no período básico de aprendizado e as outras 21 semanas na aplicação do que foi aprendido teoricamente.
Deixe um comentário