Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)

Desde que os primeiros Colégios Militares foram instituídos no Brasil, a gama de estudantes formados que seguiram na carreira militar é bastante considerável. Levando em conta que os estudantes formados também tiveram a opção de prosseguir como civis com formação em Colégio Militar, o país formou excelentes profissionais em diversas áreas nestes colégios. Optar por um Colégio Militar é o sonho de muitos pais e jovens estudantes. Existem muitos colégios como esses que são referências, sendo um deles o Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF).

Neste post vamos falar sobre o CMJF e mostrar um pouco mais sobre sua história, a missão proposta pelo Colégio no que diz respeito a sua metodologia pedagógica, e mostrar como ser admitido para estudar neste importante Colégio Militar no Brasil.

banner CMJF

Histórico do CMJF

O Colégio Militar de Juiz de Fora teve origem na Portaria Ministerial N° 324, criada no dia 29 de junho de 1993, que passou a permitir instalações a partir de módulos pré-fabricados. O Colégio foi inaugurado oficialmente no dia 18 de dezembro de 1994 com a presença do presidente da República e de outros ministros e generais da época. O primeiro comandante do CMJF foi o Cel Art QEMA Rubens Amorim Souto, que oficialmente assumiu o posto no dia 1º de janeiro de 1995. Nos dias de hoje, o atual comandante é o Cel Cav QEMA Marcelo Murga da Silva.

As aulas no CMJF começaram no dia 6 de fevereiro de 1995 com uma aula piloto realizada pelo Gen Bda César Augusto Nicodemus de Souza, também professor e diretor do Colégio naquela época. César Augusto foi Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial para um total de 294 estudantes que faziam parte do 5º e 6º ano do ensino fundamental e da turma do 1º ano do ensino médio.

Ao longo da história do CMJF, diversos estudantes de nível fundamental e médio foram sendo formados com um excelente aproveitamento no índice de estudantes formados. Levando em conta a rigidez, a cobrança pela disciplina e toda a qualidade do ensino em um Colégio Militar como esse, é normal observarmos índices de estudante formados extremamente elevados. Em comparação com a evasão escolar em alta observada no Brasil ao longo de décadas, os CMJF e outros colégios do segmento são uma grande solução para o ensino precário no Brasil.

O CMJF é constituído de 115 mil metros quadrados de área, sendo que destas, 16 mil são dedicadas a 30 salas de aula, 4 excelentes laboratórios (Biologia, Química, Informática e Física), sala de apresentação multimídia, auditório, biblioteca, espaço alternativo para reuniões e apresentações culturais (Música, Teatro, dentre outros), sala dedicadas ao grêmio estudantil do Colégio, ginásio poliesportivo, campo de futebol, piscina e 4 quadras polivalentes.

Dentro do CMJF também existe um espaço dedicado a APM (Associação de Pais e Mestres), que constituí uma sociedade civil, sem fins lucrativos com foco na assistência dos estudantes comprovadamente carentes. Com isso e outras formas de contribuir para um ensino de extrema qualidade no Brasil, o CMJF já conquistou a comunidade local atuando no Sistema Colégio Militar do Brasil. Os Parâmetros Básicos da Educação no Brasil também são respeitados.

O resultado de uma história de dedicação e ensino de qualidade, é a formação de centenas de alunos ao longo destas décadas, que somaram para a sociedade brasileira como cidadãos bem preparados em todos os aspectos.

Missão do CMJF

A missão de qualquer colégio que se preze é de ensinar e preparar os estudantes para a vida profissional e pessoal. O mundo acadêmico é construído com um ensino basilar de qualidade, e isso é visto de sobra nos Colégios Militares espalhados pelo Brasil. Desta forma, a missão do Colégio Militar de Juiz de Fora é formar estudantes entre o 6º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio seguindo a legislação e normas instituídas no Brasil, sem deixar de lado os valores e costumes da tradição militar do Exército do Brasil.

Tudo isso acontece em consonância com a legislação federal focada na educação nacional. O ensino do CMJF é o carro-chefe para o preparo de estudantes que serão bons cidadãos após concluir todo esses anos de experiência no Colégio. Para conseguir fazer isso, o CMJF, assim como os outros colégios do Brasil, possui em sua metodologia de ensino, que é baseada nos parâmetros instituídos para educação no Brasil, um diferencial das escolas da rede pública de ensino devido ao período integral, a qualidade do ensino e a todos os outros pontos capazes de oferecer uma bagagem ampla de conhecimento aos formados, incluindo princípios e valores que irão agregar a sociedade de todas as formas.

Proposta pedagógica do CMJF

O CMJF trabalha na proposta educacional de valores e princípios, buscando enfatizar os costumes e tradições já existentes no Exército do Brasil desde sempre. Desta forma, podemos enumerar em uma lista os fundamentos que levam a metodologia pedagógica instituída no CMJF:

  1. Permitir que os estudantes desenvolvam atitudes que incorporem valores familiares, patrióticos e sociais que irão lhes assegurar um futuro próspero como cidadãos patriotas. O objetivo é fazer com que os alunos se tornem conscientes de seu papel na sociedade, com direitos e responsabilidades no campo em que resolverem atuar;
  2. Fazer com que o estudante adquira uma visão crítica de todos os fenômenos que serão estudados ao longo dos anos na instituição, como os fenômenos históricos, sociais, políticos, científicos, tecnológicos e econômicos. O objetivo é preparar os alunos para saber lidar de forma teórica e prática com esses fenômenos;
  3. Fazer o aluno refletir sobre o contato com os objetos de estudo e não somente decorar o que será apresentado a ele ao longo dos anos de forma superficial;
  4. Fazer com que o aluno sinta interesse em prosseguir na carreira militar após se formar no Colégio;
  5. Despertar o interesse na busca contínua pela pesquisa de informações de grande importância;
  6. Fazer com que o estudante se conscientize para a importância das atividades físicas agora e sempre, desenvolvendo práticas saudáveis e o incentivo ao esporte.

Como ser admitido para estudar no CMJF?

Os requisitos básicos para fazer parte do Colégio Militar de Juiz de Fora são:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ou o 9º ano do ensino fundamental, para ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio;
  • Deverá estar enquadrado na faixa etária entre dez anos e menos de dezoito anos;
  • Não ter sido expulso de outro Colégio Militar;
  • Possuir todos os documentos em dia;
  • Possuir bom histórico disciplinar.

Além disso, o candidato será conduzido a uma avaliação com provas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. Para os filhos de militares, consultar no site oficial do CMJF a cota de vagas disponível.

  • Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 5200 – Remonta, Juiz de Fora – MG, 36087-000
  • Telefone: (32) 3692-5050
  • Comandante: Cel Cav Marcelo Murga da Silva
  • Fundação: 1993
  • Lema: Forjando os Líderes do Amanhã
Manual do CandidatoBAIXAR
Período de InscriçõesNormalmente entre Julho e Agosto
Valor da InscriçãoR$ 95,00
Site do Colégiohttp://www.cmjf.eb.mil.br/
Página de Inscriçõeshttp://www.cmjf.eb.mil.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *