TAF da PMSC: exigências, exercícios e dicas para se dar bem

O teste de aptidão física é uma etapa importante para quem deseja ingressar na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). É composto por 5 exercícios que avaliam a resistência aeróbica, força e resistência muscular abdominal e de membros superiores. Confira a seguir quais são os exercícios cobrados e como eles são realizados:

Prova de flexão de braço na barra fixa – barra (somente para o sexo masculino): Este teste tem como objetivo avaliar a força muscular dos membros superiores do candidato. O candidato deve realizar o máximo de flexões de braço na barra fixa. Os candidatos devem estar pendurados na barra fixa com as mãos em pronação (palmas das mãos para frente) e dedos voltados para fora. Os braços devem estar totalmente estendidos. Em seguida, o candidato deve flexionar os cotovelos até que o queixo ultrapasse a barra. A contagem das repetições é realizada a partir do momento em que o queixo ultrapassa a barra. O candidato tem direito a apenas uma tentativa. Salário PMSC: veja quanto ganha cada patente

barra fixa TAF PMSC

Prova de desenvolvimento militar – 10 kg – (somente para o sexo feminino): Essa prova avalia a força muscular dos membros superiores do candidato do sexo feminino. O candidato deve realizar o maior número de repetições possíveis do exercício de desenvolvimento militar com um peso de 10kg. O movimento consiste em elevar os braços acima da cabeça, segurando o peso de 10kg, e voltar à posição inicial com os braços estendidos. A contagem das repetições é realizada a partir do momento em que os braços retornam à posição inicial. O candidato tem direito a apenas uma tentativa.

desenvolvimento militar 10kg TAF PMSC

Prova de abdominal – remador – 1 minuto (ambos os sexos): Essa prova avalia a resistência muscular do abdômen do candidato. O candidato deve realizar o maior número de repetições possíveis do exercício abdominal remador em um minuto. Para realizar o exercício, o candidato deve estar deitado de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. As mãos devem estar cruzadas sobre o peito. Em seguida, o candidato deve levantar o tronco até tocar os joelhos com os cotovelos e voltar à posição inicial. A contagem das repetições é realizada a partir do momento em que os cotovelos tocam os joelhos. O candidato tem direito a apenas uma tentativa.

abdominal TAF PMSC

Prova de apoio de 4 tempos – meio sugado – 1 minuto – (ambos os sexos): Essa prova avalia a resistência muscular dos membros superiores e do tronco do candidato. O candidato deve realizar o maior número de repetições possíveis do exercício de apoio de 4 tempos meio sugado em um minuto. O movimento consiste em flexionar os braços e abaixar o corpo até que o queixo ultrapasse a barra, voltar à posição inicial, descer o corpo até que os cotovelos fique em um ângulo de 90 graus e, finalmente, voltar à posição inicial novamente. É importante manter a postura correta durante o exercício, mantendo o corpo reto e evitando balançar as pernas.

apoio de 4 tempos TAF PMSC

O Teste Cooper é um teste de corrida de resistência que tem como objetivo avaliar a capacidade aeróbica do candidato. O teste consiste em percorrer a maior distância possível em 12 minutos, em uma pista de atletismo ou em um espaço delimitado previamente.

Cooper e corrida TAF da PMSC
tabela do TAF da PMSC

Ao final de cada teste, é atribuída uma pontuação para cada exercício de acordo com o desempenho do candidato. A pontuação varia de acordo com a tabela de referência da PMSC, e a soma de todas as pontuações dos exercícios determina a pontuação final do candidato. Nota de Corte Soldado PMSC (CFSd): Masculino e Feminino

Vale ressaltar que é importante que o candidato esteja bem preparado fisicamente para realizar esses exercícios, e que siga as orientações e recomendações dos profissionais responsáveis pela aplicação dos testes. Além disso, é fundamental que o candidato mantenha uma rotina de treinamento regular, combinando exercícios aeróbicos e de resistência, para garantir um bom desempenho no teste de aptidão física.

Fonte: PMSC

10 dicas para você mandar bem no TAF da PMSC

  1. Comece a treinar com antecedência: Não deixe para começar a se preparar para o TAF em cima da hora. Comece a treinar com antecedência para dar tempo de se condicionar fisicamente.
  2. Conheça os exercícios: Antes de começar a treinar, leia com atenção o edital do concurso e conheça todos os exercícios que serão exigidos no TAF. Isso vai ajudar você a planejar seu treinamento.
  3. Monte um plano de treino: Com base nos exercícios que serão exigidos no TAF, monte um plano de treino que inclua exercícios específicos para cada prova.
  4. Varie os exercícios: Não se concentre apenas nos exercícios do TAF. Varie seus treinos para trabalhar diferentes grupos musculares e evitar lesões.
  5. Faça exercícios aeróbicos: Além dos exercícios de força, é importante incluir exercícios aeróbicos no seu treino para melhorar sua resistência.
  6. Cuide da alimentação: Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para melhorar seu desempenho no TAF. Evite alimentos gordurosos e industrializados e dê preferência a alimentos naturais e ricos em nutrientes.
  7. Descanse bem: O descanso é fundamental para a recuperação muscular. Certifique-se de dormir pelo menos 7 horas por noite e evitar treinar em excesso.
  8. Mantenha-se hidratado: Beba bastante água antes, durante e depois do treino para manter seu corpo hidratado.
  9. Use roupas adequadas: Use roupas confortáveis e apropriadas para a prática de exercícios físicos. Evite roupas apertadas e sapatos que não são próprios para atividades físicas.
  10. Mantenha-se motivado: Manter-se motivado é fundamental para seguir com o treinamento. Procure um parceiro de treino ou um professor de educação física para ajudá-lo a manter o foco e a motivação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *