Como Ingressar na Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira é o sonho de muitas pessoas que querem seguir carreira militar. Dentre as particularidades que envolvem essa defesa nacional está o ingresso na aeronáutica e suas várias possibilidades. Atualmente, homens e mulheres podem fazer parte da FAB, desde que os pré-requisitos de idade e escolaridade sejam seguidos.

Neste post, falaremos sobre como é o processo para quem quer ingressar na aeronáutica, considerando as carreiras que existem, as formas de ingressar na FAB e todos os pré-requisitos necessários. Além disso, falaremos a seguir através de etapas como ingressar na aeronáutica. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

Função da Força Aérea Brasileira

A FAB “Força Aérea Brasileira” é um dos pilares que constituem a defesa nacional no âmbito aeronáutico. Esse tipo de poder militar se estende em todo o país, e tem como principal objetivo garantir a segurança nacional oferecendo o serviço à Pátria. Como missão, a FAB é responsável por manter a soberania em relação ao espaço aéreo do país, visando ainda a defesa da Pátria.

Assim como diversas carreiras militares, a aeronáutica possui diversas carreiras diferentes. Mas para ter acesso a uma dessas carreiras, é necessários uma série de requisitos que podem ir desde idade ideal até a nível pretendido de escolaridade. Nesse caso, todas essas particularidades variam de acordo com as carreiras que existem na FAB.

Mas de um modo geral, quase todas as carreiras passam primeiramente por um concurso público. Os candidatos à aeronáutica correspondem a dois grupos distintos, sendo um deles os militares de carreira e o outro indivíduos graduados que passaram por concurso público.

militares da FAB formados em força de avião

 

Como ingressar na aeronáutica?

Como já mencionamos, os candidatos que pretendem ingressar na FAB correspondem a indivíduos que deverão passar por concurso público e indivíduos que já possuem carreira militar nas Forças Armadas. Nos dois casos, os indivíduos são submetidos a um exame e precisam seguir um determinado cronograma para chegar na FAB. Confira a seguir as variações de como ingressar na FAB de acordo com cada tipo de indivíduo:

 

Serviço Militar

Os indivíduos que já possuem serviço militar são aqueles que foram aprovados durante o Alistamento Militar, e por isso, tiveram que passar por um período de um ano prestando o serviço militar. Nesse caso, o candidato já possui carreira militar e para chegar até a FAB é necessário apenas realizar uma prova interna. Essa prova não é divulgada ao público externo, sendo assim, apenas militares podem realizá-la.

Caso o indivíduo seja aprovado, ele inicia a sua carreira na Força Aérea como soldado. Somente depois de ingressar na FAB que o militar poderá prestar novos exames para assim chegar à graduação de cabo da Força Aérea Brasileira. Dessa forma, ele pode permanecer por um período de até oito anos na FAB. http://www.fab.mil.br/ingresso

 

Formas de ingresso

  • EAOEAR – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica
  • EIAC – Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica
  • ITA – Curso de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.
  • QOCOn – Quadro de Oficiais Temporários (Nível Superior)
  • QSCOn – Quadro de Sargentos Convocados (Nível Médio)
  • CADAR – Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica
  • CAFAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
  • CAMAR – Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica
  • CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica
  • CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
  • CFOINT – Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica
  • CFS – Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica
  • CPCAR – Curso Preparatório de Cadetes do Ar
  • EAGS – Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica
  • EAOAP – Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica

 

Concurso público

Agora, se o indivíduo fez o Alistamento Militar, mas não foi convocado, ele ainda pode tentar carreira na FAB. Além disso, essa é a única forma de mulheres também ingressarem na Força Aérea Brasileira. Através do concurso público, os indivíduos aprovados pela FAB iniciam a carreira em Armas. Nessa condição, eles deverão aguardar até a chamada “Reserva Remunerada“.

É neste momento que os indivíduos serão submetidos a exames, caso queiram uma carreira mais promissora na FAB. Nesse caso, os exames são para a admissão em cursos específicos que forma oficiais e sargentos da FAB. Dentro da aeronáutica, cada um desses exames correspondem a um tipo diferente de carreira.

No caso dos concursos públicos, a FAB oferece mais de 20 tipos de concursos diferentes destinados a civis e militares por ano. Para os civis que pretendem ingressar no militarismo através da FAB, existem oportunidades que partem desde os 14 anos de idade. Já a idade máxima para tentar uma carreira na aeronáutica é de 42 anos.

 

Oportunidades na Força Aérea Brasileira

Embora o público para ingressar na FAB se divida em dois, há ainda algumas variações de acordo com as carreiras oferecidas pela Força Aérea. Nesse caso, temos as seguintes particularidades de acordo com as carreiras e formações:

 

Academia da Força Aérea

Para quem pretende ingressar na AFA “Academia da Força Aérea“, é possível seguir essa carreira através da Epcar “Escola Preparatória de Cadetes do Ar“, que fica em Minas Gerais. Esse tipo de formação corresponde ao ensino médio em escola militar, o que garante ainda aos indivíduos vaga no Curso de Formação de Oficiais Aviadores que também é oferecido pela AFA. Nesse caso, os pré-requisitos são de que o candidato tenha ensino fundamental completo, seja do sexo masculino e tenha ainda entre 14 e 18 anos de idade.

 

Sargentos da FAB

Os indivíduos que desejam se tornar sargentos podem começar a sua carreira militar através da EEAR “Escola de Especialistas de Aeronáutica“, que está localizada em São Paulo. Os pré-requisitos nesse caso se aplicam ao nível escolar que deve ser médio completo e idade inferior a 24 anos.

Após o estudo na EEAR, o militar poderá atuar em várias áreas diferentes, podendo ser: meteorologia, eletrônica, eletricidade, administração, informações aeronáuticas, cartografia, entre outros. Depois que o aluno recebe seu diploma de sargento, ele pode ainda se especializar em uma dessas áreas ou então tentar o oficialato através de seleções internas.

 

Oficiais da FAB

Além de todas as opções que já mencionamos, a FAB também abre as portas para que civis com alguma formação profissional possam se tornar oficiais na Força Aérea Brasileira. Nesse caso, o processo seletivo realizado para essa carreira leva os candidatos a diversos cursos, tais como: formação de oficiais infantes, oficiais aviadores e oficiais intendentes. Nesse caso, é necessário ensino médio completo e idade entre 17 e 21 anos.

Para quem visa os cursos de aviadores e intendentes, os mesmos estão disponíveis para ambos os sexos. Já no caso do curso de infantaria, apenas homens poderão se inscrever no processo seletivo. Todos esses cursos possuem nível superior, tendo cada um deles a duração de quatro anos. Ao final do curso, os alunos se tornam Cadetes e podem ainda ter acesso ao generalato através de novos exames.

2 respostas

  1. Boa noite; Gostaria de me informar sobre a idade máxima para poder prestar concurso da aeronautica. Sou técnica de enfermagem e em 2020 concluo a graduação em enfermagem. Porém já tenho 37 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *