Concurso EAOAP: veja como fazer a inscrição, datas e vagas abertas

O concurso público EAOAP é o processo seletivo adotado para a admissão de novos alunos ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica. Esse tipo de admissão segue uma série de parâmetros, como requisitos, etapas, entre outros itens desse tipo. Sendo assim, é indispensável conhecer um pouco mais sobre esse processo seletivo antes de realizar a inscrição.

Neste post falaremos detalhes sobre o concurso EAOAP, como ele é aplicado nas cidades, quais são os requisitos, quem pode fazer o concurso, como é feito a inscrição e todas as informações necessárias sobre os exames de avaliação. Confira tudo isso a seguir.

Informações do concurso EAOAP

Esse concurso promovido pelo CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) corresponde à admissão de novos alunos ao EAOAP (Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica), um tipo de curso que tem como finalidade formar oficiais combatentes para ingressarem no QOAP (Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica).

O concurso EAOAP é realizado todos os anos pelo CIAAR para admissão de novos alunos ao estágio, sendo assim os candidatos devem sempre acompanhar as informações oficiais disponibilizadas pelo centro de instrução. A última edição desse mesmo concurso ocorreu em 2018, onde os candidatos foram selecionados para realizar o estágio em 2019. Por isso, há grandes chances de que um novo edital seja lançado ainda no começo de 2019 para admissão de alunos ao ano letivo de 2020.

Período de InscriçõesPrevisto para Fevereiro de 2019
Número de vagasNão informado
Data da provaMaio de 2019 (previsão)
Valor da inscriçãoR$ 130,00
Onde se inscreverhttp://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao?id=301
Manual do candidatohttp://ingresso.ciaar.aer.mil.br/ingresso2/candidato/login

Como fazer a inscrição

Os candidatos interessados no estágio de adaptação deverão aguardar o lançamento de um novo concurso EAOAP para realizar a inscrição. Quando isso ocorrer, esses candidatos deverão ainda ler atentamente o edital lançado pelo CIAAR para conferir todos os detalhes do concurso, tais como: cidades de aplicação da prova objetiva, requisitos, vagas disponíveis, entre outras informações desse tipo.

Se todas essas características estiverem de acordo com o candidato, ele deverá realizar a inscrição no site disponibilizado pelo centro de instrução. Nesse caso, o candidato deverá ter em mãos seus documentos pessoais para informar dados como CPF, RG, entre outros deste tipo que serão solicitados no momento da inscrição.

Assim que a inscrição for finalizada, o candidato será redirecionado para um boleto bancário que deverá ser pago para oficializar a inscrição no concurso EAOAP. Esse boleto é relativo ao pagamento da taxa de inscrição, que tem valor aproximado de R$ 130,00. Após o pagamento, a inscrição do candidato estará confirmada. Há a possibilidade ainda de obter a isenção do pagamento caso o candidato comprove situação de pobreza. Para isso ele deverá seguir as recomendações dadas pelo edital do concurso.

Requisitos e exigências

Para se inscrever no concurso EAOAP os candidatos deverão apresentar algumas características tidas como requisitos básicos. Esses requisitos são exigências que o CIAAR possui para a admissão de candidatos ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica. Caso o candidato não tenha os requisitos necessários a sua admissão será negada. Sendo assim, veja quais são os requisitos solicitados pelo CIAAR:

  • Ser brasileiro;
  • Ter entre 18 e 32 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano em que for realizada a matrícula no estágio;
  • Ter diploma ou certificado de conclusão de Curso Superior podendo ser a nível de licenciatura ou bacharelado, dentro da especialidade pretendida durante a inscrição no concurso EAOAP.

Quem pode fazer a prova

O concurso EAOAP é indicado para cidadãos brasileiros de ambos os sexos que queiram fazer parte do

Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica de forma voluntária. Além disso, esse mesmo cidadão deve atender aos requisitos necessários para que seja admitido ao curso. Em relação as áreas disponíveis para esse tipo de estágio, o CIAAR oferece todos os anos as seguintes vagas dentro das especialidades: Serviços jurídicos, Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Enfermagem, Serviço Social, Análise de Sistemas e Administração.

Sendo assim, podemos concluir que o EAOAP é um tipo de concurso com foco principal em profissionais enfermeiros, administradores, fisioterapeutas, psicólogos, e profissionais que atuam dentro das áreas que já mencionamos anteriormente.

A prova objetiva

A prova teórica, também chamada de objetiva ou de EI (Exame Intelectual), é a primeira etapa do concurso EAOAP onde os candidatos podem ser eliminados ou classificados de acordo com o desempenho apresentado por cada um deles. Nesta primeira etapa, os candidatos precisam mostrar seus conhecimentos sobre as seguintes disciplinas e conteúdos:

  • Língua Portuguesa – gramática e interpretação de texto;
  • Conhecimentos Específicos – questões sobre a área pretendida no concurso EAOAP;
  • Redação – texto dissertativo sobre um tema proposto.

Caso o candidato seja aprovado nesta primeira etapa ele poderá seguir com sua participação no concurso público, sendo necessário ainda passar pela INSPSAU (Inspeção de Saúde), EAP (Exame de Aptidão Psicológica), TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico) e validação de documentos.

Exame de aptidão física

Como já mencionamos, o exame de aptidão física ou TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico), é uma das etapas que compõe o concurso EAOAP. Nesta etapa, os candidatos precisam mostrar que têm condicionamento físico suficiente para superar as situações vivenciadas na rotina militar dentro da aeronáutica.

Sendo assim, há uma série de critérios para que os candidatos sejam avaliados corretamente sobre o condicionamento físico. Os critérios compõem as seguintes situações para os diferentes gêneros:

  • Sexo masculino – 34 repetições de abdominal, 21 repetições de flexão de braços e corrida de 12 minutos em percurso de 2.200 metros.
  • Sexo feminino – 29 repetições de abdominal, 12 repetições de flexão de braço e corrida de 12 minutos em percurso de 1.650 metros.

Cidades do concurso

As cidades que realizam a prova objetiva tendem a mudar dependendo da edição do concurso EAOAP. No entanto, o CIAAR mantém algumas cidades como padrões para a aplicação dessa primeira prova do concurso. Somente as demais provas que possuem grande variação, pois elas dependerão principalmente do volume de candidatos aprovados em cada cidade. Sendo assim, veja as cidades que mais recebem essa primeira fase do concurso EAOAP: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Canoas, Curitiba, Campo Grande, Natal, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador e Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *