LIVE AGORA com o Tenente Carlos Gomes com vários BIZUS sobre para a ESA 2020

Live está sendo assistida agora por mais de 723 interessados!! Vários BIZUS totalmente grátis para você!!

Temos limite de pessoas online na Live!!

A EsSA (Escola de Sargentos das Armas) manteve concurso público aberto para mais de 1.000 vagas destinadas ao Curso de Formação de Sargentos para candidatos do nível médio em 2019. Foram mais de mil vagas disponíveis para General, Músicos e área da Saúde. O candidato as vagas devem sempre estar na faixa etária entre 17 e 24 anos, podendo ser entre 17 e 26 anos para a área da Saúde e Música (como foi o caso este ano).

Neste post, vamos falar de um modo geral sobre o processo preparatório para EsSA, mostrando como o candidato deve se preparar, no que focar e o que será cobrado neste concurso. Conheça um pouco mais sobre a EsSA antes de tudo e se prepare para ingressar nesta importantíssima escola para o as Forças Armadas no Brasil.

 

Como se preparar para a prova da EsSA?

Para se preparar para uma avaliação de suma importância como a prova da EsSA, o candidato a sargento do Exército Brasileiro deve ter em mente que não se trata de uma prova qualquer, e deverá ter que se preparar com muito afinco. Logo abaixo selecionamos algumas dicas que irão lhe ajudar a se preparar para o concurso da EsSA:

 

1 – Organize-se para a prova

Ser organizado é essencial antes de iniciar um projeto e conforme ele vai sendo executado. Para conseguir ir muito bem na prova do EsSA o candidato deverá se organizar para tudo. Deverá se organizar para os estudos, deverá se organizar para se alimentar bem, para manter a prática de exercícios em dia, e no final das contas ter um rendimento verdadeiro naquilo que está buscando.

Essa dica é sobre organização de tempo, pois esse é o recurso mais precioso que não pode ser desperdiçado de forma alguma. Para o nível de exigência que a prova da ESA cobra de seus candidatos, estar bem preparado é fundamental. Logo, um bom preparo começa com bastante tempo dedicado aos estudos antes da prova. Então, não perca mais tempo e faça um planejamento do seu tempo disponível para estudar e execute de forma “religiosa” este planejamento, e já vai se acostumando, pois como sargento, você trabalhará constantemente o planejamento e a execução de muitas tarefas.

Por isso, planejar seu horário de forma eficiente é essencial. Para começar a fazer isso, comece com um levantamento dos seus horários livres (que não esteja trabalhando ou estudando em uma escola) e se dedique o máximo possível aos estudos. Bom, um percentual deste tempo deverá ser para exercitar-se, descansar e se alimentar bem, pois sem isso só ficar lendo e estudando o dia todo não irá lhe fazer bem.

Comece colocando tudo em uma planilha e considerando todo o tempo que terá livre até o dia da prova. Por exemplo, se você tem todas as tardes livres, dedique de 3 a 5 horas para estudar. O ideal é ser bem regrado e marcar os horários de cada disciplina que irá estudar nesta planilha. Não precisa ser uma planilha complicada e pode até ser feita no papel. O propósito e respeitá-la e marcar com um “X” o que já foi cumprido.

Tente dedicar uma hora por dia para cada um dos estudos. Por exemplo, hoje você irá estudar Língua Portuguesa às 13 horas, Matemática às 14:05, História às 15:10, Inglês às 16:15 e Geografia às 17:20. A partir das 18 e 30 irá exercitar-se e seguir uma rotina de exercícios diários sempre neste horário. Você pode observar que neste exemplo sempre estamos deixando 5 minutos de intervalo entre uma disciplina e outra. Isso acontece para você ter tempo de ir ao banheiro, lavar o rosto, tomar uma água e comer alguma coisa rápida e leve.

 

2 – Conheça a prova

Saber o que irá estudar é fundamental para seguir de forma planejada uma bateria de estudo focado na prova do EsSA. O conteúdo relevante para esta prova pode ser encontrado no edital do concurso, que é anunciado meses antes da prova. Bom, o que podemos dizer é que de um modo geral, você pode se adiantar e se dedicar as matérias vistas no ensino médio.

Sabemos que é uma árdua tarefa estudar tudo que foi objeto de estudo na grade do ensino médio. Mas, a principal exigência para os candidatos é ter concluído o ensino médio, e isso quer dizer que as disciplinas e itens estudados serão levados ao ápice do conhecimento. Levando em conta que o ensino médio leva três anos para ser concluído, o seu planejamento de tempo disponível para estudar, deverá ser bastante compactado (caso a pessoa tenha alguns meses, mas para quem pretende fazer a prova em 2021 ou 2022, por exemplo, esse dimensionamento fica mais flexível).

O tempo que o candidato terá para o preparatório da EsSA é fundamental de ser bem utilizado. Neste caso, se você sente muita dificuldade em se organizar e cumprir com suas metas de horários, matricule-se em um cursinho pré-vestibular e não falte em nenhuma aula. Estude sempre que tiver um tempo livre, porém, antecipe isso em sua agenda para não ficar nada bagunçado e aleatório demais.

Diante disso, veja a seguir as disciplinas e os principais itens que devem ser estudados no preparatório da EsSA:

 

Matemática

A Matemática do ensino médio traz assuntos complexos e geralmente é o bicho papão em vestibulares e concursos públicos. Neste caso, dedique-se bastante a ela, principalmente nos itens que mais são complicados do seu ponto de vista. Podemos adiantar que as questões de Matemática do EsSA cobram bastante funções do segundo grau, logaritmos, matrizes, equações e potenciação.

 

Geografia

A Geografia do ensino médio toca bastante na tecla da geopolítica, das discussões sobre o clima, além de assuntos relevantes da atualidade. A grade desta disciplina para o ensino médio deve ser explorada novamente, buscando ler e guardar os itens descritos no edital.

 

Português

O Português é junto com a Matemática as disciplinas mais complexas e que mais valem pontos. É claro que Química e Física também são matérias onde muitos tendem a falhar se não se dedicarem muito, mas o Português e a Matemática possuem maior peso e erros banais podem comprometer a oportunidade de fazer parte da EsSA. Dedique-se ao básico, intermediário e avançado no que diz respeito a Língua Portuguesa.

Comece estudando morfologia e vá avançando os estudos conforme for dominando cada assunto estudado, até ficar bom em análise sintática. Veja os itens que estão sendo cobrados no edital da prova do EsSA e dê bastante foco a eles seguindo uma ordem cronológica.

 

Química e Física

Essas são disciplinas exclusivas do ensino médio, mas que possuem uma base nos estudos de Ciências que as crianças aprendem no ensino fundamental. Mantenha o basilar sempre fortalecido e mergulhe na complexidade da grade destas duas disciplinas prestando muito atenção na ordem cronológica do que é cobrado no edital.

 

História

Em História, os assuntos da atualidade também podem ser relevantes, apesar de estarmos falando de História. Bom, seja tradicional e estude sobre as Guerras Mundiais, sobre a História do Brasil, sobre a Guerra Fria, Absolutismo, Mercantilismo, Renascimento Iluminismo, mantendo o foco no edital do concurso.

Todas essas disciplinas devem ser estudadas seguindo o edital do concurso. Foque em sua linha de estudo sem deixar o edital de lado. Fique atento a pontuação de cada questão e evite erros banais. Dedique-se ao basilar e se errar, deixe que esses erros ocorram em questões consideradas complexas pela banca, nunca erre o básico.

 

3 – Faça bastante simulados

Uma forma bastante eficiente para ajudar um candidato a uma vaga de concurso público e vestibular, é consultar versões anteriores da prova e as realizar. Isso também vale para a prova do EsSA. Faça uma consulta prévia de provas já realizadas e simule em sua casa, com o tempo de prova e toda a concentração necessária para realizá-la com seriedade. Faça essa simulação em um ambiente silencioso, sem ninguém para lhe interromper, com celular desligado, e sem nenhum tipo de consulta.

O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado.