Colégio Militar de Belém (CMBel)

A carreira militar é um sonho para muitas pessoas, incluindo jovens patriotas. Para quem não quer esperar até o alistamento militar ou concurso público para carreira militar, é possível ter esse primeiro contato através de um Colégio Militar. Além disso, aqueles que visam ter um estudo de qualidade e contar com atividades extracurriculares, essa é uma ótima opção de concluir o Ensino Fundamental e Médio.

Quer saber mais sobre o Colégio Militar de Belém? Então acompanhe esse post até o final para descobrir a história do CMBel, como ingressar nesse colégio, quais são os requisitos necessários, entre outras informações importantes sobre o Colégio Militar de Belém.

CMbel entrada principal

Colégio Militar de Belém

Considerada a 13ª instituição de ensino que compõe o Sistema Colégio Militar do Brasil, o CMBel é um Colégio Militar que responde ao Exército Brasileiro como uma das unidades acadêmicas subordinadas à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Com isso, o colégio tem como objetivo formar alunos do ensino fundamental e médio dentro dos preceitos do ensino militar.

Neste contexto, a instituição visa principalmente atender a demanda de filhos e dependentes de militares que têm direito ao ensino militar. Além disso, o colégio também tem como objetivo atender aos civis que se interessam pelo ensino militar e pelas atividades executadas dentro do colégio.

  • Endereço: Av. Alm. Barroso, 4348 – Souza, Belém – PA, 66613-710
  • Telefone: (91) 3211-3690
  • Comandante: Coronel Marco Antônio Guimarães Innecco
  • Fundação: 2016, por Simão Jatene e Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

História do Colégio Militar de Belém

Fundado oficialmente em 2015 pela Portaria Nr 1.034-Cmt Ex, o Colégio Militar de Belém teve origem pouco cinco anos antes. Em 2010, havia uma grande necessidade de criar novos colégios para atender ao PAED (Plano de Articulação e Equipamento da Defesa). Dessa forma, iniciou-se a procura por locais que deveriam contar com a preparação do Colégio Militar.

Após vários estudos sobre a criação de novos colégios militares no Brasil, foi instituído que uma das unidades acadêmicas do Exército Brasileiro deveria ser colocada na Cidade de Belém, dando assim origem a instituição de ensino Colégio Militar de Belém em 2015. 

Mesmo com a criação do colégio em 2015, o CMBel teve seu primeiro ano letivo apenas em 2016. No início, 153 alunos fizeram parte do CMBel compondo as turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Atualmente o colégio atende a alunos do ensino fundamental e médio, assim como as demais instituições de ensino ligadas ao Exército Brasileiro. Nesta instituição, os estudantes aprendem sobre valores éticos, morais, organização, respeito, responsabilidade, honra, lealdade, honestidade, vida militar e o ensino padrão de cada série.

Princípios do ensino militar no Brasil

Muito se fala da qualidade de ensino de um colégio militar, mas também é importante destacar que todo esse ensino é baseado em princípios cultivados dentro das Forças Armadas. Esses princípios proporcionam um ensino de qualidade, justo, organizado e adequado a todos os alunos. Veja a seguir os princípios cultivados dentro do Colégio Militar de Belém e das demais unidades acadêmicas do Exército Brasileiro.

  • Patriotismo e civismo: o amor a Pátria e a defesa da soberania são cultivados com respeito ao território nacional, valores morais, aspectos culturais e símbolos históricos do país.
  • Lealdade: são cultivados os aspectos de sinceridade, lealdade e camaradagem com base em valores íntegros.
  • Responsabilidade: ter consciência e determinação em tudo que é praticado pelos alunos também é um conceito do ensino militar.
  • Ética: os alunos aprender sobre ser transparentes e corretos.
  • Probidade: a honra e a honestidade são conceitos exaltados no Colégio Militar.
  • Inovação: evoluir em diversos aspectos também é importante, por isso, o colégio estimula a evolução tecnológica, aumento da produtividade, proatividade, evolução do processo educacional, entre outras formas de inovar.
  • Disciplina e hierarquia: isso é algo bastante importante para as Forças Armadas, por isso, os alunos também respeitam a hierarquia de acordo com as leis, regulamentos, normas, e todas as demais regras em vigor.
  • Comprometimento: estimula os alunos a se manterem comprometidos em aprender cada vez mais.
  • Respeito à dignidade humana: ensina os alunos que é preciso ter absoluto respeito a integridade física, psicológica, emocional e mental de todos os indivíduos.
  • Aprimoramento técnico-profissional: os alunos contam com atividades e ensino técnico para aprimoramento profissional no Colégio Militar.
  • Gestão participativa: os alunos contribuem para definir metas e objetivos em diversos aspectos do ensino militar.  

Como ingressar no Colégio Militar de Belém?

Todos os colégios militares em atuação no Brasil oferecem três formas diferentes de ingresso: por meio do concurso de admissão, transferência entre colégios militares e sendo filho ou dependente de militar das Forças Armadas.


Essas três formas possuem regras diferentes, mas todas elas consideram os mesmos requisitos para ingresso de novos estudantes no colégio, sendo os seguintes requisitos utilizados:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental para ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou o 9º ano do ensino fundamental para ingressar no 1º ano do ensino médio;
  • Ter idade entre 10 e 13 anos para ingressar no ensino fundamental ou entre 14 e 18 anos para ingressar no ensino médio;
  • Não ter sido expulso de nenhum Colégio Militar do país por mau comportamento.

Considerando as formas de ingresso, para fazer parte do Colégio Militar de Belém sendo filho ou dependente de militar é preciso apresentar documento que comprove parentesco, atender aos requisitos necessários e passar por avaliação médica. No caso da transferência entre colégios, basta solicitar mudança entre os colégios militares.

Por último, o concurso de admissão é a modalidade mais difícil de ingresso, pois, há muita concorrência e a quantidade de vagas oferecidas é sempre pequena. Nesse caso, é preciso passar por uma prova objetiva que é realizada em dois dias e depois passar ainda pela avaliação médica.

Inscrição:Normalmente entre Julho e Agosto
Valor InscriçãoR$ 95,00
Vagas em 201935
Data da ProvaNormalmente em Setembro
Inscrição no sitehttp://www.cmbel.eb.mil.br/
Manual do candidato 2019http://www.cmbel.eb.mil.br/images/concurso2019_2020/manual-candidato-2019_Mod1_5_jul_3_II.pdf
Página de aprovados http://www.cmbel.eb.mil.br/concurso-de-admissao-2019-2020.html

Provas anteriores com gabarito: http://www.cmbel.eb.mil.br/concurso-de-admissao.html

Veja como se inscrever no concurso de admissão

O Colégio Militar de Belém oferece todos os anos vagas para ensino fundamental e médio na instituição. Essas vagas são ofertadas através do edital que fica disponível sempre a partir do 2º semestre do ano. No edital, também é possível conferir o período de inscrição, data da prova, valor da taxa de inscrição, entre outras informações.

Para se inscrever é bem simples, basta acompanhar no site oficial do Colégio Militar de Belém o período de inscrição do concurso e informar os dados do candidato. Feito isso, basta pagar o boleto com a taxa de inscrição para confirmar o cadastro do candidato no concurso de admissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *