QSCON (Quadro de Sargentos Convocados)

O Quadro de Sargentos Convocados para serviço militar temporário na Aeronáutica é um tipo de processo seletivo que tem como objetivo selecionar os profissionais mais promissores para esse tipo de serviço. Através de um concurso público e de uma prova de aptidão física, os melhores candidatos são selecionados para fazerem parte do QSCOn.

Neste post, explicaremos o que é QSCOn, como ele é elaborado na aeronáutica, quais são os pré-requisitos para realizar o concurso público, entre outras informações importantes. Além disso, falaremos como é feita a seleção dos sargentos para o QSCOn. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

banner QSCON

 

O que é QSCOn?

A sigla QSCOn quer dizer “Quadro de Sargentos Convocados” e se aplica aos sargentos convocados por meio do método de seleção utilizado dentro da aeronáutica. A partir desse método, os sargentos são convocados para prestar serviço temporário na aeronáutica. Todos os convocados já entram para a aeronáutica com um tempo máximo de permanência, podendo se estender caso o militar faça novos cursos e se especialize em alguma área de interesse.

Mas de um modo geral, essa convocação tem como objetivo suprir as necessidades da aeronáutica em relação ao quadro de sargentos em operação. Por isso, todos os anos um número diferente de vagas é divulgado, assim como especializações e conhecimentos diferentes são solicitados nos editais. Além disso, as vagas podem variar entre os estados do país de acordo com a necessidade de cada região.

No entanto, todos os anos a FAB (Força Aérea Brasileira) divulga um novo edital com vagas para sargentos de várias áreas. Sendo assim, se você deseja fazer parte do Quadro de Sargentos Convocados para trabalho temporário na FAB é necessário conferir o site oficial da Força Aérea Brasileira para ver se um novo edital foi publicado.

Neste ano, por exemplo, o COMAER (Comando da Aeronáutica) iniciou um processo seletivo com quase 900 vagas distribuídas em todo o país para selecionar sargentos. O concurso público de 2018 para o QSCOn contou com vagas para Sargentos Técnicos, Sargentos do Desporto de Alto Rendimento e Sargentos Controladores de Tráfego Aéreo. Sendo que as vagas foram distribuídas nos seguintes números: 802, 47 e 21, respectivamente.

O processo seletivo realizado nessa modalidade ocorre em nível médio. Isso significa que os candidatos precisam apenas ter o ensino médio completo, sem a necessidade de cursar um nível superior. Mas para que o candidato seja aprovado ele precisa passar por diversas etapas importantes relacionadas ao processo seletivo.

No concurso público lançado em 2018, o candidato tinha que passar pela inscrição, avaliação curricular, concentração inicial, INSPSAU (Inspeção de Saúde Inicial), Concentração Final e Habilitação à Incorporação. Ou seja, são vários processos até que o sargento finalmente entre para o quadro de sargentos da aeronáutica para trabalhar de forma temporária.

 

Como se tornar um Sargento da Aeronáutica?

Para fazer parte do QSCOn da aeronáutica o candidato deverá primeiramente ter os requisitos mínimos para a convocação. Nesse caso, ele precisa ser brasileiro, voluntário, ter concluído o ensino médio até o período de inscrição do concurso público e precisa ter todas as qualificações solicitadas nos Requisitos Específicos que podem variar de acordo com cada vaga em oferta no concurso público.

Além desses requisitos, o candidato não pode ter mais de 45 anos. Nesse caso, a FAB solicita que o candidato tenha menos de 45 anos até o último dia do ano do lançamento do edital. O concurso de 2018, por exemplo, tinha a recomendação de que o candidato deveria ter menos de 45 anos até o dia 31 de dezembro de 2018.

Atendendo a todos os requisitos, o candidato pode realizar a sua inscrição. Lembrando que para ler todos os requisitos solicitados em cada concurso público assim como as vagas ofertadas e as áreas de atuação, o candidato precisa acessar o edital em questão. A cada ano, um novo edital é lançado com vagas diferentes, por isso é importante se atualizar sobre cada concurso público em aberto.

O próximo passo para quem quer se tornar um sargento da aeronáutica é realizar a sua inscrição no concurso público em aberto. No momento, não há nenhum concurso público em aberto para compor o Quadro de Sargentos Convocados. O último concurso público realizado pela FAB teve as inscrições encerradas em 14 de novembro de 2018, sendo exclusivo para compor o corpo de sargentos do Rio de Janeiro no ano de 2019.

Mas assim que um novo edital for lançado, você poderá avaliar as vagas e realizar a sua inscrição de acordo com o que você deseja. Depois da inscrição, você terá que ser avaliado pela “Avaliação Curricular“, que é uma espécie de prova onde você deverá mostrar todos os seus conhecimentos técnicos. Feito isso, você ainda terá que se submeter a concentração inicial, INSPSAU e concentração final, para por fim conseguir a sua habilitação à incorporação.

Passando por todas essas etapas, você já poderá servir à Aeronáutica como Sargento do Quadro de Sargentos Convocados por um período temporário. Dependendo das suas qualificações, você poderá ainda desenvolver as seguintes profissões dentro da aeronáutica: Mecânico de Aeronaves, Eletricidade, Cozinheiro, Administrador, Arrumador, Informática, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrônica, Laboratório, Motorista Bombeiro, Motorista, Pavimentação, Obras, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Radiologia, Topografia e Saúde Bucal. Essas são as vagas mais comuns para as áreas técnicas.

Já no caso dos Sargentos de Alto Rendimento, é exigido uma das seguintes modalidades esportivas: Basquete, Atletismo, Ginástica Artística, Ciclismo, Handebol, Karatê, Judô, Natação, Maratona Aquática, Pentatlo Aeronáutico, Orientação, Taekwondo, Paraquedismo, Vôlei de Praia e Triatlo. Nesse caso, o candidato precisa necessariamente ter algum desses esportes como parte de sua vida atlética.

No entanto, todas essas especificações devem ser avaliadas previamente no edital de lançamento de cada concurso público. Como já mencionamos, todos os anos os editais são lançados de acordo com as necessidades de cada região do país. Por isso, você deverá ficar sempre atento ao site oficial da Força Aérea Brasileira para conferir se há um novo concurso público em aberto para a seleção do Quadro de Sargentos Convocados da Aeronáutica.

7 respostas

  1. Bom dia,para 2019 o QSCON vai abrir,pois reparei que sempre abre no início, no 1 trimestre,e no entanto em 2019 ainda não abriu,tem uma previsão.

  2. Boa noite, gostaria de saber se tem alguma expectativa de abertura do concurso para o ano de 2019?
    Estamos em setembro e até agora não consegui nenhuma resposta .

  3. Gostaria de mais informações. Tenho 37 anos, formado na área de segurança privada. E também bombeiro civil . Meu whatsapp é 24 992840009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *