Colégio Militar 2 de Julho (CMCB2deJulho)

Um Colégio Militar (CM) é visto como uma solução para o problema de educação no Brasil, pois a qualidade do ensino é bem elevada em comparação com a maioria dos colégios da rede pública no país. Esse é um dos principais motivos para que os jovens e pais de alunos entre 10 e 18 anos busquem uma vaga em um CM. Via de regra, os Colégios Militares têm inclinação em preparar o estudante para seguir carreira militar após concluir os estudos. Essa é uma opção que o estudante pode fazer ou não, pois, a possibilidade de prosseguir no Exército, Marinha, Aeronáutica, existe, mas ele não é obrigado.

Neste post vamos mostrar mais sobre o Colégio Militar 2 de Julho, um dos mais importantes Colégios Militares do Brasil. Saiba qual é a missão deste CM, visão dos responsáveis pelo Colégio, história e como fazer para conseguir uma vaga. Veja tudo isso a seguir.

entrada do colégio militar 2 de julho

Missão do Colégio Militar 2 de Julho

A principal missão de todo colégio que se preze é ensinar e preparar jovens alunos para a vida e para o mercado de trabalho. Mas, é possível ir muito além disso e fazer mais por esses estudantes, mostrando para cada jovem a importância que cada um tem para a sociedade. Fazer com que as crianças entendam desde cedo o seu poder de mudar as coisas ao seu redor é uma das principais premissas do Colégio 2 de Julho.

É importante destacarmos que o Colégio Militar 2 de Julho não é administrado pelo Exército Brasileiro como em outros Colégios Militares, pois neste caso, trata-se de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão junto à Secretaria de Estado de Educação do Maranhão. Essa parceria construiu um ensino de qualidade neste Colégio e faz parte de uma filosofia fundamentada na hierarquia militar, na educação e na disciplina, algo carente na rede pública de educação em todo o Brasil.

A disciplina e o posicionamento como verdadeiros cidadãos é o forte da educação no Colégio Militar 2 de Julho, local onde os alunos são preparados para o que existe de melhor em termos de aprendizagem, cuidados com o corpo, com a mente e valores adquiridos.

Visão do Colégio Militar 2 de Julho

Ser visionário e pensar no futuro das crianças é por si só algo de se tirar o chapéu. A visão do Colégio é ser visto por todos como uma referência regional e em todo o país na educação da Rede Pública Estadual. Esse é o foco do Colégio no que diz respeito ao rendimento escolar individual de cada um dos alunos matriculados, preparando o estudante para que um dia ele consiga ir bem nos principais processos de avaliação da rede pública de ensino superior.

Manter um preparo do estudante desde cedo, mostrando para ele que é possível tornar-se um cidadão cônscio de suas responsabilidades, é uma das principais metas deste CM, que não oferece a entrada direta para o Exército Brasileiro, porém, faz com que o aluno adquira uma bagagem de conhecimento para realizar concursos e provas das Forças Armadas e obter sucesso nesta empreitada.

História do Colégio Militar 2 de Julho

O Colégio Militar 2 de Julho foi criado a partir da Lei 8.356, do dia 26 de dezembro de 2005. Trata-se de uma parceria entre a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação do Maranhão) com a CBMMA (Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), como já mencionado. O Colégio está localizado em Vila Palmeira, no Maranhão. A ideia desta parceria é melhorar de forma quantitativa e qualitativa a educação oferecida pela Rede Pública Estadual.

O Colégio oferece educação do nível básico de muita qualidade, com vagas disponíveis para os dependentes diretos de militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Maranhão, Polícia Civil e para a comunidade em geral.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica no Colégio Militar 2 de Julho é baseada na LDB 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente que podem ser vistos no PCN (Parâmetros Curriculares Nacional) e nas diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Além dessas diretrizes, o Colégio Militar 2 de Julho segue tradições e costumes dos militares, onde a disciplina, o respeito, a organização, o cumprimento de horários, a cobrança pelo crescimento e desenvolvimento, são levados muito a sério.

O Colégio Militar 2 de Julho foi criado para atender uma demanda de estudantes em dois turnos: o turno matutino, que atende as crianças do 6º ao 9º do ensino fundamental, e o ensino vespertino, que é dedicado aos estudantes entre o 1º e 3º ano do ensino médio.

O Colégio também oferece um programa chamado “Foco Nas Exatas”, que tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar a compreensão dos estudantes sobre a teoria e prática de Matemática, Física, Química e Biologia, fazendo com que o estudante compreenda os fenômenos ligados a essas disciplinas e se saia bem nas principais provas de vestibulares e concursos públicos do país. A metodologia utilizada para isso, é reforçar além da carga horária de aulas vistas durante a semana, aulas durante alguns sábados, que ocorrem entre março e novembro.

Nestas aulas em dias de sábados à tarde, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio têm a oportunidade de reforçar o que vem aprendendo sobre Matemática, Física, Química e Biologia. Esse método tem demonstrado resultados positivos e fez com que alunos com dificuldades em assimilar essas disciplinas tivessem um melhor rendimento ao longo dessas aulas extras.

Além disso, o Colégio Militar 2 de Julho possui banda de música, ambientes esportivos de alta qualidade, teatro, biblioteca, laboratórios e professores concursados e bem preparados para educar os alunos.

Como conseguir uma vaga no Colégio Militar 2 de Julho?

Existem duas formas de conseguir uma vaga no Colégio Militar 2 de Julho: a primeira é ser dependente direto de um militar do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar ou da Polícia Civil do estado do Maranhão e ingressar no colégio. A segunda forma é se inscrever no processo seletivo que vai do dia 2 de dezembro ao dia 12 de dezembro de 2019, ir bem na prova que será realizada no dia 15 de dezembro deste ano e conquistar uma vaga no Colégio.

Caso você tentar a segunda opção, saiba que o Colégio já disponibilizou edital desde outubro deste ano. Basta acessar o site do Colégio e fazer a matrícula que é exclusivamente feita online, além de tirar outras dúvidas sobre o processo de seleção e documentação.

Edital de 2020 http://cmcb2dejulho.com.br/index.php/processo-sletivo/edital-do-seletivo-2020
Inscrições Normalmente em Novembro/Dezembro
Site para inscrição http://201.39.71.79:443/
Locais de prova http://cmcb2dejulho.com.br/
Dia da prova Normalmente em Dezembro
Valor da inscrição R$ 70,00
Provas anteriores http://cmcb2dejulho.com.br/index.php/processo-sletivo/provas-de-seletivos-anteriores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *