A defesa do país é formada por diversas estruturas militares. Uma dessas defesas é o Poder Naval, que é constituído pelos militares que atuam na Marinha do Brasil. Nesse tipo de estrutura, há uma série de requisitos para que candidatos possam entrar e seguir carreiras diferentes com a mesma finalidade: defender a Pátria.
Neste post, falaremos quais são os requisitos para ingressar na Marinha do Brasil considerando características físicas, cursos e treinamentos. Além disso, mostraremos como ingressar na Marinha do Brasil através de alguns cursos e concursos. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
Função da Marinha do Brasil
Assim como todas as estruturas de defesa do país, a Marinha tem como principal função a defesa da Pátria. A Marinha brasileira corresponde ao Poder Naval do país, onde a defesa é sustentada em âmbito marítimo. Seguindo os conceitos constitucionais, a marinha também atua para garantir que todos os poderes da Constituição sejam mantidos de acordo com as leis e a ordem.
Sendo assim, a Marinha passa a atuar em diversas áreas diferentes, podendo seguir para ações internacionais ou mesmo apoiar o poder político externo do país com a finalidade de garantir os interesses nacionais.
Como esse tipo de defesa exige uma grande variedade de procedimentos, há várias carreiras dentro da Marinha. Mas o ingresso a cada uma dessas carreiras passa primeiramente por uma etapa muito importante, que é o Alistamento Militar, no caso de homens, ou o estudo militar, no caso de homens e mulheres que desejam iniciar carreira militar.
Veja as forma de ingresso na Marinha do Brasil
Como já mencionamos, para que um indivíduo possa ingressar na Marinha é necessário algumas etapas importantes. A primeira delas é que o candidato deve se alistar para o exército ou ainda entrar para uma escola militar. Caso o candidato já tenha carreira militar, ele poderá ingressar para a Marinha de forma mais fácil.
De uma forma bem simples, o Alistamento Militar é obrigatório no Brasil para os homens. Durante esse alistamento, cada indivíduo é avaliado de acordo com vários critérios estabelecidos pelo Ministério da Defesa. Além disso, a escolha dos candidatos também dependerá da necessidade de cada um dos contingentes das três Forças. Esse tipo de processo é regulamentado pela Lei nº 4.375/64, que prevê o Serviço Militar.
Caso o indivíduo seja aprovado pelo Alistamento Militar, ele deverá seguir de forma obrigatória com o serviço militar até que possa decidir se deseja ou não continuar com a carreira militar. Agora, se o indivíduo não é chamado no alistamento, ele pode ainda recorrer às escolas militares, que também são abertas ao público feminino para carreiras militares.
Esse é o processo militar para chegar à Marinha do Brasil, que pode ainda ser conquistado através de concurso público. Nesse caso, o candidato não precisa ter sido militar antes de tentar a carreira na Marinha. Além disso, não há nível de formação necessária e nem mesmo um tipo de sexo em específico para atuar na Marinha do Brasil.
Para que você entenda exatamente o que deve fazer para ingressar na Marinha, vamos a um passo a passo simples e específico para cada uma das possibilidades de entrar na Marinha:
Carreira militar
A carreira militar, independente da área de atuação, é um tipo de passe livre para quem quer ingressar na Marinha. Se o candidato já possui atuação militar, ele já pode entrar para a Marinha. Nesse caso, é necessário consultar primeiramente a necessidade de novos profissionais para a Marinha, pois dependendo da demanda, esse poder de defesa poderá não aceitar novos militares.
Mas de uma forma bem simples, tudo que você terá que fazer para seguir carreira na Marinha, caso já tenha carreira militar, é conquistar os pré-requisitos necessários para as carreiras disponíveis através de cursos e estudo em escolas militares. Leia por completo em: https://www.marinha.mil.br/content/carreira-militar
Concurso público
Agora, se você não possui carreira militar, mas deseja fazer parte da Marinha do Brasil, saiba que é necessário passar por um processo seletivo para iniciar a sua carreira militar na Marinha. Nesse caso, o processo seletivo também chamado de concurso público é aberto para qualquer pessoa de qualquer sexo.
O nível escolar nesse tipo de concurso não é requerido, sendo assim, homens e mulheres que possuem ensino fundamental, médio ou superior podem fazer parte da Marinha. Aliás, dependendo da formação e do nível de escolaridade o candidato poderá atuar de várias formas na Marinha.
Para ingressar na Marinha por concurso público é indicado que você realize um bom cursinho preparatório para garantir a sua vaga no concurso público. Além disso, é importante que você já tenha em mente a carreira que deseja ter na Marinha. Veja os concursos em: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=concursos
Na Marinha, há diversas possibilidades e carreiras que podem ser seguidas. O que determinará se um candidato poderá ou não seguir um tipo específico de carreira naval é o seu nível de escolaridade. Veja a seguir as principais carreiras navais e o pré-requisito de cada uma delas:
Corpo de Praças da Armada
O CPA “Corpo de Praças da Armada“, é o tipo de carreira militar na Marinha que apenas homens podem ter acesso. Nesse caso, a escolaridade requerida se aplica apenas ao ensino fundamental. Para conseguir ingressar nessa carreira é necessário passar pela “Escola de Aprendizes-Marinheiro”. Esta carreira da Marinha ainda exige que o candidato tenha idade entre 18 e 21 anos.
Aspirante
A carreira de aspirante pode ser conquistada por homens e mulheres na Marinha. Nesse caso, os candidatos deverão ter ensino médio completo. Além disso, é necessário que os candidatos realizem um curso sob regime de internato por um período de 4 anos letivos, sendo que cada ano letivo possui um período de verão e outro período acadêmico. Nesta carreira, é exigido ainda idade entre 18 e 23 anos.
Corpo Auxiliar de Praças
O CAP “Corpo Auxiliar de Praças” é o tipo de carreira militar da Marinha que exige ensino técnico e médio completo. Nesta carreira, homens e mulheres podem tentar a sorte em um concurso público, desde que tenham idade entre 18 e 24 anos.
Deixe um comentário