Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)

A cidade de Santa Maria, onde o número de habitantes está próximo dos 300 mil, é um dos municípios mais importantes para as Forças Armadas do Brasil, pois, lá encontram-se as três maiores Guarnições Militares de nosso país. Ao longo de décadas, a cidade é referência no serviço militar e possui um dos mais renomados colégios militares da América Latina. Fundado há décadas, o CMSM (Colégio Militar de Santa Maria) já formou diversos militares bem graduados, que têm cumprido com os deveres de proteger e ajudar a nação em momentos de crise.

Neste post, você irá saber mais sobre o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) e compreender pontos importantes se pretende cursar nesta renomada instituição de ensino. Se o seu desejo é se formar no CMSM, veja o que você tem que fazer, quais são as etapas, a proposta deste colégio e se prepare para ingressar em um dos melhores colégios do país e do mundo. Veja tudo isso a seguir!

entrada principal do colégio militar de santa maria CMSM

História do Colégio Militar de Santa Maria

No mês de setembro de 1957, assim que o município de Santa Maria comemorou 100 anos, foi publicado na mídia local um artigo divulgado pelo farmacêutico Luiz Prates Carrion referente a uma notícia de que seria instalado um colégio militar na cidade. Bom, essa notícia não se confirmou por décadas e somente em 1994, o Comandante de Guarnição Federal de Santa Maria, o Exmo Sr Gen Div José Luiz Lopes da Silva, concretizou a existência do Colégio Militar de Santa Maria.

Desde então, o CMSM é um dos mais novos e renomados Colégios Militares do Brasil. Neste colégio, é ministrado o ensino que prepara os alunos para se formarem como Cadetes do Exército, prestando um ensino assistencial de ponta. Os alunos que estudam nesse colégio vão desde a turma do 6º ano do ensino fundamental até a turma do 3º ano do ensino médio. Ou seja, o aluno pode ingressar no 6º ano e ficar até concluir seus estudos neste renomado colégio.

Em 1998, quatro anos após a inauguração do CMSM, o colégio tornou-se sinônimo de um ensino conceituado e motivo de orgulho para um país defasado na área da educação, e isso ainda ocorre até os dias de hoje. Na época, foram inauguradas novas instalações para ampliar a possibilidade de formar mais alunos competentes para seguir nas Forças Armadas e contribuir para a sociedade de um modo geral.

Missão do CMSM

A principal premissa do Colégio Militar de Santa Maria é oferecer uma educação básica de qualidade sem deixar de estar em harmonia com a legislação vigente aplicada no Brasil. O colégio cumpre com a Legislação Federal da Educação Nacional e segue de forma regulamentada em todos os aspectos. Os valores e costumes das tradições militares são levados a sério no CSMS, pois, uma das principais preocupações e missões do colégio é formar cidadãos com fibra moral e capacitação para atuar nas Forças Armadas do Brasil.

Proposta Pedagógica do Colégio

O colégio segue uma proposta pedagógica de educação integral, com a oferta de formação de profissionais competentes e bem preparados para lidar com todo seu potencial. Para isso, o colégio enfatiza a educação de elementos de autorrealização, que qualificam seus estudantes para uma vida consciente das possibilidades de crescimento que todas as crianças e adolescentes deveriam ter no Brasil. Logo abaixo, você pode ver a proposta pedagógica do CMSM listada e ordenada conforme os parâmetros empregados pela instituição:

  1. Permitir que os alunos desenvolvam atitudes e agreguem valores familiares, patrióticos e sociais que possam formar um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, de suas responsabilidades como pessoa, cidadão e como profissional, independente da área de formação que o estudante siga após concluir seus estudos no CSMS;
  2. Oferecer ao estudante uma busca contínua de informações que sejam relevantes para sua formação;
  3. Fazer com que o estudante desenvolva uma visão apurada sobre os fenômenos políticos, históricos, econômicos, científicos, tecnológicos e sociais, preparando-os para a vida e não somente para um vestibular e para o mercado de trabalho;
  4. Fazer com que os alunos parem e reflitam sobre um fenômeno ao ponto de compreender sobre o assunto e não somente memorizar aquilo que está sendo passado;
  5. Fazer com que o aluno absorva os pré-requisitos basilares do ensino acadêmico, fazendo com que esses conhecimentos não se dispersem ao longo dos anos por falta de contato com esse conhecimento. O CMSM busca trabalhar de forma constante a aplicabilidade dos conhecimentos básicos em meio aos conceitos avançados que o estudante terá contato;
  6. O estímulo de atividades físicas com o total incentivo da importância de manter a saúde física;
  7. E o carro-chefe dos conceitos aplicados, que é estimular o aluno a dar seguimento na carreira militar após se formar no CMSM.

Veja como ingressar no Colégio Militar de Santa Maria

Para aqueles que desejam estudar no CMSM, existem duas formas de ingressar no Colégio:

  1. Se você é dependente legal de um militar carreira/reserva com remuneração do Exército, Marinha ou Aeronáutica, de acordo como o R-69 (Regulamento dos Colégios Militares), é possível fazer parte do CMSM. Se esse for o seu caso, procure saber mais com a secretaria do Colégio e obter informações sobre as vagas e outras exigências para ter acesso a uma vaga para este tipo de caso.
  2. A outra forma é ser aprovado em um concurso de admissão para o CMSM e fazer parte de uma das turmas que serão iniciadas. Da mesma forma, entre no site da instituição e fique por dentro das datas previstas para os próximos concursos e se prepare para isso.
Período de inscriçõesJunho, Julho e Agosto
Valor da inscriçãoR$ 95,00
Manual do candidatoBaixar manual
Inscrições e informaçõeshttp://www.cmsm.eb.mil.br/index.php/concurso-de-admissao-2

Para mais informações, segue logo abaixo o endereço e contato da instituição:

Cidade: Santa Maria – RS

Bairro: Juscelino Kubitschek

Rua: Radialista Osvaldo Nobre, N° 1132

CEP: 97035-000

Fone: 55 3218-4300 (Telefonista)

E-mail: scscmsm@gmail.com

E-mail: comsocial@cmsm.eb.mil.br

Outros contatos:

Fone: (55) 3218-4373

Comando: (55) 3218-4314

Seção de Informática, E-mail: informatica@cmsm.eb.mil.br / (55) 3218-4334

Comandante do Corpo de Alunos: (55) 3218-4302

Ajudância do Corpo de Alunos (Secretaria): (55) 3218-4328

Chefe da Divisão de Ensino e Subdiretor de Ensino: (55) 3218-4320

Seção Psicopedagógica: (55) 3218-4317

Chefe da Divisão Administrativa (4ª Seção): (55) 3218-4376

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *