CADAR (Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica)

O CADAR (Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica) é um tipo de adaptação para os profissionais dentistas que desejam iniciar carreira militar na aeronáutica. Através desse curso ministrado pelo CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) os profissionais aprendem sobre a vida militar em vários aspectos diferentes.

Neste post, falaremos o que é CADAR, como os dentistas entram para esse curso, quais são os pré-requisitos para a realização da prova do CADAR, dentre outros detalhes importantes. Além disso, falaremos a seguir quais são as etapas para que o profissional dentista seja aprovado no curso. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é CADAR?

Como já mencionamos, o CADAR é um tipo de curso ministrado pelo CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica). O “Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica” é a formação necessária para que profissionais dentistas possam fazer parte da aeronáutica atuando através de suas profissões de nível superior. Site oficial: http://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/slideshow/2-uncategorised/298-cadar2019

Todos os anos, o CIAAR realiza um concurso público para convocar os dentistas que mais se enquadram para esse tipo de trabalho militar. Por meio do concurso público os profissionais inscritos são avaliados em várias etapas diferentes. Mas de um modo geral, o profissional dentista precisa passar pela prova teórica, onde ele terá questões sobre a sua profissão, e precisa ainda ter aptidões psicológicas e físicas para fazer parte da aeronáutica.

Caso ele seja aprovado em todas as etapas necessárias, o profissional dentista poderá realizar o curso de adaptação conforme é ministrado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

Esse curso de adaptação ocorre em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, que é o local onde está localizado o CIAAR. Nesse caso, os candidatos aprovados são enviados para Minas Gerais para realizar o curso de adaptação por um período de 17 semanas. Mas para entrar neste curso, é necessário ser aprovado no concurso público, assim como nas demais avaliações que ocorrem ao longo do processo de avaliação do CIAAR.

banner CADAR

 

Quais são os pré-requisitos?

Para participar do concurso público oferecido pelo CIAAR para entrar no CADAR, é necessário que o candidato atenda a alguns pré-requisitos. Nesse caso, os pré-requisitos se resumem as seguintes informações:

  • Ser formado através do nível superior no curso de Odontologia por meio de uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação);
  • Ter idade inferior ou igual a 36 anos até a admissão ao CADAR;
  • Ser brasileiro nato de acordo com os termos previstos no inciso I do artigo 12 presente na Constituição da República Federativa do Brasil.

 

Quais são as etapas do concurso?

O concurso público para participar do CADAR é dividido em várias etapas. A primeira das etapas é a prova escrita, que pode ser aplicada em várias cidades do país, pois cada edital possui suas particularidades. Mas de um modo geral, a prova é aplicada nas seguintes cidades do país: Recife, Belém, Fortaleza, Jaboatão dos Guararapes, Parnamirim, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Lagoa Santa, Belo Horizonte, Guarulhos, São Paulo, Porto Alegre, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Canoas e Manaus.

A prova escrita para a admissão ao CADAR é composta por questões de conhecimentos especializados, língua portuguesa e redação. Para a realização da prova, o CIAAR oferece apenas quatro horas e vinte minutos aos candidatos.

Além dessa primeira etapa, o dentista que for admitido no concurso público terá ainda que realizar uma inspeção de saúde, avaliação psicológica, avaliação do condicionamento físico, validação de documentos e prova prático-oral para finalmente entrar no time de aprovados do CADAR.

 

Como é o curso de adaptação?

Após aprovação em todas as etapas que correspondem ao processo seletivo dos profissionais dentistas, os candidatos devem participar do Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica, que é ministrado em Belo Horizonte, Minas Gerais. No CIAAR, os candidatos passarão por um treinamento técnico-especializado com instruções de Campo Geral e Militar para se tornarem verdadeiros dentistas da aeronáutica.

Durante esse processo, os candidatos deverão ficar confinados em um internato pelo período de 17 semanas. Caso o candidato passe pelo curso e obtenha ao final do CADAR um bom aproveitamento, ele é nomeado como segundo-tenente da aeronáutica. Os salários para os candidatos que chegam a esse cargo é de no mínimo R$ 10.637,51.

 

Vagas oferecidas e informações para inscrição

Todos os anos, o concurso público para o CADAR sofre pequenas alterações, como o local da aplicação da prova, total de vagas disponíveis e especialidades exigidas dentre os profissionais dentistas. Por isso, é imprescindível que você confira o edital em todos os detalhes para ter certeza das vagas disponíveis de acordo com cada especialidade.

Mas de um modo geral, os concursos públicos quase sempre oferecem vagas para as seguintes especialidades: Dentística, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Endodontia, Ortodontia, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Periodontia.

Para fazer parte do time de candidatos ao CADAR os profissionais dentistas deverão se inscrever no concurso público em aberto para as vagas do CADAR. Nesse caso, é necessário consultar se há um concurso público em aberto para esse tipo de convocação. Como já mencionamos, todos os anos as vagas são oferecidas pelo CIAAR, no entanto, a data exata para a divulgação de cada edital não é fornecida pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

Para realizar a prova escrita, o profissional precisa ainda pagar por uma taxa de R$ 130 que é relativo a inscrição no concurso público. Dependendo do ano de realização da prova, esse valor poderá ser ainda maior. Essas e outras informações sobre a prova e as demais avaliações do CIAAR são encontradas nos editais fornecidos pelo Centro.

Se você deseja fazer parte do próximo concurso público, é necessário acompanhar o site oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) para saber se um novo concurso público está em aberto. O último concurso público realizado desse tipo ocorreu ainda em 2018 para convocações do ano seguinte. Sendo assim, o próximo CADAR que estará em aberto será o de 2020, com avaliações aplicadas em 2019.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *