Concurso EA CAFAR 2019/2020 – CIAAR

O concurso público promovido para a admissão ao CAFAR é disponibilizado todos os anos pelo CIAAR para que farmacêuticos possam ser admitidos na Aeronáutica. O Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica é o primeiro passo para que esses profissionais façam parte da FAB (Força Aérea Brasileira).

Neste post, falaremos sobre o concurso público CAFAR, considerando os requisitos necessários, o processo seletivo, característica da prova objetiva e os principais aspectos do exame de aptidão física. Confira tudo isso a seguir.

enfermeira CAFAR fazendo atendimento

 

Informações do concurso CAFAR

Atualmente não há nenhum concurso do CAFAR em aberto, mas todos os anos o CIAAR abre novas vagas para que farmacêuticos entrem para o Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica. Essas inscrições são feitas através de concurso, que é o processo seletivo utilizado pela maioria das escolas e centros de ensino militar do país para admissão de novos alunos.

O CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) promoveu o último concurso público para admissão ao CAFAR em 2018, onde a admissão ocorrerá apenas em 2019. No entanto, ainda neste ano o CIAAR deverá lançar um novo concurso para admissão de alunos para o ano letivo de 2020. A previsão é de que o concurso seja aberto em fevereiro deste ano.

Em relação ao curso, os candidatos admitidos ficarão sob regime de internato no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica que fica localizado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Ao todo, o curso tem aproximadamente 17 semanas, onde os alunos terão instruções sobre os campos geral, militar e técnico-especializado de acordo com cada área pretendida dentro da aeronáutica.

Edital
DOWNLOAD (concurso anterior)
Salário
Não informado
Data da Inscrição
Primeiro trimestre de 2019 (previsão)
Data da Prova
Maio 2019 (previsão)

 

Como fazer a inscrição

Para se inscrever neste concurso público é necessário primeiramente que o CIAAR disponibilize novas vagas ao CAFAR por meio do EA (Exame de Admissão). Quando isso acontecer, o candidato pode conferir todas as vagas disponíveis, as especialidades solicitadas e os requisitos necessários para a inscrição.

Aliás, é recomendado que os candidatos sempre leiam o edital do concurso público antes de realizar a inscrição do mesmo. Isso porque algumas regras e requisitos tendem a mudar de acordo com as vagas e as especialidades disponíveis para determinada edição do concurso. Além disso, a aplicação da prova também pode ter local alterado entre as diferentes edições do concurso público.

Após a leitura, o candidato deve informar seus dados pessoais na página de inscrição caso possua todos os requisitos necessários para admissão ao CAFAR. Feito isso, ele será encaminhado para uma tela de boleto, que deverá ser pago para a confirmação da inscrição no concurso público. Se o candidato apresentar situação de pobreza, ele poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição conforme informa o próprio edital do concurso CAFAR.

Na última edição do concurso público CAFAR a taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 130,00. No entanto, você deverá confirmar o valor no próprio edital do concurso, pois ele poderá ser diferente dependendo da edição do concurso.

 

Requisitos e exigências

O concurso CAFAR exige que os candidatos atendam a uma série de requisitos para que sejam admitidos ao curso de adaptação. Esses requisitos tendem a variar conforme os tipos de vagas disponíveis aos profissionais farmacêuticos. Mas de um modo geral, eles devem apresentar as seguintes características:

  • Ser brasileiro;
  • Não ter 36 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano em que for feita a matrícula no curso;
  • Ter diploma ou certificado de conclusão de Curso Superior em Farmácia na modalidade bacharelado;
  • Ter diploma ou certificado de pós-graduação na especialidade pretendida pelo candidato, podendo ser stricto sensu ou lato sensu, desde que sejam regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação e pelo MEC (Ministério da Educação).

 

Quem pode fazer a prova

O concurso CAFAR é destinado aos profissionais farmacêuticos que possuem nível de escolaridade superior. Como o concurso abrange várias especialidades, cada edição do concurso possui um público-alvo diferente. Por exemplo, na última edição do concurso as vagas eram para Farmácia Bioquímica, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas. Nesse caso, os profissionais deveriam ter o nível superior em Farmácia e a especialidade relativo à vaga pretendida.

Por isso não dá para definir um publico-alvo em específico, pois cada concurso possui vagas e necessidades diferentes. Mas na maioria dos casos, o nível superior em Farmácia é mais do que essencial. Sendo assim, o Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica é dedicado exclusivamente aos farmacêuticos que desejam ingressar na aeronáutica.

 

Prova objetiva

A prova objetiva é a primeira etapa do concurso CAFAR, sendo uma das mais importantes também. É através dessa primeira etapa que os candidatos serão eliminados e classificados, considerando as notas obtidas através das questões do concurso. Para a prova, o CIAAR prepara questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos que se aplicam as diferentes especialidades do concurso. Além disso, os candidatos devem realizar uma Redação nesta primeira etapa.

 

Exame de aptidão física

O concurso público ainda é composto pelo TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico), que é uma das etapas mais difíceis do processo seletivo, podendo eliminar e classificar os candidatos de acordo com o desempenho de cada um. Nesse caso, a admissão dos candidatos é feita a partir das seguintes características:

  • Candidatos do sexo masculino – 34 abdominais, 21 flexões e corrida de 12 minutos com percurso mínimo de 2.200 metros.
  • Candidatas do sexo feminino – 29 abdominais, 12 flexões e corrida de 12 minutos com percurso mínimo de 1.650 metros.

 

Cidades do concurso

A aplicação da prova objetiva do concurso CAFAR é feita em várias cidades do país, considerando que há inscritos de várias regiões brasileiras. No entanto, essas cidades nem sempre são as mesmas, por isso é fundamental ler atentamente o edital e conferir quais são as cidades que aplicaram a prova do CAFAR. Mas de um modo geral, as cidades são: Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Canoas, Parnamirim, Campo Grande, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mesmo assim, confira sempre o edital antes de se inscrever no concurso público e esteja atento aos prazos para inscrição e realização das provas.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *