CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar)

A preparação de cadetes que desejam servir na aeronáutica é feita por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), que é um tipo de ensino básico semelhante ao ensino médio, considerando que este tipo de formação pode ser feita até mesmo com jovens de 14 anos. Mas para realizar esse tipo de curso, é importante que o candidato possua algumas características.

Neste post, falaremos todos os detalhes do que é CPCAR, para que serve esse curso, como ele é realizado e quais são suas principais características. Além disso, falaremos como ingressar no CPCAR através das regras aplicadas pelo instituto que ministra esse curso. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é CPCAR?

O CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) é um tipo de escola onde os estudantes recebem a formação do ensino médio e ao mesmo tempo recebem a preparação adequada para se tornarem cadetes da aeronáutica. Por isso, o CPCAR admite até mesmo os mais jovens, com limite de idade de 14 a 19 anos até o último dia do ano em que o candidato realizará sua inscrição no curso. Página oficial e área do candidato: http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/cpcar2019.html

Esse curso preparatório para cadetes exige apenas o ensino fundamental completo, pois como já mencionamos, ele oferece a formação do ensino médio aos alunos mais jovens. Mas para que esses candidatos possam se inscrever no curso é necessário passar ainda por um tipo de avaliação que ocorre no formato de Concurso Público. Por isso, é importante que o candidato se atente ao prazo de inscrição do concurso público para não perder essa oportunidade que ocorre anualmente.

Como todo concurso público, a prova para que o candidato seja aprovado ao curso exige alguns conhecimentos que serão testados através de questões de matemática, português, inglês e redação. Todas essas disciplinas terão questões ou elaboração textual com base no que é ensinado no ensino fundamental. Sendo assim, o nível de dificuldade dessas provas costuma ser bem baixo se comparado a vários outros concursos públicos para carreiras militares.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar é ministrado pela AFA (Academia da Força Aérea), que é uma das instituições de ensino da aeronáutica que fornece a formação de vários tipos de militares. A AFA fica localizada em Pirassununga, no estado de São Paulo. Por isso, os candidatos que forem aprovados ao curso terão que se deslocar até essa região para realizar o curso no formato de internato.

A admissão dos candidatos ao CPCAR ainda segue uma série de estágios. O primeiro desses estágios é a prova escrita, que é popularmente chamada de concurso público. Mas esse não é o único desafio dos candidatos, eles devem ainda realizar um tipo de exame de admissão que testará seus limites físicos para definir se estão ou não aptos a iniciar carreira militar.

banner CPCAR

 

Como ingressar no CPCAR?

Para fazer parte do CPCAR é necessário cumprir com alguns requisitos exigidos para a inscrição do concurso público. Esses requisitos são previstos pela AFA como itens obrigatórios, sendo assim, é fundamental que você os conheça caso queira fazer parte do CPCAR. Veja a seguir quais são eles:

  • Ser brasileiro nato de acordo com os termos previstos no Inciso I presente no Artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Não ter menos de 14 e nem completar 19 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano em que o candidato for realizar a sua matrícula no CPCAR;
  • Ter ensino fundamental completo com bom aproveitamento de acordo com o Sistema Nacional de Ensino (é necessário apresentar documentação escolar para comprovar a escolaridade e o aproveitamento escolar do candidato).

 

Esses são os requisitos exigidos para a matrícula no CPCAR. Felizmente esse curso está disponível para o público masculino e feminino, tendo como critério de aprovação os mesmos parâmetros, sendo eles: prova escrita, exame de aptidão física e outros testes necessários.

Caso o candidato tenha todas essas características exigidas, ele deverá realizar a sua inscrição no concurso público relativo ao ano em que ele entrará no CPCAR. Nesse caso, a inscrição do concurso público quase sempre ocorre um ano antes. Por exemplo, a admissão de novos candidatos ao CPCAR de 2019 teve o lançamento do concurso público realizado em 2018.

Ainda sobre a inscrição, é importante ler o edital completo para entender todos os detalhes da prova. Lembrando ainda que esse curso é realizado apenas em Pirassununga, por isso, há alguns locais de prova espalhados pelas cidades do país. Nesse caso, o candidato deverá ainda escolher a cidade mais próxima para realizar a prova escrita do concurso público. Os locais de prova mais comuns para o CPCAR são: Recife, Belém, Natal, Rio de Janeiro, Salvador, Pirassununga, Belo Horizonte, Campo Grande, Barbacena, Curitiba, Brasília, Boa Vista, Porto Alegre, Porto Velho e Manaus.

Feito o EE (Exame de Escolaridade), os candidatos que forem aprovados seguem ainda para uma série de testes que consistem em identificar condições físicas e psicológicas dos candidatos. A ordem dos processos de admissão ao CPCAR ocorre da seguinte forma: EE, INSPSAU (Inspeção de Saúde), EAP (Exame de Aptidão Psicológica), TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico) e validação dos documentos.

A grande dúvida dos candidatos é sobre o TACF exigido para a admissão do CPCAR. Neste tipo de curso, os candidatos devem apresentar as seguintes características físicas durante o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico: 38 abdominais, 21 flexões e corrida de 12 minutos com percurso mínimo de 2.050 metros.

Todas essas etapas do processo de admissão dos candidatos ao CPCAR são obrigatórias. Sendo assim, se o candidato for reprovado em quaisquer dessas etapas ele não poderá seguir com sua matrícula no CPCAR.

Além disso, ele deverá comprovar através de documentos todas as informações que foram fornecidas ainda na inscrição ao concurso público, como escolaridade, endereço, idade, entre outras informações desse tipo. Se algumas das informações não forem comprovadas corretamente, a matrícula do candidato poderá ser anulada. Um dos fatores que costumam causar essa anulação comumente é o desrespeito ao limite de idade, que deve ser observado cuidadosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *