Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)

O CMRJ é uma das instituições de ensino militar espalhadas pelo Brasil. Para quem é do Rio de Janeiro, essa é a melhor forma de ingressar na carreira militar, além de poder contar com um dos mais antigos e tradicionais métodos de ensino do país. Mas para ingressar nesse colégio é preciso muito mais do que vontade!

Quer conhecer mais sobre o CMRJ, como ingressar, quais são os procedimentos do concurso público e muito mais? Então veja este post até o final para descobrir tudo que você precisa saber sobre o CMRJ.

CMRJ

CMRJ – Colégio Militar do Rio de Janeiro

O CMRJ é a sigla para Colégio Militar do Rio de Janeiro. Isso significa que o ensino dentro desta instituição é voltado para o regime militar, já que os alunos formados neste colégio poderão seguir carreira militar.

Entre as diversas instituições de ensino militar que existem no Brasil, o CMRJ está entre as mais antigas e tradicionais em relação ao método de ensino, por isso, é referência em todo o Brasil por formar cada vez mais militares qualificados.

Atualmente, a unidade acadêmica do Colégio Militar do Rio de Janeiro fica no bairro Maracanã. Por ser um colégio militar, o CMRJ está ligado ao Exército Brasileiro e é subordinado ao órgão militar Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Embora o ensino militar ofereça a possibilidade de seguir carreira nesta área, muitas pessoas entram para colégios militares do país apenas para usufruir do ensino oferecido. Isso porque os colégios militares do país são referências em qualidade de ensino. Sendo assim, mesmo aqueles que não deseja seguir carreira militar podem usufruir de um ensino de qualidade para seguir carreira em outras áreas.

  • EndereçoR. São Francisco Xavier, 267 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-010
  • Telefone(21) 3600-5876
  • Fundação6 de maio de 1889
  • ComandanteHimario Brandão Trinas
  • Lema“Um belo começo…”

Quem pode entrar no CMRJ

Infelizmente nem todas as pessoas podem ter acesso a esse colégio, já que é preciso passar em concurso público para se matricular no CMRJ. A matrícula tem como finalidade filtrar a quantidade de pessoas que desejam se matricular, afinal, muitas pessoas querem estudar nos colégios militares do país.

Com o concurso público, apenas os candidatos com melhores desempenhos em todos os testes, exames e provas, poderão ser matriculados no colégio. Para selecionar os novos alunos do CMRJ, o colégio exige os seguintes requisitos aos candidatos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído ou estar cursando: 5º ano do Ensino Fundamental para quem deseja ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental; 9º ano do Ensino Fundamental para quem deseja ingressar no 1º ano do Ensino Médio;
  • Ter idade entre: menos de 13 e mais de 10 anos (candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental); menos de 18 e mais de 14 (candidatos ao 1º ano do Ensino Médio);
  • Apresentar documento original de identificação com foto atualizada;
  • Não pode ter sido expulso de nenhum Colégio Militar.

Os candidatos à uma vaga no CMRJ, precisam cumprir com os pré-requisitos informados para que sejam avaliados ao longo do concurso público. Caso o candidato não tenha algum dos requisitos exigidos pela instituição de ensino, ele não poderá concluir a matrícula, caso passe em todas as etapas do concurso público.

Como é feito a inscrição no concurso?

Para participar do concurso público de admissão do CMRJ é preciso se inscrever dentro do prazo determinado pela instituição para inscrição. O concurso público ocorre uma vez por ano, geralmente é divulgado em junho, com período de inscrição entre julho e setembro. Mas isso não é uma regra, é preciso acompanhar constantemente o site oficial do Colégio Militar do Rio de Janeiro para ficar por dentro dos novos concursos.

Quando você for se inscrever no CMRJ, é preciso pagar uma taxa (que varia todos os anos, em 2019 foi no valor de R$ 95,00). A taxa pode ser anulada em casos comprovados de pobreza.

Assim como vários aspectos do concurso, o total de vagas disponíveis varia todos os anos. Geralmente, são disponibilizadas 45 vagas para o Ensino Fundamental e 14 vagas para o Ensino Médio. Deste total, 4 são reservadas para candidatos com algum tipo de deficiência.

Para se inscrever no concurso público do Colégio Militar do Rio de Janeiro, você poderá seguir o passo a passo abaixo!

Inscrição no Colégio Militar do Rio de Janeiro

Comece acessando a página oficial do Colégio Militar! Caso tenha algum concurso público em aberto, você poderá conferir o edital, ver os requisitos necessários e seguir com a inscrição. Porém, se não tiver nenhum concurso disponível você deverá aguardar até que um novo cronograma de seleção seja aberto. Agora vamos ao passo a passo:

  1. Na primeira página do portal do CMRJ, clique em “Iniciar Inscrição”;
  2. Informe todos os dados solicitados sobre o aluno que será inscrito no concurso. Nessa etapa é importante ter em mãos os documentos pessoais do inscrito para facilitar;
  3. Por fim, confira se está tudo certo e clique no botão “Cadastrar”.

Feito isso, você verá a tela de pagamento do boleto bancário. Você poderá pagá-lo como preferir, em Lotéricas, Bancos, caixas eletrônicos, entre outras formas. Caso não tenha condições financeiras de pagar o valor, você deverá solicitar a isenção da taxa do concurso público.

Data da Inscrição:Entre Julho e Agosto
Valor da InscriçãoR$ 95,00
VagasÚltimo concurso: 50 vagas
Dia da ProvaNormalmente em Setembro
Site para Inscriçãohttp://www.cmrj.eb.mil.br/
Manual do Candidatohttp://www.cmrj.eb.mil.br/images/concursos/admissao/2019/manual_candidato.pdf
Editalhttp://www.cmrj.eb.mil.br/images/concursos/admissao/2019/edital.pdf

Como se preparar para o concurso público?

Por ser muito disputado e apresentar poucas vagas, o CMRJ acaba tendo como critério de seleção uma prova bastante difícil. Não é à toa que os colégios militares são sinônimos de ensino de qualidade, pois, até mesmo para ingressar no colégio é preciso mostrar que tem potencial em fazer parte do CMRJ.

Provas anteriores com gabarito: http://www.cmrj.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84

Embora a prova seja difícil, qualquer pessoa pode ingressar no CMRJ se estudar bastante, se dedicar e utilizar os materiais corretos na hora de se preparar. A melhor preparação para um concurso público é através de cursinhos específicos. Nem todo mundo tem condições de pagar cursinhos para se preparar, porém, se você tiver essa condição o cursinho te ajudará muito.

Fazer simulados e responder provas anteriores também é uma ótima forma de se preparar para o concurso público. Para ajudar na preparação ao concurso público, o candidato deve ter uma rotina de estudos, selecionar os assuntos mais cobrados no concurso e utilizar diferentes recursos para seu estudo (livros, vídeos, aulas presenciais, entre outros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *