Concurso EsFCEx 2020

Existem algumas escolas militares em particular que são renomes na formação de oficiais e especialistas das Forças Armadas. Dentre essas, existe a EsFCEx, (Escola de Formação Complementar do Exército) e Colégio Militar de Salvador. Assim como outras escolas que oferecem a oportunidade de seguir carreira militar, a EsFCEx é administrada pelo Exército Brasileiro. Desta forma, os treinamentos e simulações que ocorrem na escola são realizados por especialistas e oficiais do Exército, o que garante uma formação apta ao combate.

Mas, para conseguir fazer parte desta escola, o interessado deverá prestar concurso público. Neste post, vamos falar mais sobre o concurso público da EsFCEx, mostrando um pouco da história da escola, localização, dentre outras informações que serão relevantes para quem deseja prestar a prova. Veja tudo isso a seguir!

brasão EsFCEx

Histórico da EsFCEx

Inaugurada no dia 5 de abril de 1988, a EsFCEx teve suas atividades iniciadas oficialmente em 1989. A escola é administrada pelo Exército Brasileiro e está localizada em Salvador, Bahia. As primeiras atividades ministradas na escola passaram a oferecer especialização para oficiais. Além disso, na escola foi criado o QCO (Quadro Complementar de Oficiais) de acordo com a Lei nº 7.831, criada no dia 2 de outubro de 1989. A lei veio para atender as medidas exigidas para o processo de modernização em que o Exército Brasileiro se encontrava na época. Passou a ser responsabilidade da EsAEx a formação do novo Quadro de Oficiais.

Esse é um grande momento para a história e para o Exército, onde a inclusão do sexo feminino tornou-se oficial em 1992. Nesta época, a primeira turma de ambos os sexos recebeu formação e foi bastante festejada como uma das maiores revoluções das Forças Armadas. A turma denominada de “Turma Maria Quitéria” foi a primeira de outras que vieram depois. Desde então a escola forma todos os anos oficiais homens e mulheres para atuar nas Forças Armadas do Brasil.

Concurso EsFCEx

A Escola de Formação Complementar do Exército está localizada em Salvador, Bahia, e tem como responsabilidade fazer a seleção e a preparação dos alunos que irão se especializar em Magistério, Ciências Contábeis, Direito, Informática, Administração, Comunicação Social, Pedagogia, Estatística, Veterinária e Psicologia. O ingresso do aluno na escola é mediante concurso público específico. Veja quais são as exigências para o interessado em fazer parte desta escola de formação de Oficiais do Exército Brasileiro:

  1. Ser brasileiro nato;
  2. Ambos os sexos;
  3. Possuir entre 20 e 36 anos, referenciados a 31 de dezembro do ano da matrícula;
  4. Ter concluído o curso de graduação em área objeto do concurso.

Para quem está interessado em participar do concurso, as inscrições ocorrem todos os anos entre os meses de julho e agosto. O concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Para os interessados, entre no site oficial no endereço http://www.esfcex.eb.mil.br/ para saber mais sobre o concurso EsFCEx. Entre em contato com os atendentes de plantão e tire suas dúvidas. Na página oficial da escola é possível ficar atento as datas de inscrição, provas e editais.

Período de Inscrições Entre Junho e Agosto
Data da Prova Normalmente em Setembro
Valor da Inscrição R$120,00
Último Edital http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2019/CA_CFO/Edital-_CA_2019_ao_CFO_QC_e_CFCM_2020.pdf
Número de vagas http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2019/CA_CFO/Vagas-CA-2019.pdf
Site para fazer Inscrição http://esfcex.idib.org.br/

Como é o EAF (exame de aptidão física)?

Tabela do exame de aptidão física da EsFCEx

Provas anteriores (concurso de 2019)

Curso de Formação de Oficiais

O Curso da EsFCEx é focado em formar oficiais de ponta do Quadro Complementar, podendo o oficial trabalhar em diversas áreas de interesse dentro do Exército Brasileiro. Dentre as áreas, são preparados profissionais em Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Economia, Comércio, Direito, Estatística, Magistério, Pedagogia, Informática, Psicologia e Veterinária.

Curso Básico de Formação Comum

O Curso Básico de Formação Militar tem como objetivo fazer com que o aluno se habitue às rotinas do Exército e torne-se capacitado para o mundo militar. Esse curso possui 25 semanas de duração, e fará com que o oficial-aluno seja preparado para exercer as funções de Capitão ou Tenente não aperfeiçoado. São diversas as atuações para os Oficiais do Quadro Complementar, que enfatizam a liderança, flexibilidade, disciplina intelectual, dentre outras qualidades em seus oficiais.

Um oficial QCO deverá ser um verdadeiro exemplo para seus subordinados, exercendo isso por meio de sua competência, responsabilidade, transparecendo sempre valores éticos e morais que marcam o Exército Brasileiro há séculos. Devido a esse motivo, os oficiais-alunos trabalham constantemente sob a supervisão de líderes que alcançaram esse patamar de sucesso para atingir o aprimoramento psicomotor, cognitivo, psicológico, e de valores. Os alunos que participam deste curso se tornam grandes conhecedores da estrutura do Exército Brasileiro e sob a dinâmica de funcionamento das Forças Armadas do Brasil.

Curso de Formação Específica

As atividades relacionadas com as áreas específicas possuem como objetivo manter a sintonia dos conhecimentos que os alunos adquiram ao longo dos anos em universidades/faculdade, somados as peculiaridades do Exército. Os professores que irão lecionar em suas respectivas áreas de conhecimento, serão responsáveis por instruir os alunos para ser um profissional apto a missões futuras na área em que escolheu atuar. O curso de Formação Específica tem duração de 10 semanas, atingindo cerca de 190 horas (cento e noventa horas) de aulas ministradas em estágios supervisionados.

Nesse período são elaborados os Projetos Interdisciplinares, artigos científicos e artigos de opinião, com o contexto do Projeto Mário Travassos, um ícone neste segmento educativo. Essas atividades ajudam o desempenho do aluno, a desenvolverem o pensamento crítico, a capacidade de inovar e o trabalho realizado em grupo. O pensamento em grupo é a capacidade de inovação que os alunos alcançam ao longo dos anos. Na Formação Específica, o aluno é preparado para receber conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências, problemas e situações em atividades nas diversas Organizações Militares. Além disso, o curso possibilitará inúmeras oportunidades para pôr em prática a teoria que é ensinada em sala de aula.

Pós-Graduação

Os primeiros passos que os alunos darão na Pós-graduação na EsFCEx sugerem a realização do PI (Projeto Interdisciplinar) que é parte do CFO/QC (Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar), criado em 1998. Esse curso serve como uma adaptação do curso de Formação Específica e segue as diretrizes da Modernização do Ensino no Exército Brasileiro. A base pedagógica lançada neste projeto tem como metodologia a pesquisa científica, o trabalho em grupo e os fundamentos interdisciplinares entre as especialidades do QCO.

Locais para realização de Provas

Estados e Cidades
AC – RIO BRANCO
AL – MACEIÓ
AM – MANAUS
AP – MACAPÁ
BA – SALVADOR
CE – FORTALEZA
DF – BRASÍLIA
ES – VILA VELHA
MA – SÃO LUÍS
MG – BELO HORIZONTE
MG – JUIZ DE FORA
MS – CAMPO GRANDE
MT – CUIABÁ
PA – BELÉM
PB – JOÃO PESSOA
PE – RECIFE
PI – TERESINA
PR – CURITIBA
RJ – RESENDE
RJ – RIO DE JANEIRO (CMRJ)
RJ – RIO DE JANEIRO (ESAO)
RN – NATAL
RO – PORTO VELHO
RR – BOA VISTA
RS – PORTO ALEGRE
RS – SANTA MARIA
SC – FLORIANÓPOLIS
SP – CAMPINAS
SP – SÃO PAULO
TO – PALMAS

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *