Colégio Militar de Manaus (CMM)

Fazer parte de um Colégio Militar é o sonho de muitos jovens, principalmente daqueles que possuem familiares que atuam como militares. Em Manaus, esse sonho pode ser iniciado através do Colégio Militar de Manaus. Fundado em 1972, o colégio é um dos maiores destaques em qualidade de ensino na região.

Quer saber mais sobre o Colégio Militar de Manaus? Então acompanhe esse post até o final para descobrir como se inscrever no Colégio Militar de Manaus, como é a prova, entre outras informações importantes.

entrada do colégio militar de manaus

Sobre o Colégio Militar de Manaus

O CMM, Colégio Militar de Manaus, é a unidade acadêmica que pertence ao Exército Brasileiro em atuação na cidade de Manaus. Esse colégio, como os demais em atuação em todo o país, é controlado pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Isso significa que é a diretoria e o Exército Brasileiro os principais órgãos envolvidos na administração dos colégios militares espalhados pelo Brasil.

O CMM é um dos dois colégios militares que atuam na região Norte do Brasil, sendo o outro o CMBel (Colégio Militar de Belém). Outro grande destaque o CMM foi a inclusão do ensino à distância, já que muitos alunos do CMM moram em regiões de difícil acesso, no interior e próximo à fronteira.

Entre os colégios que atuam em toda a região Norte, o CMM é um dos maiores destaques, principalmente na capital amazonense. As provas realizadas pelos estudantes do Colégio Militar de Manaus mostram a qualidade do ensino deste colégio, assim como as provas vestibulares dos ex-alunos e o próprio IDEB (Índice de Educação Básica), que é medido pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil).

História do Colégio Militar de Manaus

Fundado em 7 de abril de 1972 pelo Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o Colégio Militar de Manaus se tornou o oitavo Colégio Militar fundado no país naquela época. Dentre toda a Amazônia, o Colégio Militar de Manaus é o único que oferece ensino militar na região desde que foi criado.

Logo que o colégio foi fundado, apenas meninos podiam fazer parte do Colégio Militar de Manaus. Foi apenas em 1989 que as meninas puderam ingressar no CMM, dando a oportunidade para que Ana Paula Machado de Aguiar, conhecida em todo o Brasil, pudesse chegar em 1995 ao posto mais alto entre os alunos que estudam no Sistema Colégio Militar do Brasil.

Entre os principais objetivos do Colégio Militar de Manaus está a educação básica para a sociedade Amazonense e para filhos e dependentes de militares que atuam na Amazônia ou que estão em missão no Exterior. Além disso, o colégio visa instruir os alunos por meio de costumes, tradições e valores empregados ao Exército Brasileiro, para que os alunos possam despertar a vocação para seguir com a carreira militar.

Como é feito o ingresso no CMM?

Em todos os colégios militares do país há duas formas de ingressar: sendo filho ou dependente de militar ou por meio do concurso de admissão do colégio. Em ambos os casos é fundamental que o candidato cumpra com todos os requisitos exigidos por lei para o Sistema Colégio Militar do Brasil. Os requisitos para ingressar em um colégio militar são:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano para ingressar no 6º do Ensino Fundamental ou o 9º ano para ingressar no 1º ano do Ensino Médio;
  • Ter idade entre 10 e 13 anos para ingressar no Ensino Fundamental e entre 14 e 18 anos para ingressar no Ensino Médio;
  • Não ter sido expulso de nenhum Colégio Militar por causa de comportamento indisciplinar.

Nos dois casos também é necessário passar pelo concurso de admissão. No caso dos filhos e dependentes de militares, não é necessário realizar a prova para admissão, mas o exame médico e teste físico são obrigatórios.

As etapas do concurso de admissão, para quem tenta uma vaga no colégio militar sem ser filho ou dependente de militares, são compostas pela prova objetiva e pelo teste físico que considera também a avaliação médica. Essas etapas possuem caráter eliminatório, isso significa que apenas os alunos com melhores notas são classificados para a próxima etapa até chegar na matrícula.

Lembrando que há uma grande concorrência nesse tipo de concurso, sendo assim, é fundamental que o candidato estude muito e se prepare para todas as etapas do concurso de admissão.

  • EndereçoR. José Clemente, 157 – Centro, Manaus – AM, 69010-070
  • Telefone(92) 3633-3555
  • Fundação1971
  • ComandanteCoronel Vilmar Carlotto Júnior
  • Lema“Formar os líderes do amanhã, segundo os valores e as tradições do Exército Brasileiro”
Manual do CandidatoBAIXAR
Período de InscriçõesNormalmente entre Julho e Agosto
Valor da InscriçãoR$ 95,00
Site do Colégiohttp://www.cmm.eb.mil.br/
Página de Inscriçõeshttp://www.cmm.eb.mil.br/concurso-cmm-2019-2020.html
Provas Anterioreshttp://www.cmm.eb.mil.br/concurso-cmm-2019-2020/category/144-provas-anteriores.html

Como é a prova do concurso de admissão?

A prova do concurso de admissão é composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. Lembrando que na prova de Língua Portuguesa também é necessário escrever uma redação. Todas as questões do concurso de admissão são definidas com base nos conhecimentos empregados ao ano letivo de cada prova (5º ano para Ensino Fundamental e 9º ano para Ensino Médio).

Primeiramente é feito a prova de Matemática, e caso o candidato seja aprovado ele poderá realizar a prova de Língua Portuguesa junto a redação. As provas são feitas em dias diferentes para que as respostas sejam avaliadas e os candidatos sejam classificados de acordo com a nota da prova.

Como se inscrever no concurso de admissão?

Para ingressar no Colégio Militar de Manaus por meio do concurso de admissão é necessário realizar a inscrição no site oficial do colégio. Todos os anos, o colégio abre um novo edital para o concurso de admissão no 2º semestre do ano. Quando um novo edital fica disponível, o candidato pode conferir o período de inscrição e todas as regras necessárias para fazer parte do Colégio Militar de Manaus.

Sendo assim, para se inscrever no concurso de admissão é necessário aguardar pelo período de inscrição. Quando estiver no período de inscrição, você deverá acessar o site oficial do Colégio Militar de Manaus e informar os dados pessoais do candidato ao concurso.

Após informar todos os dados é preciso pagar um boleto com a taxa de inscrição. Só após pagamento desta taxa a inscrição estará devidamente confirmada. É possível solicitar isenção da taxa, caso você não tenha condição de pagar o valor. Nesse caso, é preciso seguir as instruções conforme orienta o edital do concurso de admissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *