Concurso EA EIAC (CIAAR) 2019/2020: inscrições, edital e informações

A admissão de novos alunos ao Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica é feita por meio do EA (Exame de Admissão), também chamado de concurso público. Esse processo seletivo bastante conhecido possui diversas regras e requisitos para que os candidatos se inscrevam, além de várias etapas para que o candidato seja admitido ao EIAC.

Neste post, falaremos detalhes sobre o EA EIAC, considerando as regras para admissão, requisitos necessários, etapas do concurso público, cidades que realizam a prova, dentre outras informações. Confira tudo isso a seguir.

logo EIAC

 

Informações do concurso EA EIAC

O EA EIAC (Exame de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica) é um dos concursos mais aguardados pelos capelães que desejam ingressar na carreira militar. Por essa razão, todos os anos um novo edital é lançado para que os candidatos possam se inscrever e concorrer a uma vaga na aeronáutica como capelães.

O último edital lançado pelo CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) foi divulgado em 2018, para a realização do EA em 2019. No entanto, há previsões de que um novo edital seja lançado ainda em 2019 para a admissão de capelães em 2020. As vagas quase sempre são destinadas a Sacerdotes da igreja Católica Apostólica Romana e Pastores Evangélicos.

Caso sejam admitidos, os candidatos são enviados para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde está localizada a sede do CIAAR. Neste local, os alunos permanecem por um período aproximado de 17 semanas, sendo que as instruções de adaptação são levadas aos campos geral, militar e técnico-especializado para que os alunos possam atuar na carreira militar.

Edital
Aguardando…
Salário
Não informado
Data da Inscrição
Primeiro trimestre de 2019 (previsão)
Data da Prova
Maio 2019 (previsão)

 

Como fazer a inscrição

Atualmente não há nenhum concurso público EA EIAC em aberto, mas como já mencionamos o CIAAR abre novas vagas todos os anos, sendo assim, você deve acompanhar o lançamento de novos editais para admissão ao EIAC. Quando isso acontecer, você deverá ler atentamente o edital para conferir as vagas disponíveis e todas as demais informações, como período de inscrição, taxa, requisitos, cidades de aplicação da prova, entre outras informações.

Agora, para se inscrever basta informar seus dados pessoais na página de inscrição dentro do período informado no edital. Feito isso, você será redirecionado para um boleto bancário, que deverá ser pago para confirmar a sua inscrição no concurso. Esse pagamento é relativo a taxa de inscrição, que deve ser paga por todos os candidatos, exceto àqueles que comprovem situação de pobreza mediante as regras informadas no edital.

Feito isso, a inscrição do candidato estará oficializada. Sendo assim, o próximo passo é estudar bastante até o dia da aplicação da prova objetivo. Além disso, é recomendado que os candidatos façam treinamentos de condicionamento físico para o exame de aptidão física.

 

Requisitos e exigências

O concurso EIAC é destinado a instrução e adaptação de Sacerdotes e Pastores Evangélicos à carreira militar. No entanto, esses não são os únicos requisitos solicitados para admissão ao EIAC. Os candidatos devem ainda apresentar as seguintes características:

  • Ser brasileiro;
  • Ter formação completa em nível bacharelado em Curso Superior em Formação Teológica Regular;
  • Ser Sacerdote Católico ou Pastor Evangélico reconhecido dentro de cada religião;
  • Ter pelo menos 3 anos de experiência como Sacerdote ou Pastor depois da consagração ou ordenação;
  • Ter entre 30 e 40 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano em que o aluno realizará a matrícula no EIAC.

No caso do concurso EA EIAC, as vagas são destinadas a homens e mulheres, sendo que cada candidato deve obrigatoriamente atender aos requisitos solicitados pelo edital do concurso para admissão do estágio.

 

Quem pode fazer a prova

Como já mencionamos, homens e mulheres podem realizar o EA EIAC, desde que atendam aos requisitos solicitados pelo CIAAR no edital do concurso lançado. No entanto, as vagas são sempre destinadas a Sacerdotes Católicos da igreja Apostólica Romana e Pastores Evangélicos. Se o candidato apresentar essas características ele poderá tentar uma vaga no concurso EA EIAC.

 

Prova objetiva

Uma das etapas mais importantes do EA EIAC é a prova objetiva, que é composta por questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos relativos à cada especialidade pretendida no ato da inscrição no concurso e Redação. Essa é uma etapa importante, pois ela possui caráter classificatório e eliminatório. Sendo assim, é fundamental que os candidatos estejam preparados para esta primeira etapa.

Em Língua Portuguesa, os candidatos deverão mostrar seus conhecimentos de Gramática e Interpretação de Texto. Já em Conhecimentos Específicos eles devem apresentar seus conhecimentos relativo à especialidade pretendida, ou seja, no caso de quem tentará vaga como Sacerdote a prova conterá perguntas relativo a essa especialidade, o mesmo se aplica a quem escolher a vaga de Pastor Evangélico.

 

Exame de aptidão física

Se o candidato for aprovado em várias etapas do processo, ele deverá realizar o TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico), que nada mais é do que a prova física que a maioria das pessoas já conhecem. No caso do EA EIAC, o TACF possui algumas exigências específicas, confira a seguir quais são elas:

  • Flexão – 21 repetições;
  • Abdominal – 34 repetições;
  • Corrida de 12 minutos – percurso mínimo de 2.200 m.

Essa avaliação física se aplica aos homens e as mulheres que tentaram uma vaga no concurso público EA EIAC. Sendo assim, não há distinções entre os gêneros em relação à aptidão física.

 

Cidades do concurso

Como o estágio só pode ser feito no CIAAR, que fica em Belo Horizonte, os locais de prova variam bastante em todo o país dependendo do número de inscritos de cada região. Mas geralmente, o CIAAR estabelece algumas cidades como padrão para a aplicação do EA EIAC, sendo elas:

Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Belém, Manaus, Parnamirim, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Canoas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Embora essas sejam as cidades que mais recebem a aplicação da prova EA EIAC, cada concurso pode ter um número de cidades diferentes. Sendo assim, é indispensável que você leia atentamente o edital para saber quais serão as cidades que realizarão a aplicação da prova EA EIAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *