Colégio Militar de Salvador (CMS)

O CMS (Colégio Militar de Salvador) é uma das unidades acadêmicas do Exército Brasileiro que oferece o ensino fundamental e médio dentro dos princípios, valores e missão da carreira militar. Este e outros colégios que fazem parte do Sistema Colégio Militar do Brasil apresentam um ensino de maior qualidade, quando comparado às escolas públicas espalhadas pelo país.

Por isso, há uma grande procura pelos colégios militares do Brasil, incluindo o Colégio Militar de Salvador. Se você pretende ingressar neste colégio, veja este post até o final para descobrir detalhes da história do CMS, como é feito o ingresso, entre outras informações importantes sobre o colégio.

entrada do colégio militar de salvador

Colégio Militar de Salvador

O Colégio Militar de Salvador é uma instituição de ensino regida pelos preceitos militares, como as demais unidades acadêmicas que pertencem ao Exército Brasileiro. Por isso, o CMS também responde à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Localizado em Salvador, na Bahia, o colégio é uma das maiores referências de ensino na região.

Além de toda a qualidade apresentada no ensino e nas atividades complementares do colégio, há ainda a questão da disciplina, hierarquia e todos os demais elementos que compõem os ensinamentos empregados à carreira militar.

Nesse quesito, o Colégio Militar de Salvador tem como objetivo proporcionar ensino de qualidade para civis ou dependentes de militares que residem em Salvador. O ensino oferecido pelo colégio compõe os níveis fundamental e médio, tendo como base o ensino padrão instituído pelo governo.

História do Colégio Militar de Salvador

O Colégio Militar de Salvador foi criado através de um decreto assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek em 1957. Logo que foi criado, o colégio foi provisoriamente instalado no Instituto de Preservação e Reforma do Estado. No mesmo ano, o Coronel Alfredo Moacir de Mendonça Uchôa se tornou o comandante do colégio, abrindo as portas aos alunos para o início das atividades escolares.

Em 1961, o colégio foi transferido para o bairro Pituba, também em Salvador. A mudança de endereço foi comemorada por diversas autoridades através de uma cerimônia de inauguração, que contou inclusive com a participação do Ministro da Guerra General Lott, Governador Antônio Balbino e até mesmo com o Comandante do colégio Coronel Bezerra Cavalcante.

Porém, o colégio ficou poucos anos aberto até ser desativado em 1989. Através de um convênio firmado com o Governo do Estado da Bahia e com o Exército Brasileiro, o colégio foi reaberto em 1993, ano em que iniciaram as obras para a construção do Pavilhão de Aula no mesmo lugar que já funcionava o colégio.

A primeira seleção para admissão no colégio ocorreu em 1993, quando 1702 candidatos disputaram apenas 65 vagas para ingressar na 5ª série do ensino fundamental. Esse total de candidatos contava com meninos e meninas.

Seção psicopedagógica do Colégio Militar de Salvador

O ensino oferecido pelo Colégio Militar de Salvador corresponde à seção psicopedagógica instituída aos colégios do país. Dentro dessa seção, o ensino ainda é dividido em outras seis subseções que correspondem às matérias de cada área de ensino. Veja a seguir como é feita a divisão correta das áreas de estudo no Colégio Militar de Salvador:

  • Comunicação: Língua Portuguesa, Educação Artística e Literatura;
  • Naturais: Ciências, Física, Biologia e Química;
  • Humanas: História, Geografia, Sociologia e Introdução a Filosofia;
  • Exatas: Matemática, Informática Educacional e Desenho;
  • Idiomas: Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol);
  • Educação Física: Qualidade de vida e Esportes.

Como ingressar no Colégio Militar de Salvador?

Para fazer parte de um Colégio Militar é preciso ingressar por meio do concurso de admissão ou por condições especiais que se aplicam exclusivamente aos filhos e dependentes de militares. Ambas as formas de ingresso precisam atender aos requisitos exigidos pelo Sistema Colégio Militar do Brasil, sendo eles:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter entre 10 e 13 anos (ensino fundamental) ou entre 14 e 18 anos (ensino médio);
  • Ter concluído ou estar cursando 5ª série (para ingressar na 6ª série do EF) ou a 9ª série (para ingressar no 1º ano do EM);
  • Não ter sido expulso de um colégio militar por apresentar comportamento indisciplinar.

O ingresso de filhos ou dependentes de militares no Colégio Militar de Salvador não necessita de prova intelectual. Porém, como os demais estudantes do colégio esses candidatos precisam atender aos requisitos necessários e devem apresentar autorização médica para fazer parte do CMS.

Já no caso de quem irá ingressar pelo concurso de admissão, é preciso passar por prova intelectual e posteriormente avaliação médica para por fim se matricular no Colégio Militar de Salvador. A prova é realizada em dois dias diferentes, sendo que em um dia o candidato responderá questões de Matemática e no outro dia questões de Língua Portuguesa junto à uma redação.

Caso aprovado na primeira prova, o candidato pode realizar o segundo dia de prova intelectual. Se aprovado na segunda fase, pode fazer avaliação médica para determinar se entrará ou não para o colégio.

Se o candidato for reprovado em uma das fases, ele já não poderá seguir com o concurso de admissão. É importante destacar que esse tipo de colégio possui uma grande concorrência. Todos os anos são oferecidas poucas vagas em comparação com a quantidade de candidatos inscritos. Sendo assim, é fundamental se preparar muito para passar no concurso de admissão.

Como se inscrever no concurso de admissão?

Só os candidatos inscritos previamente poderão participar do concurso de admissão do Colégio Militar de Salvador. As inscrições são feitas todos os anos a partir do 2º semestre, período em que é divulgado o edital do concurso e todas as demais informações para os candidatos à uma vaga no CMS.

Sendo assim, o primeiro passo para se inscrever é acompanhar o site oficial do colégio para não perder o período de inscrição. Quando o período iniciar, você já poderá se inscrever ou inscrever o candidato para participar do concurso de admissão.

A inscrição é feita no site oficial informando os dados pessoais do candidato. Feito isso, é necessário pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação do candidato no concurso de admissão do Colégio Militar de Salvador.

Data Inscrição: Entre Julho e Agosto
Valor da Inscrição R$ 95,00
Vagas 40
Data da Prova Normalmente em Setembro
Inscrição http://www.cmsalvador.eb.mil.br/
página concurso colégio militar de salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *