Concurso EAOEAR

O CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) promove anualmente o processo seletivo para admissão de alunos no EAOEAR (Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica). Esse importante estágio é ministrado em Belo Horizonte, na sede do CIAAR. Mas para ser aprovado no estágio os candidatos precisam passar pelo concurso público, que é cheio de regras e requisitos.

Neste post, falaremos sobre o EAOEAR, como é feito a admissão ao estágio, como se inscrever no concurso público, quais são os requisitos necessários e quem pode fazer a prova. Além disso, falaremos sobre a prova objetiva e o exame de aptidão física em detalhes. Confira tudo isso a seguir.

 

Informações do concurso EAOEAR

O EAOEAR (Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica) é um estágio bastante concorrido dentre as carreiras militares da Aeronáutica. Por esta questão, a admissão ao EAOEAR ocorre através de concurso público, que é um tipo de processologo CIAAR seletivo cheio de etapas e regras para que os candidatos sejam admitidos. Além disso, esse tipo de processo seletivo possui vários critérios de eliminação e classificação, o que permite uma admissão mais justa aos participantes.

A admissão ao estágio ocorre anualmente através de concurso público, que é anunciado pelo CIAAR juntamente com o lançamento do edital. O último lançamento deste processo seletivo ocorreu em 2018, para a admissão dos candidatos em 2019. Até o momento nenhum outro concurso foi anunciado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, mas há previsões de novas admissão ao EAOEAR em breve.

Edital
Aguardando…
Salário
Não informado
Data da Inscrição
Primeiro trimestre de 2019 (previsão)
Data da Prova
Maio 2019 (previsão)

 

Como fazer a inscrição

A inscrição no concurso EAOEAR é feita através do site oficial do CIAAR, onde o candidato também encontrará o edital com todas as informações necessárias para a realização do concurso público relativo ao ano em questão. A primeira coisa que todo candidato deve fazer é ler o edital de lançamento do concurso para ficar por dentro do calendário de eventos, das vagas disponíveis e dos requisitos necessários.

Considerando todas essas particularidades, o candidato deverá efetuar a sua inscrição apenas se possuir os requisitos necessários para admissão ao EAOEAR. Caso isso se confirme, ele deverá se inscrever no concurso público pela internet através do endereço eletrônico disponibilizado pelo CIAAR. A inscrição é feita mediante informações pessoais de cada candidato.

Após o envio dessas informações, o candidato recebe um número de protocolo e um boleto bancário que deverá ser pago para a confirmação da inscrição. O valor da taxa de inscrição para o concurso EAOEAR 2019 foi de R$ 130,00. Dependendo de cada edição do concurso o valor poderá variar. Em alguns casos é possível solicitar a isenção desse pagamento, caso o candidato apresente situação de pobreza comprovada.

 

Requisitos e exigências

Como todo concurso público, a admissão ao EAOEAR é feito apenas quando o candidato possui todos os requisitos necessários para realizar o estágio de adaptação. No caso do concurso EAOEAR, esses requisitos configuram as seguintes características:

  • Ser brasileiro;
  • Não ter completado 36 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que for feita a matrícula;
  • Ter diploma de conclusão de Curso Superior em Engenharia dentro da especialidade pretendida no concurso público, com nível de bacharelado;
  • Ter habilitação e registro para atuar como engenheiro com todas as prerrogativas profissionais em situação regularizada pelo Conselho de Classe Profissional.

 

Essas são as exigências gerais do concurso, mas cada área da engenharia possui alguns requisitos diferentes que se aplicam a área de especialização. Sendo assim, os engenheiros devem apresentar as seguintes especialidades:

  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Cartográfica;
  • Engenharia Agrimensura;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Metalúrgica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia de Telecomunicações;
  • Engenharia Química.

 

Quem pode fazer a prova

Considerando todos os requisitos e as exigências para a realização do concurso, a admissão ao EAOEAR se destina aos profissionais formados em Engenharia em alguma das áreas de interesse do concurso em questão. Isso porque dependendo do concurso poderá existir mais ou menos áreas de interesse do ramo da engenharia. Sendo assim, os profissionais que tiverem as características solicitadas pelo CIAAR poderão se inscrever, podendo ser homens ou mulheres desde que não tenham completado 36 anos de idade.

 

Prova objetiva

A primeira etapa do concurso público é a prova objetiva, que nada mais é do que um questionário com perguntas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos relativo a especialidade escolhida na inscrição do concurso e Redação. Essa etapa do concurso tem caráter eliminatório e classificatório, por isso os candidatos devem se preparar bastante antes de fazer a prova.

 

Exame de aptidão física

O exame de aptidão física, também chamado de TACF (Teste de Avaliação de Condicionamento Físico) é uma das etapas mais importantes do concurso público, pois ela também elimina e classifica os candidatos de acordo com o desempenho de cada um. No caso do EAOEAR, há uma distinção entre os critérios mínimos exigidos para homens e mulheres. Sendo assim, veja a seguir quais são esses critérios de acordo com cada público:

  • Sexo masculino – 21 repetições de flexão de braço, 34 repetições de abdominal, corrida de 12 minutos em percurso mínimo de 2.200 metros.
  • Sexo feminino – 12 repetições de flexão de braço, 29 repetições de abdominal, corrida de 12 minutos em percurso mínimo de 1.650 metros.

Após o exame, o candidato precisa aguardar o resultado que será informado também por endereço eletrônico como “Apto” ou “Não Apto” dependendo do desempenho de cada candidato durante o TACF. Caso o candidato seja aprovado, ele poderá seguir com as demais etapas do concurso, como a validação de documentos.

 

Cidades do concurso

Os locais de aplicação das provas objetivas tendem a mudar dependendo da edição do concurso EAOEAR, mas na maioria das vezes os editais contêm as mesmas cidades para a aplicação da prova, sendo elas: Brasília, Belém, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Recife, Canoas, Parnamirim, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mesmo que essas cidades apareçam constantemente nos editais do concurso EAOEAR, você deve sempre conferir no edital do ano em que for realizar a sua inscrição quais são as cidades que aplicaram a prova objetiva do EAOEAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *