Se você deseja ingressar no CPOR BH, mas tem dúvidas de como funciona essa instituição, saiba que neste artigo todas as suas dúvidas serão respondidas e você saberá como funciona todo o processo para ingressar nessa instituição tão renomada em todo o país.
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte é uma instituição de ensino que prepara alunos para serem Oficiais do Exército Brasileiro e para desempenhar diversas funções e atribuições.
História do CPOR BH
O CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) de Belo Horizonte nasceu depois das primeiras instituições que foram fundadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A inspiração veio do Capitão Correia Lima ao ver a necessidade do Exército Brasileiro após a 2ª Guerra Mundial.
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva é uma instituição de formação básica, moral, técnica e física de subalternos da segunda classe da reserva do Exército. Em Belo Horizonte, o Centro de Formação de Oficiais da Reserva fica instalado em um prédio no bairro da Pampulha onde também funciona o Colégio Militar.
- Site Oficial CPOR BH: https://cporbh.eb.mil.br/
Quais são os cursos do CPOR BH?
O CPOR BH oferece diversos cursos para os alunos que tiverem interesse em ingressar no Exército Brasileiro que vão desde as armas de combate até a logística e administração. Os cursos têm duração de 9 meses, sendo que nos primeiros 5 meses o aluno terá aulas teóricas e os outros 4, aulas práticas e em campo do que aprendeu. Os cursos oferecidos são:
- Arma de Infantaria
- Arma de Cavalaria
- Arma de Artilharia
- Arma de Engenharia
- Arma de Comunicações
- Serviço de Intendência
- Quadro de Material Bélico
Vamos apresentar todos os cursos para você entender melhor o que cada um faz e reapresenta. Assim você saberá qual é a melhor opção para você.
Arma de Infantaria
A arma de infantaria é uma das mais antigas do Exército e prepara soldados para o ataque e defesa em qualquer situação meteorológica e qualquer tipo de terreno. Seu princípio é fogo e movimento e nos dias atuais as tropas são divididas em unidades denominadas de divisões, brigadas, batalhões, companhias e pelotões.
Suas missões são:
- Ataque;
- Defesa;
- Patrulha;
- Perseguição;
- Escolta;
- Manobra;
- Reserva;
- Construção;
- Defesa de Pontos-chave.
Arma de Cavalaria
Antigamente a cavalaria era uma arma que utilizava cavaleiros e cavalos para o combate sendo a segunda arma mais antiga do Exército. Nos dias atuais é raro utilizar cavalos para combate de força, por questões de tradição se manteve o nome cavalaria devido à história de conquista que essa arma já trouxe ao Exército. Hoje usam-se veículos motorizados, helicópteros e blindados que representam para o Exército o poder ofensivo e defensivo.
No Brasil as unidades de cavalaria podem ser:
- blindadas;
- mecanizadas;
- de guardas;
- de Carros de Combate.
Arma de Artilharia
Arma de fogo e potência, essa é a Artilharia do Exército, um instrumento de força com efeitos morais e materiais que neutralizam e destroem o inimigo. Além do poder de arma, a Artilharia ainda possui uma ciência que estuda armas pesadas e projéteis desde seu desenvolvimento até sua aplicação em combate. Os armamentos da Artilharia são:
- Peças;
- Obuses;
- Peças-obuses;
- Morteiros;
- Foguetes;
- Mísseis.
Arma de Engenharia
A Engenharia é a arma de combate dentro dos sistemas de Mobilidade, Contramobilidade e Proteção, que trabalha na construção de pontes, campos minados, estradas, entre outros. Trabalha na estrutura sempre procurando melhorar a defesa e em época de paz trabalha para uma boa infraestrutura no desenvolvimento do país. Nos dias atuais trabalha nas seguintes atividades:
- Construções Verticais e Horizontais;
- Transposição de Cursos de Água;
- Vigilância e Contra-Vigilância;
- Explosivos, Destruições, Minas e Armadilhas;
- Defesa Nuclear, Biológica, Química e Proteção Ambiental.
Arma de Comunicação
A arma de comunicação permite que os comandantes utilizem da arte do comando e apoio ao comando e controle seus subordinados. São capacitados no controle de dimensões eletromagnéticas e cibernéticas capazes de impedir ou dificultar a liberdade de ação dos oponentes facilitando as condições das operações.
Intendência Militar
A Rainha da Logística, como é chamado o serviço de Intendência, ganhou esse nome pois é uma grande responsável por parte da logística sendo um serviço responsável por todas as atividades de alimentos, fardamentos, equipamentos, transporte de pessoas, suprimentos; em campanha, equipamentos de banho, lavanderia e sepultamento, dobragem, manutenção de paraquedas e suprimentos aéreos, administração financeiro e controle interno.
Quadro de Material Bélico
O quadro de material Bélico é responsável por apoiar os serviços de logística principalmente de armamentos, viaturas e aeronaves relacionados às peças, materiais, combustíveis, óleos, lubrificantes e graxas. Esse é o principal departamento de armas do Exército.
Como ingressar no CPOR BH?
Para ser aluno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e ingressar nessa carreira os principais requisitos são:
- Ser brasileiro (nascido no país);
- Ser do sexo masculino;
- Estar matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
- Ser solteiro;
- Ter se apresentado no serviço militar no ano em que completou 18 anos.
Além de atender esses requisitos o candidato ainda precisa realizar prova a nível secundário, testes de aptidão física, exames médicos, exames oftalmológicos além de uma avaliação psicológica. Somente os que se saírem melhor em todos os quesitos serão classificados. Dicas para a prova do CPOR: Veja como ser aprovado!
*Vídeo publicado por ABRINDO A CAIXA-PRETAModelo de provas anteriores do CPOR
Quanto ganha um aluno do CPOR BH?
Para ser aluno do CPOR BH não é uma tarefa fácil, são vários os processos para conseguir entrar na instituição, porém quem consegue além de estudar em uma das melhores escolas de formação do Exército ainda recebe um salário mensal que varia de R$ 1.100, 00 a R$ 1.650,00 por mês mais alguns benefícios oferecidos como vale-transporte, plano de saúde e odontológico.
Quanto tempo dura o curso?
Os cursos do Centro de Formação de Oficiais da Reserva de BH possuem duração de 9 meses sendo divididos em 2 períodos. No primeiro período que dura 4 meses o aluno terá o aprendizado de conhecimentos básicos militares e no segundo período ele terá a aplicação prática do que foi ensinado no primeiro período em campo com armamentos e materiais em geral.
O aluno passará por um período de 3 meses pelo Estágio de Instrução Preparatória para Oficiais Temporários (EIPOT) e depois por mais 9 meses pelo Estágio de Instrução Complementar.
Deixe um comentário