NPOR: veja como ingressar, exigências, salário e dicas

A carreira militar é repleta de desafios para quem deseja embarcar nessa jornada. Além das conquistas e dos duros treinamentos, há diversas variações entre os militares, o que corresponde a diferentes hierarquias e modalidades. Uma dessas modalidades para os militares é a preparação de oficiais da reserva, que é feito por meio do NPOR.

Neste post, falaremos sobre o NPOR, considerando todas as suas principais características, para que serve, como ingressar no NPOR, entre outras informações. Além disso, falaremos sobre o processo seletivo para quem deseja fazer parte do NPOR. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

banner NPOR

Apostila Central Militar – Preparatório CPOR / NPOR

Você tá perdido e não sabe o que estudar para CPOR / NPOR?

Clique no botão abaixo e tenha acesso ao melhor e mais completo treinamento preparatório para CPOR / NPOR. Totalmente online e com acesso IMEDIATO!!

O que é NPOR?

O NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) é um tipo de estabelecimento dedicado ao ensino e formação de oficiais que completarão o quadro da reserva do Exército Brasileiro. Nesta posição, os combatentes treinados pelo NPOR ficarão sempre no aguardo até que eles sejam solicitados para atuar de forma ativa no Exército Brasileiro. Alistamento online: https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action

Esse núcleo preparatório foi criado através da Portaria nº 290-EME lançada em 4 de novembro de 2015, tendo sido publicada apenas em 13 de novembro de 2015 no Boletim do Exército. Também chamado de NPOR da Arma de Artilharia, esse núcleo faz parte do 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) do Exército Brasileiro. Desde o dia 1º de janeiro de 2016 o núcleo realiza orientações, planejamento e supervisão das atividades de adestramento e instrução que corresponde ao CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). Site oficial: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/servico-militar/-/asset_publisher/yHiw1SWkLQY6/content/cpor-e-npor?inheritRedirect=false

Inicialmente, o NPOR foi explorado pelo CPOR de Porto Alegre, onde houveram no total 20 alunos matriculados na primeira turma de oficiais combatentes que foram treinados para ficarem na reserva. Ainda quando o curso foi iniciado, era preciso passar por um processo seletivo para que os candidatos pudessem fazer parte do NPOR.

Atualmente, isso é mantido como o padrão para que os candidatos sejam ou não aprovados para participar do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. Nesse caso, cada candidato deve participar de um processo de seleção que considera uma série de fatores. Os pré-requisitos para essa matrícula no curso determinam que os candidatos estejam matriculados em um curso do ensino superior e façam o alistamento militar. Além desses pré-requisitos, os candidatos devem ainda atender as aptidões físicas solicitadas pelo Exército Brasileiro.

Esse é apenas o começo dos processos rigorosos solicitados aos candidatos que desejam se tornarem Oficiais da Reserva. Assim que eles são aprovados para o curso do NPOR, os candidatos passam a ser considerados Alunos. Ao longo de sua formação no curso, o candidato é submetido a várias situações diferentes que visam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas e atributos relacionados a área afetiva.

Já o período de curso é dividido em duas partes diferentes, sendo que a primeira delas é chamada de PB (Período Básico) e a segunda de PFA (Período de Formação e Aplicação). A duração total do curso é estimada em 10 meses, podendo variar em alguns casos específicos. Mas em todos os casos, o curso se inicia no período básico (PB) passando depois para o período de formação e aplicação (PFA).

De forma mais simples, no primeiro período o aluno obtém sua formação de combatente do Exército Brasileiro. Só depois dessa formação que o candidato pode obter seus conhecimentos técnicos aplicados a Arma de Artilharia conforme orienta o segundo período do NPOR. Nessa fase, o aluno aprende sobre conhecimentos técnicos, específicos e várias funções que ele poderá desempenhar.

Assim que os alunos terminam com sucesso o curso NPOR, eles são considerados Aspirantes-a-oficial da Reserva da Arma de Artilharia. Caso esses militares desejem e se voluntariem, eles poderão atuar na carreira das armas por um período de até sete anos sendo chamados de acordo com a disponibilidade de vagas de forma temporária.

locais de alistamento NPOR

Veja como ingressar no NPOR

Como já mencionamos, o processo de seleção do NPOR é bastante rigoroso, por isso, os candidatos devem cumprir antes de qualquer coisa a uma série de pré-requisitos. Após cumprir com esses pré-requisitos os candidatos são escolhidos de acordo com os processos seletivos. Nesse caso, os candidatos devem ter primeiramente as seguintes características:

  • Ser brasileiro;
  • Ter matrícula em curso de nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação);
  • Ser do sexo masculino;
  • Ser solteiro;
  • Estar se alistando para o Serviço Militar Inicial no ano em que completa 18 anos de forma voluntária para atuar no CPOR/NPOR.

Esses são apenas os pré-requisitos. Caso o candidato atenda a todas essas características, ele será submetido a testes escritos para testar seus conhecimentos em nível secundário, testes de aptidão física de acordo com as exigências da carreira militar, exames do tipo oftalmológicos e avaliações psicológicas.

Dentre esses exames, o que mais causa dúvidas nos candidatos é em relação à aptidão física necessária para ser aprovado no NPOR. A grande vantagem desse exame é que o NPOR já tem definido os exercícios que serão solicitados aos candidatos durante o exame de aptidão física. Nesse caso, o NPOR define os seguintes exercícios e a duração de cada um deles para que os candidatos sejam aprovados no curso:

  • Corrida com tempo de duração de 12 minutos, onde o candidato deverá percorrer no mínimo 2.000 metros;
  • Flexão de braços onde o candidato deverá realizar 12 repetições;
  • Abdominal supra por um período de 5 minutos, onde o candidato precisará realizar no mínimo 20 repetições.

Lembrando que esse é apenas um trecho do processo seletivo dos candidatos ao curso NPOR. Há ainda a prova escrita, que é dividida da seguinte maneira:

  • Prova objetiva: nesta prova, os candidatos deverão responder questões sobre Matemática, Geografia, História e Português a nível do 3º ano do ensino médio;
  • Redação: nesta etapa, os candidatos irão elaborar uma redação de acordo com as regras do NPOR e com o tema proposto.

Se aprovado em todas essas fases obrigatórias, o candidato se tornará aluno, como mencionamos anteriormente. Mas isso também não significa que ele será aprovado automaticamente como Aspirante-a-oficial da Reserva da Arma de Artilharia. O aluno deverá ter um bom aproveitamento do que foi ensinado no curso para receber a sua formação militar.


Comentários

93 respostas para “NPOR: veja como ingressar, exigências, salário e dicas”

  1. Meu sonho é ser um oficial um militar d carreira,sempre toda vida sonhei com isso e quero poder dar orgulho não só para mim e sim para minha família tbm que sempre acreditaram em mim.

    1. Se por exemplo, eu fazer esse curso e no meio dele eu fracassar ( apenas um exemplo) ou der algum problema que eu não consiga mais realizar o mesmo? Vou poder pegar a reservista ou vou perder os direitos de cidadão brasileiro!?

      1. Avatar de BARTO ROMEU RAMOS
        BARTO ROMEU RAMOS

        Não é você que decide fazer ou não o curso. depois que se alista, é chamado para primeira seleção quando chega SE estiver cursando universidade eles perguntam se quer participar da seleção para NPOR. Se estiver na faculdade e disser que sim começa sua agonia e perda de tempo, marcam teste aptidão fisica, marcam prova, dai outra vez mandam vc ir em outro quartel novamente fazer outro teste físico, depois fazem outra prova tipo enem, depois na outra vez que é na próxima semana te chamam no quartel dizem que é muito boa a comida do exercito que durante o curso de 9 meses você ganhará cerca de mil reais mas depois que passar no ano seguinte entra como aspirante ganhando 7 mil por mês .Te iludem não te não posição de como esta se saindo dos 120 escolhem 60 para a final dos 60 fica quarenta, o problema que é vão na casa de todos os 60 para falar com família e dizer que é a maior maravilha, dai você conta com isto passa a sonhar que é o melhor e único bom caminho que existe e do nada no ultimo dia te mandam ir la e simplesmente dizem os 40 que vão continuar para aproveitar no final apenas 5 ou 4 melhores nos estudos em todos os quesitos porque exercito não tem verba para mais de 4. Foi a maior decepção da vida de meu filho que estava contando como certo. Você fica o tempo todo igual palhaço sendo humilhado na entrada do quartel, pois mandam você tirar a mochila e por na mão, mandam você por camisa para dentro das calças, fazem você obedecer te chamam de bizonho e te mandam embora.

        1. Avatar de Adson Moreira Pereira
          Adson Moreira Pereira

          Bem-vindo ao militarismo, cara!

        2. Avatar de PEDRO REIS

          BRASILLL

        3. me arriei bastante nesse comentário aqui kkkkkkkkkkkkk

        4. Avatar de Antonio Carlos Arruda
          Antonio Carlos Arruda

          Me perdoe o amigo, mas se o candidato a oficial do exército consegue se indignar com essas situações descritas e se sente frustrado e indignado apenas com essas coisinhas elementares e triviais…..JAMAIS, eu repito, J A M A I S se adaptará ao regime militar, não tem vocação para isso, deve procurar outra profissão.
          Aliás……tudo isso tem um objetivo: Dar a primeira “peneirada” para eliminar os curiosos que tem uma visão equivocada do que é ser militar. Carreira militar não é para quem gosta ou quer, é PARA QUEM AGUENTA!!!
          E…na boa……sem querer ofender a ninguém…….”NÃO É PARA QUALQUER UM”.

        5. Trabalho psicológico, isso é lição de vida, não se iluda, trabalhe duro, independente do que aconteça não perca o foco. NÃO SE ILUDA EM NENHUM MOMENTO COM ELOGIOS OU SE SINTA FRACASSADO COM CRÍTICAS, pra ser o melhor tem que sofrer, sentir dor, se fosse fácil todo mundo seria.
          Não é só as forças armadas que fazem isso, eles procuram guerreiros com garra, os fracos não são incluídos.

        6. Avatar de Lucas Henrique
          Lucas Henrique

          Tudo errado, primeiro estude e vá procura saber, não ver oque os outros falam e posta nessas perguntas, para tudo um esforço, se vc que conseguir, tem que estudar, nada cair do céu, lembrando que ninguém ficara para sempre, pois isso é um Curso, não um Concurso, melhor a ESA, ficará como Terceiro-Sargento, e vai até se aposentar como um Sub-Tenente, o NPOR< ficará 8 anos de "carreira" pois ele não chega mais que Primeiro-Tenente, isso é bom que vc terá varias aprendizagem, mais lembrando que isso é um Curso. ou seja, será dispensado. infelizmente.

          1. Após fazer o curso npor tem a possibilidade deles te indicarem pro batalhão e ficar fixo?
            Ou seja nao só os 8 anos

  2. Como meu filho pode fazer a inscrição?

    1. Avatar de Melquesedeck

      Olá como faço a inscrição

      1. Primeiro você precisa ter 18 anos e fazer o alistamento

      2. Avatar de Antônio Nunes
        Antônio Nunes

        Gente, acho que a única forma de ingressar no NPOR/CPOR é no primeiro dia que se frequenta
        o alistamento obrigatório, quando eles já designam quem é apto ou não, pela “entrevista” que eles fazem e pelos testes de aptidão (física e médica), além de ter que se encaixar nos requisitos citados no site. Acredito que não tenha uma forma de se “inscrever” no curso.
        Espero ter tirado a dúvida de algumas pessoas

    2. Avatar de CARLOS EDUARDO DE PAULA
      CARLOS EDUARDO DE PAULA

      a inscrição é feita no próprio dia da entrevista do serviço militar obrigatório. basta ir na apresentação e falar que quer NPOR E BRASIL.

    3. Avatar de João Wictor

      É no ano q ele alista..
      Aí quando ele se alistar, vai ser chamado na junta ou no regimento e vai ter as palestras, ai eles vão falar do NPOR, e vão perguntar quem são voluntários ao NPOR.
      Qualquer dúvida 31-998322321 meu wats.

    4. Quando completar 18 anos.Durante(nem antes e depois de servir)o serviço militar obrigatório,terá a oportunidade de realizar a inscrição do NPOR.Sugiro arrecadar mais informações nos quarteis de sua região.

  3. Avatar de Josafa prestes e prestes
    Josafa prestes e prestes

    Eu já estou servido como saldado posso engressar no NPOR?

  4. Olá tenho 17 anos atualmente, pode me responder quando será realizada a prova, se é no ato do alistamento ou será agendado um dia para tal ato

    1. Avatar de Luan Borges

      Boa tarde eu me alistei com 17 anos já estava fazendo faculdade eles agendaram um teste em uma outra data

    2. Será agendado após o alistamento.

    3. Oi , só entra para concorrer a vaga alunos que já estão na universidade. Primeiro é feito vários exames físicos e psicólogos. A prova só é feita após.

    4. Você se alista, se você faz faculdade, eles vão te indicar a fazer o processo seletivo do NPOR

  5. Avatar de Eduardo Marcon
    Eduardo Marcon

    Olá, gostaria de saber se como pré-requisito algum curso técnico do senai é valido?

    1. Vc deve está na faculdade

  6. Avatar de Julio Cezar Munhoz de Oliveira
    Julio Cezar Munhoz de Oliveira

    Boa noite. Meu filho pretende fazer NPOR. Ficamos na dúvida sobre os requisitos, pois atualmente ele cursa o terceiro ano do ensino médio, o que terminará até o fim do ano, e li que precisa estar matriculado em curso superior, assim esta é a nossa dúvida. Ele faz 18 anos este ano então deverá prestar serviço militar em 2020.

    1. Avatar de Arthur Henrique
      Arthur Henrique

      Ele deve estar matriculando em uma faculdade ensino superior no início de 2020 para poder servir no NPOR

    2. Sim, ele deve está na faculdade.

      1. Avatar de Larry Williams Amorim Furtado
        Larry Williams Amorim Furtado

        Estou na mesma dúvida também,meu filho está na sua mesma situação

    3. Fiz 18 essa ano, e início do ano de 2019 me matriculei. Da tempo dele se matricular, porque ele só vai servir com 19 anos.

    4. Avatar de Larry Williams Amorim Furtado
      Larry Williams Amorim Furtado

      Estou na mesma dúvida também,meu filho está na sua mesma situação

    5. Avatar de Maria das gracas
      Maria das gracas

      Quem se alusta em 2020 vai servir rm 2021

  7. Avatar de JOAO PAULO GLORIA MEDEIROS
    JOAO PAULO GLORIA MEDEIROS

    No ato do alistamento normalmente perguntam a você se está cursando faculdade… Caso esteja irão lhe dar a opção de NPOR.

  8. Avatar de JEAN LUCAS BUENO
    JEAN LUCAS BUENO

    Se caso não passar nos testes físicos do NPOR eu terei que servir como soldado ?

    1. Caso não passe, você tem a oportunidade de servir como soldado

  9. eu tenho 33 anos. Posso fazer o curso?

  10. Bom dia ! Se tiver marcado para comparecer ao Exame de NPOR e não comparecer, o que acontece ?

  11. Bom eu me alistei, e logo em seguida fui chamado para me apresentar como conscrito, em um predio aq em Manaus; depois eles me avaliaram com exames simples. E depois de tudo isso eles me entrevistaram para depois me derem um pequeno bilhete da qual me informava a data agendada para seleção do (NPOR) oque eu posso fazer na data agendata?

    1. Nesse dia você vai fazer um TAF(teste de aptidão física.

    2. Avatar de Lucas Isaac Alves de Freitas
      Lucas Isaac Alves de Freitas

      e aí cara, como ficou tua situação/w

  12. após o teste de aptidão física o nome dele apareceu para se apresentar dia 16/01.
    Está aprovado?
    Ou terá mais testes?

  13. Na prova escrita, existe algum tipo de apostila, a qual eu posso estudar?

  14. Olá pessoal, eu quero tirar uma dúvida com vocês; meu objetivo é fazer o Curso de NPOR, pois tenho apenas 16 anos, ainda não estou no Ensino Médio por causa de atrasos no passado, mas é essa a minha dúvida.

    Eu estou no Ensino de Jovens e Adultos ( EJA ) cursando em 2020 o nível 8 ( oitavo ) e 9 ( nono ) ano do Ensino Fundamental.
    Eu quero saber se isso pode me impedir de fazer o Curso de NPOR ?????
    Não sei se estou enganado, mas terminarei o Ensino Médio com 20 anos de idade! Será que depois que eu estiver na Faculdade no ensino superior depois que eu tiver 20 ou 21 anos eu ainda posso ter oportunidades de fazer o Curso NPOR pessoal ??????

    Por favor qualquer resposta bem sucedida estarei bastante agradecido!

    1. Avatar de jucabala besta
      jucabala besta

      Não poderá mais fazer depois, é decidido quem vai iniciar participar da seleção para o NPOR no dia que for para primeira entrevista depois de fazer o alistamento militar no site de alistamento. Quando você faz o alistamento no site ja aparece os dias que terá de se apresentar, neste primeiro dia você vai ter mais de 18 anos e tem de estar Matriculado na faculdade, qualquer faculdade, curso técnico não vale, neste dia será perguntado quem esta matriculado e quer ser voluntário para iniciar os testes.
      Repetindo se no primeiro dia não estiver na faculdade, não poderá participar da seleção. Se ja estiver servindo ou ja deu baixa nunca mais poderá entrar no NPOR.

      1. Isso é em qualquer quartel do Brasil?
        ou em quartéis específicos?

  15. Avatar de Quemisom cruz
    Quemisom cruz

    Eu tou na terceira chamada da NPOR, fiz o TAF e passei, aminha duvida é, o que vai acontece nessa terceira chamada?

  16. Bom Dia, meu filho cumpriu o serviço militar obrigatorio em 2019, agora esta aguardando pela baixa, ainda pode se inscrever para o NPOR?

    1. Avatar de jucabala besta
      jucabala besta

      não pode mais, deveria estar matriculado na faculdade e ter dito que queria ir para NPOR na primeira entrevista depois de fazer o alistamento.

  17. Queria ingressar como voluntário presto concurso pre militar

  18. Já me alistei quando fiz 17 anos, mas não quis servi… agora queria saber se posso entrar na NPOR ? ( estou cursando 5 semestre de c. contabeis

    1. Avatar de jucabala besta
      jucabala besta

      se ja fez o juramento a bandeira não pode mais..ja esta fora.

  19. Avatar de Inácio Montenegro
    Inácio Montenegro

    Farei o meu alistamento no ano de 2022, porém neste ano eu estarei cursando o 4° ano de uma escola de ensino técnico/médio, o IFAL – Instituto Federal de Alagoas. No 4° ano já terei concluído o meu ensino médio, mas estarei finalizando o ensino técnico. Mesmo assim, poderei ingressar em um NPOR?

    1. Olá, Inácio, faça seu alistamento no 1 dia de janeiro de 2022 para ser convocado para seleção especial CPOR/NPOR e você, tem que ser voluntário. procure um profissional de Educação física ou academia, pratique barra fixa pronada, é o primeiro teste se não conseguir está eliminado, se consegui seguirá para outros testes abdominal supra, salto de altura, flexão e corrida de 12m 2400m.
      depois prova de Português, Redação, Matemática, História e Geografia. Ocorre em duas fases 1º fase e fase complementar.

  20. Avatar de Thiago Melo

    Olá, me alistei pelo site no ano de 2019 e não compareci na data que foi marcada, e comecei a fazer a faculdade no 2° semestre 2019, minha dúvida é se posso me alistar pra NPOR mesmo não tendo comparecido no tempo certo?

    1. Avatar de Maria das gracas
      Maria das gracas

      Nao sei como conseguiu entrar na univ…..so se for particular pois a federal so aceitar quem tiver em dia com serviço militar.Mas acredito que pode.So procure conhecer bem antes

  21. Olá, Meu filho deve se alistar este ano. Tem 17 anos, fará 18 em setembro/ 2020.
    Concluirá último ano do ensino médio, em Colégio militarizado, também no final de 2020.
    Ele poderá participar da seleção NPOR?
    A dúvida é porque só estará matriculado na faculdade no inicio de 2021.
    Ou seria melhor deixar para alistar- se em 2021?

  22. Avatar de Fabiano Faleiros
    Fabiano Faleiros

    Meu filho saiu melhor que muitos classificados no teste físico. Na prova escrita não passam o gabarito.

    Infelizmente parece ter apadrinhamento na seleção. Isso acaba com os sonhos dos jovens. Mostra que se esforçar é inútil desmotivando todos. Vergonhoso vindo de uma corporação que deveria ser ilibada.

    1. Meu filho saiu em primeiro lugar em tudo no NPOR 2019, nós como pais fizemos o possivel e i.possivel pra ele ser integrado nas primeiras etapas……Posso dizer que o resultado de todo esse esforço culminou na via inexoravel da frustracao e indignação,porque nos abateu a todos,a meu filho e a toda familia, estamos lutando pra que não sejamos engulidos pela lacuna da depressão…..perdimos a credibilade na instituição, insttuição militar que consideravamos seria e sem corrupção,hoje a vemos como”Mais uma” dentre muitas que fazem parte dessa “republica”, a onde a “metritocracia “so tem valor para os mais “fortes”.
      Poderia escrever ainda mais a respeito, porem vou me ater por conta da tristeza que me abate ao falar do assunto…..Em resumo, meu filho não foi chamado apesar o seu esforço e Colocação(numero 1 como assim era chamado), e ainda continuam utilizndo palavras enganosas para criar falsas expectativas……atte: Um cidadao que lhe foi roubada a sua cidadania.

  23. Avatar de Pedro Bassedas
    Pedro Bassedas

    Se eu não terminei o ensino médio e quero fazer o cpor eu posso me alistar ou não?

  24. para entrar o npor terei q deixar a faculdade que faço?

  25. Avatar de Ramon dos santos
    Ramon dos santos

    Tenho 20 anos
    Estou cursando faculdade
    Quero saber como faço pra engressar no npor

  26. Avatar de Milton alves de s filho
    Milton alves de s filho

    O que tipo de pergunta é usada nessa entrevista para Npor?

    1. Avatar de Moisés Albernaz
      Moisés Albernaz

      A unica exigência para entrar no NPOR é estar matriculado em um curso superior (faculdade/ universidade)
      Quando eu disse que estava na Universidade eles me ofereceram o NPOR como opção

  27. Avatar de José Henrique Dos Santos Batista
    José Henrique Dos Santos Batista

    Irei comparecer para o alistamento militar em alguns meses, moro em uma cidade, onde tambem fica o quartel que Irei, que não possui NPOR, somente em Fortaleza, que fica uns 23km daqui, mas é região metropolitana, posso ser encaminhado daqui onde moro para a NPOR de Fortaleza? Já faço ensino superior.

  28. Avatar de José Henrique Dos Santos Batista
    José Henrique Dos Santos Batista

    Irei comparecer para o alistamento militar em alguns meses, moro em uma cidade, onde tambem fica o quartel que Irei, que não possui NPOR, somente em Fortaleza, que fica uns 23km daqui, mas é região metropolitana, posso ser encaminhado daqui onde moro para a NPOR de Fortaleza? Já faço ensino superior no IFCE.

  29. neste post fala-se que o candidato deve estar matriculado em curso de nivel superiror (faculdade), isso diverge dos pre requisitos que são mencionados na pagina oficial do Exercito. la diz que o candidado deve ter grau de escolaridade de terceiro ano do ensino médio ou superior. Então que este site confirme essa informação, pois como mencionei esta divergente do que esta na pagina oficial do exercito.

  30. Tô com 25 anos e me chamaram para npor, passei nos testes físicos e exames médicos, aguardo a entrevista, em todo lugar ouço que não posso entrar por causa da idade, vou ver até onde isso vai ,😂

  31. Avatar de David Dos Santos Araújo
    David Dos Santos Araújo

    Boa noite! Eu pedi para servir na NPOR, porém com a covid ainda não fui chamado para fazer a matrícula na faculdade , mas tenho minha vaga na UNB, estou classificado mas não no número de vagas disponíveis, tem algum problema ?

  32. Avatar de Igor Moreira Amaral
    Igor Moreira Amaral

    Fui no exército e me deram o papel para me apresentar para fazer a prova, só que perdi esse papel. O que eu faço ?

  33. Gostaria de saber se posso fazer a npor em cidade diferente da que moro atualmente, pois apos o alistamento irei me mudar. Como faço:

  34. Avatar de Leonardo Rafael
    Leonardo Rafael

    Alguem me ajuda, é obrigatorio comparecer no dia da prova fisica,eu fui convocado mas não quero mais ir, tem algum problema? eu vou ser reprovado direto se eu não comparecer?

    1. To na mesma coisa q vc oq se, se foi la ?

  35. Avatar de Felipe Gomes De Almeida
    Felipe Gomes De Almeida

    Boa Noite, faço faculdade desde o inicio de 2020 e em Abril fui para a apresentação mas na entervista da apresentação não me perguntaram nada sobre faculdade e só agora soube da NPOR. Tenho agora no dia 11/01 comparecer para a 2° seleção, tem a possibilidade de eu pedir NPOR nessa 2° seleção?

    1. Avatar de Marcelo Jr.

      Tô na msm situação, soq minha 2° seleção é dia 01/02.
      Já descobriu se tem como amigo?

      1. Saudações a todos. Só vejo a galera falando abobrinha sem o mínimo de objetividade nos comentários, pelo que vi a maioria aqui não sabe bulhufas sobre o NPOR/CPOR. Primeiro, vou sanar algumas dúvidas pertinentes. Vi muitos aqui nos comentários se questionando a respeito dos requisitos. Bom, vamos lá… Primeiro, esqueçam isso de estar no terceiro ano do médio, garantam a faculdade de vocês, pois alguns NPOR e CPOR divergem em regras, quando me alistei no NPOR por exemplo, quem só tivesse ensino médio completo, mas não estivesse na faculdade, não era indicado. Eu também, assim como muito acima, ia contar só com o fato de ter ensino médio, mas desisti de arriscar e me matriculei em uma faculdade. Vou citar algumas hipóteses comuns e como contorná-las.
        Antes vou deixar claro um ponto, o alistamento pode ser feito online, não consta nada sobre NPOR lá, vc realmente só irá
        ouvir falar sobre na junta militar quando se apresentar. Além do mais, o alistamento é feito a princípio no ano em que completará 18 anos, mas mediante a atraso, poderá ser feito em anos seguintes, sob a cobrança de multa, aproximadamente 4 reais se não me engano.
        1ª Hipótese) Completo 18 anos esse ano, mas ainda não terminei o colégio
        Primeiro, já antecipo logo que se você estiver no segundo ano para baixo, não há a mínima chance de você realizar a seleção. Como você vai contornar essa situação? Você não irá se alistar no ano em que completa 18, nesse ano em que você completa 18, vc realizará no ENCEJA ou qualquer supletivo que seja, posteriormente procure se matricular em qualquer faculdade, sim pode ser absolutamente qualquer faculdade, sim qualquer mesmo. Como já falei anteriormente alguns NPOR/CPOR, pelo que ouço, aceitam alunos no terceiro ano do ensino médio e também alunos apenas com ensino médio completo, deixo logo claro que NA MINHA situação eu não vi isso, lembrando que no caso de não se alistar no ano em que completa 18, pagará uma pequena multa, em torno de 4 reais, mas garantirá a chance de tentar a seleção do NPOR. Algumas faculdades permitem matricula e dão um prazo de 6 meses para apresentação do diploma de conclusão do ensino médio, então isso também pode te ajudar, já que, se no dia da sua primeira apresentação no quartel, você ainda estiver no terceiro ano do ensino médio, porém ter se matriculado em uma faculdade de alguma maneira, você pode informar na junta que está na faculdade e até o ato da matrícula na instituição militar garantir o ensino médio para apresentação em tal. Dependendo dos tenentes ou sargentos que estiverem na junta no ato do alistamento, vc pode falar que vai correr atrás de uma faculdade até o dia da matrícula no NPOR, se eles estiverem de bom humor, também podem te encaminhar pra seleção. Mas como eu disse: há vários e vários casos, a primeira opção que eu dei é a de menos risco e SIM, funciona.
        2ª Hipótese) Estou no terceiro ano e me devo me alistar esse ano.
        Nesse caso se encaixa na mesma situação da primeira hipótese, ou seja, as chances são retóricas de te aceitarem apenas cursando o ensino médio, então busque concluir e só então realize o ato do alistamento via site ou indo em uma junta. SIM, para quem não sabe, dá pra se alistar online.
        Bom acho que vou me limitar a essas duas, pois acredito que na primeira esclareci as demais.
        Agora vamos para algumas observações. No dia do comparecimento na junta militar (vc saberá esse dia após se alistar online ou em uma junta, eu por exemplo me alistei online e fiquei acompanhando a situação no site até informarem o dia da minha apresentação), a princípio você vai se apresentar normalmente, nesse dia vão te perguntar se você está em uma instituição de ensino superior, nesse caso vão te encaminhar para a seleção de NPOR. Galera, não adianta ser apressado, não há local fora dessa primeira apresentação na junta militar para se candidatar/inscrever no NPOR, você tem que esperar por esse dia da primeira apresentação após se alistar online para ser questionado pessoalmente sobre seu desejo de se voluntariar no NPOR, isso já na junta, NA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO, com com a comissão de militares lá presentes. Eu vejo como indispensável estar em uma faculdade, então por favor candidato, SE POSSÍVEL, esteja matriculado ao completar 18 anos, ou no ano em que decidir de alistar, não importa se você se alistou atrasado, vc tem a chance de realizar a seleção desde que no ano em que se alistou esteja na FACULDADE, de preferência que seja no ano em que completa 18. Não sei se isso seria dúvida de alguém, mas muitas pessoas completam a escola com 16/17 anos então é comum estar na faculdade já aos 18. Dando prosseguimento ao processo, vc será encaminhado para realização do TAF provavelmente, EU DISSE PROVAVELMENTE, então realizará entrevista, teste físico e PROVALVEMENTE, mais uma vez, NÃO REALIZARÁ NENHUM EXAME INTELECTUAL nesse dia. Enfim, corrida de 2,1km em 12 minutos(dentro do tempo vc pode correr mais se conseguir) , salto em altura talvez, mais ou menos 1 metro de altura, talvez um pouco mais, já antecipo logo que eu descobri que tinha na hora, 3 barras no mínimo, mas você pode fazer mais para critério de desempate, também podem ter abdominais, que se não me engano são no mínimo 27. Como vocês podem observar eu deixei falei talvez em alguns exercícios. O motivo é que vão haver duas seleções, nessa primeira você vai ser classificado ou não e terá que novamente realizar um segundo TAF e nesse pode conter exercícios que não constaram no primeiro e podem ter exercícios repetidos, portanto se preparem, entrevista e depois irão marcar o exame intelectual.
        * NÃO COMENTEI ACIMA MAS, TAMBÉM HÁ A HIPOTÉSE DE NÃO PERGUNTAREM SOBRE SEU DESEJO DE SERVIR NO NPOR/CPOR, o MOTIVO É QUE AS VAGAS SÃO LIMITADAS e as vezes para quem se alistou muito tarde e só se apresentará muito pro fim do ano podem ter acabado as vagas para se voluntariar, nesse caso não há o que fazer, bem vindo ao mundo real, cabeça erguida e bola pra frente, estuda pra concurso militar se deseja mesmo ingressar na carreira e apenas.
        Gente quero deixar bem claro aqui algumas coisas, esquece isso de peixada, se você for bom nos exames de corrida e for mal no exame intelectual você não vai passar, não importa se você fez 100 barras, 300 abdominais e correu 10km. Em algum comentário aqui, vi um pai decepcionado com o exército pois o filho era muito bom no TAF, mas entendam o NPOR exige um grau de conhecimento, VOCÊ PAI OU MÃE, não negligencie a importância dos estudos para seu filho, muitos são bons fisicamente e contam pros pais que foram bem na corrida e etc, mas os filhos tem defasagens de ensino absurdas, muitas vezes não sabem escrever, não sabem falar direito, não sabem matemática básica e vão pra prova achando que será moleza, cara você vai quebrar a cara, OS ASSUNTOS que caem no NPOR são os mesmos da prova da Escola de Sargento das Armas (ESA), portanto se atenha a formação do seu filho, VOCÊ FILHO, procure aprender o básico para se dar bem na prova, O TAF só te ajuda a desempatar caso haja algum empate no EXAME INTELECTUAL cara, isso é deixado bem claro e vi muita gente fazendo a pergunta: ” se eu pontuei muito bem no TAF, ainda posso ser desclassificado no exame intelectual? “, Essa pergunta é absurda, se você fizer o mínimo em tudo no TAF, mas se sair melhor que alguém que correu muito mais que você, você já está na frente desse cara, NÃO É POR ISSO QUE VOCÊ que se garante no cérebro, não vai treinar, TREINE O FÍSICO E A MENTE, lembrem-se o essas instituição formam Aspirante Oficiais da Reserva, hoje a formação de um oficial do exército leva 5 anos é muito puxada e ocorre na ESPCEX, ingresso via concurso público, o NPOR/CPOR é uma chance de ouro que você tem de ser oficial temporário, do exército por até 8 anos, com todos, absolutamente todos os benefícios de um oficial de carreira, então já percebeu que não é qualquer um que corre muito e faz muita barra ou é fortinho que vai entrar. Lá dentro você fará provas, receberá instruções, acreditem em mim, se vocês conhecem alguém que não é esforçado nos estudos e por acaso entrou, lá dentro se ele não mudar de postura não vai render nada. Ademais, é importante pontuar que nem todos os alunos engajam e viram oficiais, a maioria absoluta vai para a reserva, em um NPOR por exemplo em uma turma de 30 alunos, talvez engajem ou 2 ou 3 primeiros, quem sabe os 5? Enfim, depende da quantidade de vagas que serão disponibilizadas, logo você pode ser o 05 e não ser chamado, e até ser o 02 e não ser chamado, como pode ser o 05 e ser chamado junto com os outros.
        Galera lá dentro não é aventura, é lama. A seleção também, deixando bem claro não é fácil, talvez você perca vários dias indo no quartel e seja desclassificado antes mesmo de ir pro exame intelectual, tanto no TAF, quanto na entrevista e ainda depois de tudo você pode perder no exame intelectual, portanto se esforça o exame intelectual normalmente conta de 40 questões, 10 de história, 10 de geografia, ambos do Brasil normalmente, matemática e português, gente não é uma prova idiota, cai Log, cai progressão aritmética, cai questões interpretativas, questões enormes, a redação tem requisitos mínimos. Para quem não sabe, na prova da Espcex por exemplo, se vc não alcança uma pontuação mínima na prova objetiva, sua redação nem é corrigida, galera não é brincadeira, levem a sério. Durante a seleção, não tenta bancar o marrento, haja seriamente, não seja o engraçadinho também, seja sério e natural, vi muita gente tirando muita onda na seleção. Galera não faz muita pergunta, não interrompe a fala de nenhum militar e fale apenas quando mandarem. Na entrevista responda sério, não precisa dar mil curvas falando coisas bonitas sobre orgulho, desejo de servir e etc, seja natural responda com sinceridade e seriedade e fim.
        ACHO QUE consegui dar uma pincelada em todos os tópicos, o demais é com vocês, não sejam cabeça dura e boa sorte.

        1. Avatar de Mãe interessada
          Mãe interessada

          Post mais sensato que li a respeito.
          Basicamente então, para NPOR estudar como se fosse Esa e ESPCEX!!!

          1. Avatar de alunomilitar

            Basicamente isso!!

        2. Avatar de Nirleiva Lourenço de Souza
          Nirleiva Lourenço de Souza

          Primeiramente! Parabéns pela bela explicação.
          Vamos lá. Meu filho se alistou tarde. Devido a pandemia que assolou não só nosso país a instituição de ensino teve diversas complicações para finalizar o ano, por essa razão ele não conseguiu terminar o ensino médio no ano que completou 18. E como ele queria ter a chance da NPOR e um dos requisitos é vc está matriculado em uma faculdade, ele esperou terminar o ensino médio para se matricular, então ele pagou a multa e se alistou . No dia da seleção geral foi convocado para seleção especial. Treinou TODOS OS DIAS O TAF, FEZ CURSINHO. Estava super preparado e feliz. No dia da apresentação, não deixaram ele fazer nada, simplesmente mandaram ele ir pra uma fila a qual não serviria para NPOR, alegaram que ele já tinha passado da IDADE. OBS a idade máximo é 21 anos ele ia fazer 20! Fiquei super infelizmente. Poxa porque não falaram pra ele na seleção geral? Criaram expectativa. Ele se lamentou, ficou muito triste, chorou e tudo, mas não teve nem a chance de fazer o TAF.
          Mandaram ele de volta, pra servi como soldado. Mas ele não quer servi como soldado normal.

    2. Avatar de Marcelo Jr.

      Tô na msm situação, minha 2 apresentação é dia 01 de fevereiro. Já descobriu algo a respeito?

  36. Avatar de Arthur Soares
    Arthur Soares

    Tenho 17 anos e estou cursando o 3º do ensino médio, já me alistei e to esperando eles me chamarem em julho, quero fazer npor. Mas ai vou fazer facul de análise e desenvolvimento e sistemas no senac, dura 2 anos e 5 meses, minha pergunta é se eu estiver matriculado na faculdade dia 01/03/21 eu vou poder fazer npor? vou fazer vestibular final do ano quando eu já estiver formado no ensino médio.

  37. Bom dia
    Tenho teste físico agendado no CPOR, mas lesionei gravemente a perna e não consigo nem caminhar. Já consultei com médico, fiz RX, etc. Estou com a perna imobilizada e não conseguirei realizar o teste de corrida. Alguém sabe como devo proceder para transferir o teste? Se há essa possibilidade? Enviei e-mail para o CPOR e ainda não obtive retorno. Meu teste é na próxima semana.

  38. Olá. Ano que vem (2022), irei completar 18 anos e cursarei o 3º ano do Ensino Médio, quando pretendo me matricular em uma faculdade. Ou seja, passarei pelo alistamento no próximo ano, quando pretendo me voluntariar para realizar o NPOR. Porém, como tal alistamento é realizado no começo do ano, só me matricularei numa faculdade no segundo semestre. No dia do alistamento, tenho que apresentar matrícula em uma escola de ensino superior para ingressar no processo seletivo do NPOR, mesmo que eu só tenha tal matrícula no final do ano?

  39. Olá. Ano que vem (2022), irei completar 18 anos e, consequentemente, passarei pelo alistamento. Tenho interesse em participar do processo seletivo do NPOR/CPOR, então terei que me voluntariar no dia do alistamento. Mesmo que eu apenas servirei no ano de 2023, preciso apresentar matricula em curso superior, no dia do alistamento (2022), a fim de poder participar do processo seletivo do NPOR/CPOR?

    1. Primeiro, comece a treinar barras no mínimo 3, flexões não pediram para meu filho, mas aqui diz q 12x, abdominais supra 26x, corrida 12 min /2100m. E tem de estar cursando faculdade.

  40. Avatar de Samuel menezes
    Samuel menezes

    Gostaria de saber, sirvo no exército em meu primeiro ano, vou continuar no segundo, estando aqui no exército posso fazer a npor?
    Se sim qual a idade máxima para estar nela?

  41. Avatar de denisi marques

    quem faz a seleção para chamar os candidatos,que passaram nos primeiros teste,tem um sistema,porque vejo ,muitos relatos que passaram nos testes e foram chamado em outro lugar.

  42. Então resumindo todos os post que li sobre o NPOR/CPOR.

    O NPOR/CPOR é uma EXCELENTE OPÇÃO para jovens que ao se alistar no ano que completam 18 anos, já tenham CONCLUIDO O ENSINO MÉDIO e já ESTEJAM CURSANDO ALGUMA FACULDADE.
    .
    Com estes pré-requisitos, HAVENDO VAGAS, será oferecido a oportunidade de participarem do processo seletivo do NPOR/CPOR.
    .
    Antes do TESTE INTELECTUAL, terá o TAF (TESTE DE APITIDÂO FISICA), com provas de CORRIDA, ABDOMINAIS, BARRAS e outras possibilidades.

    1. Avatar de alunomilitar

      Tudo vai depender da região. Cada CPOR/NPOR tem suas próprias regras. Mas a base é praticamente a mesma, mudando poucas coisas.

      1. Boa noite !
        Meu filho se alistou e se apresentou no RJ mesmo estando hoje morando em Juíz de Fora e lá fazendo universidade , seria possível ela passar no CPOR-RJ e servi lá no NPOR/JF Senão ele teria de trancar a faculdade. Ele já está com o papel pra ir fazer os testes no CPOR

  43. Quem já foi dispensado no npor pode se voluntariar no ano seguinte com 19 anos p npor? Obg

    1. Avatar de alunomilitar

      Infelizmente não. Pode tentar ESA e EsPcex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *