EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército)

Localizada em Campinas, no estado de São Paulo, a EsPCEx é uma instituição de ensino atrelada ao desenvolvimento militar, onde o principal objetivo é a preparação de cadetes para o Exército Brasileiro. Essa escola preparatória está entre as mais procuradas por quem visa ingressar na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), já que é através da EsPCEx que os alunos recebem a preparação adequada.

Neste post, falaremos como é o ensino da EsPCEx, quais são os cursos oferecidos pela instituição, como é feito o admissão de novos alunos na escola preparatória, entre outras informações importantes. Além disso, você poderá conferir algumas dicas para entrar na EsPCEx.

 

O que é EsPCEx?

A sigla EsPCEx na verdade quer dizer “Escola Preparatória de Cadetes do Exército“. Isso significa que a EsPCEx trata-se de uma instituição de ensino do exército com foco na preparação de cadetes que serviram o exército. A instituição fica em Campinas, sendo a única instituição no país com o curso que prepara os cadetes para o ingresso na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Site oficial: http://www.espcex.eb.mil.br/brasão oficial do ESPCEX

Mas para entrar na EsPCEx é necessário alguns procedimentos de admissão, que nesse caso é feito através de concurso público. Além disso, a EsPCEx exige alguns pré-requisitos para que os candidatos se inscrevam no processo de admissão da instituição.

 

História da EsPCEx

A escola preparatória dedicada a formação de cadetes do exército conta com mais de 17 mil alunos formados dentre os 72 anos de atuação. Dentre esse número de alunos formados, há atualmente oficiais subalternos, superiores e generais. Os profissionais formados pela EsPCEx foram divididos em diferentes funções, sendo uma delas o comando de Subunidades e Grandes Unidades que correspondem ao Exército Brasileiro.

Logo quando surgiu, a EsPCEx transformou o antigo Colégio Militar de Porto Alegre na EPPA (Escola Preparatória de Porto Alegre). Embora o nome seja um pouco diferente do que conhecemos atualmente, a instituição já tinha os mesmos conceitos que eram aplicados naquela época. Depois disso, a escola se transformou em EPSP (Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo) em 1940.

A EsPCEx ainda passou por várias outras mudanças importantes que alteraram a sua sede para diversas regiões do país. Só em 1944 que a escola preparatória se tornou definitivamente a EsPCEx que conhecemos atualmente na cidade de Campinas. A construção definitiva dessa instituição foi assinada pelo engenheiro e arquiteto Hernani do Val Penteado, que trouxe um aspecto colonial espanhol para o edifício.

 

Como é o curso de preparação de cadetes?

A preparação dos cadetes dentro da EsPCEx é feita exclusivamente em Campinas, na sede da instituição. Isso significa que independente da região que o candidato more ele terá que se deslocar até Campinas para realizar o curso. No edifício, os alunos encontram instalações modernas e muito funcionais, com todas as características necessárias para o desenvolvimento de atividades educacionais que permitam o aperfeiçoamento profissional dos alunos.

As salas da EsPCEx possuem equipamentos modernos, como computadores e televisão. Além disso, a instalação possui biblioteca, laboratório de química, biologia e física, anfiteatro, salas de informática, estande de tiro e um parque esportivo com diversas áreas dedicadas para esportes e desenvolvimento físico dos cadetes.

Ao todo o curso oferecido pela EsPCEx tem duração de um ano, sendo que durante esse período o aluno fica confinado sob o regime de internato. Também nesse período o aluno recebe diversos benefícios, como alojamento, uniformes, alimentação e assistência médica e odontológica através do SAMMED (Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes).

Além de todos esses benefícios, o aluno ainda recebe um pagamento que é chamado de “soldo” no exército para que ele possa utilizar com suas despesas pessoais. Esses são apenas os direitos que cada aluno possui ao fazer parte da EsPCEx. Agora você já deve entender porquê essa admissão é tão concorrida.

Ainda sobre o ensino, assim que os candidatos são aprovados nos exames admissionais eles são considerados “praça especial” dentro do exército, o que é equivalente a graduação de 3º Sargento. Esse tipo de nomeação tem fins hierárquicos, já que todas as instituições militares seguem a risca os conceitos de hierarquia.

Logo que o aluno termina o curso na EsPCEx ele é encaminhado para a AMAN, onde a sua matrícula é assegurada apenas por ter concluído com bom aproveitamento o ensino da EsPCEx. Esse encaminhamento é na verdade uma opção de cada aluno, mas quase sempre os cadetes formados ingressam na AMAN para se tornarem Oficiais do Exército.

 

Como entrar para a EsPCEx?

O ingresso dos alunos na EsPCEx é feito através de um processo seletivo chamado de concurso público. A EsPCEx abre um concurso público com todas as provas e exames necessários para a admissão. Os candidatos por sua vez fazem a inscrição e tentam uma vaga na instituição entre a grande concorrência que existe. Mas antes que os candidatos façam a inscrição, a EsPCEx já determina alguns requisitos necessários para ingressar na instituição, sendo eles:

  • Ser brasileiro;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter idade correspondente aos limites estabelecidos no próprio edital do concurso;
  • Estar em dia com as obrigações relacionadas ao Serviço Militar e a Justiça Eleitoral.

Além desses requisitos os candidatos ainda precisam se submeter a uma série de procedimentos admissionais. O primeiro deles é o exame de intelectualidade, que nada mais é do que uma prova teórica com questões de conhecimentos a nível do ensino médio. Caso o candidato seja aprovado, ele deverá se submeter a outras etapas.

Essas demais etapas correspondem a aspectos físicos, como o exame de aptidão física, que serve para saber se o candidato tem condicionamento físico suficiente para a carreira militar, inspeção de saúde, avaliação psicológica e validação de documentos.

 

Dicas para entrar na EsPCEx

A principal dica para quem quer realizar o curso de preparação de cadetes na EsPCEx é estudar bastante. Estude os conteúdos mais requisitados pela instituição através de provas de edições anteriores e simulados encontrados na internet. Dessa forma você terá uma boa noção do que será cobrado na prova teórica. Já em relação aos exames físicos, faça um treinamento físico para aumentar o condicionamento. Assim você já estará preparado para o exame.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *